Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Flávia de Aldeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11335
Resumo: Por ser a Química uma ciência que está presente em nosso dia a dia, nada mais justo que ensiná-la de forma a preparar o aluno para que ele possa fazer uso de conhecimentos químicos necessários para atuar de forma responsável na sociedade. Nesse sentido, abordar os conteúdos de forma contextualizada e relacioná-los com o cotidiano dos alunos é uma forma de fazê-los perceber a importância da Química. Trabalhar conteúdos de Química vinculados a situações reais em que os alunos estão inseridos é um dos requisitos necessários para ser considerado Tema Gerador. Este trabalho buscou analisar a inserção da temática biodiesel, com o objetivo de facilitar e contextualizar o ensino de Química. A metodologia consistiu de uma aula teórica utilizando data show, aula prática envolvendo a síntese do Biodiesel e vídeos. A metodologia foi aplicada para alunos do 3° ano do ensino médio no Colégio Estadual Minas Gerais situado em Jardim Primavera-Duque de Caxias e no Colégio Estadual Poeta Mario Quintana localizado em Mesquita. Questionários foram aplicados aos alunos antes e após a aula temática com o objetivo de avaliar a visão deles sobre a disciplina, diagnosticar o que eles entendem por biodiesel e por fim verificar se a metodologia aplicada foi válida. As respostas aos questionários mostraram que o tema biodiesel promove uma aprendizagem significativa e permite o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para o entendimento tanto dos processos químicos quanto ambientais e sociais. Pode-se concluir também que a aula prática é uma importante ferramenta para complementar o que se aborda durante a aula teórica, pois permite uma melhor compreensão do tema em questão.
id UFRJ_76682ca49be0e7d733dbcd71c502f668
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11335
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de químicaBiodieselAssociações contextuaisEnsino de químicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAPor ser a Química uma ciência que está presente em nosso dia a dia, nada mais justo que ensiná-la de forma a preparar o aluno para que ele possa fazer uso de conhecimentos químicos necessários para atuar de forma responsável na sociedade. Nesse sentido, abordar os conteúdos de forma contextualizada e relacioná-los com o cotidiano dos alunos é uma forma de fazê-los perceber a importância da Química. Trabalhar conteúdos de Química vinculados a situações reais em que os alunos estão inseridos é um dos requisitos necessários para ser considerado Tema Gerador. Este trabalho buscou analisar a inserção da temática biodiesel, com o objetivo de facilitar e contextualizar o ensino de Química. A metodologia consistiu de uma aula teórica utilizando data show, aula prática envolvendo a síntese do Biodiesel e vídeos. A metodologia foi aplicada para alunos do 3° ano do ensino médio no Colégio Estadual Minas Gerais situado em Jardim Primavera-Duque de Caxias e no Colégio Estadual Poeta Mario Quintana localizado em Mesquita. Questionários foram aplicados aos alunos antes e após a aula temática com o objetivo de avaliar a visão deles sobre a disciplina, diagnosticar o que eles entendem por biodiesel e por fim verificar se a metodologia aplicada foi válida. As respostas aos questionários mostraram que o tema biodiesel promove uma aprendizagem significativa e permite o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para o entendimento tanto dos processos químicos quanto ambientais e sociais. Pode-se concluir também que a aula prática é uma importante ferramenta para complementar o que se aborda durante a aula teórica, pois permite uma melhor compreensão do tema em questão.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJRezende, Michelle Jakeline Cunhahttp://lattes.cnpq.br/8174906526130941Guerra, Antonio Carlos de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7991984241377300Silva, Bárbara Vasconcellos dahttp://lattes.cnpq.br/3874886795138290Ferreira, Flávia de Aldeida2020-02-16T18:51:10Z2023-12-21T03:06:50Z2019-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:50Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11335Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:50Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química
title Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química
spellingShingle Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química
Ferreira, Flávia de Aldeida
Biodiesel
Associações contextuais
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química
title_full Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química
title_fullStr Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química
title_full_unstemmed Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química
title_sort Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química
author Ferreira, Flávia de Aldeida
author_facet Ferreira, Flávia de Aldeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Michelle Jakeline Cunha
http://lattes.cnpq.br/8174906526130941
Guerra, Antonio Carlos de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/7991984241377300
Silva, Bárbara Vasconcellos da
http://lattes.cnpq.br/3874886795138290
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Flávia de Aldeida
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiesel
Associações contextuais
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Biodiesel
Associações contextuais
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Por ser a Química uma ciência que está presente em nosso dia a dia, nada mais justo que ensiná-la de forma a preparar o aluno para que ele possa fazer uso de conhecimentos químicos necessários para atuar de forma responsável na sociedade. Nesse sentido, abordar os conteúdos de forma contextualizada e relacioná-los com o cotidiano dos alunos é uma forma de fazê-los perceber a importância da Química. Trabalhar conteúdos de Química vinculados a situações reais em que os alunos estão inseridos é um dos requisitos necessários para ser considerado Tema Gerador. Este trabalho buscou analisar a inserção da temática biodiesel, com o objetivo de facilitar e contextualizar o ensino de Química. A metodologia consistiu de uma aula teórica utilizando data show, aula prática envolvendo a síntese do Biodiesel e vídeos. A metodologia foi aplicada para alunos do 3° ano do ensino médio no Colégio Estadual Minas Gerais situado em Jardim Primavera-Duque de Caxias e no Colégio Estadual Poeta Mario Quintana localizado em Mesquita. Questionários foram aplicados aos alunos antes e após a aula temática com o objetivo de avaliar a visão deles sobre a disciplina, diagnosticar o que eles entendem por biodiesel e por fim verificar se a metodologia aplicada foi válida. As respostas aos questionários mostraram que o tema biodiesel promove uma aprendizagem significativa e permite o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para o entendimento tanto dos processos químicos quanto ambientais e sociais. Pode-se concluir também que a aula prática é uma importante ferramenta para complementar o que se aborda durante a aula teórica, pois permite uma melhor compreensão do tema em questão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
2020-02-16T18:51:10Z
2023-12-21T03:06:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/11335
url http://hdl.handle.net/11422/11335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456002954231808