Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11335 |
Resumo: | Por ser a Química uma ciência que está presente em nosso dia a dia, nada mais justo que ensiná-la de forma a preparar o aluno para que ele possa fazer uso de conhecimentos químicos necessários para atuar de forma responsável na sociedade. Nesse sentido, abordar os conteúdos de forma contextualizada e relacioná-los com o cotidiano dos alunos é uma forma de fazê-los perceber a importância da Química. Trabalhar conteúdos de Química vinculados a situações reais em que os alunos estão inseridos é um dos requisitos necessários para ser considerado Tema Gerador. Este trabalho buscou analisar a inserção da temática biodiesel, com o objetivo de facilitar e contextualizar o ensino de Química. A metodologia consistiu de uma aula teórica utilizando data show, aula prática envolvendo a síntese do Biodiesel e vídeos. A metodologia foi aplicada para alunos do 3° ano do ensino médio no Colégio Estadual Minas Gerais situado em Jardim Primavera-Duque de Caxias e no Colégio Estadual Poeta Mario Quintana localizado em Mesquita. Questionários foram aplicados aos alunos antes e após a aula temática com o objetivo de avaliar a visão deles sobre a disciplina, diagnosticar o que eles entendem por biodiesel e por fim verificar se a metodologia aplicada foi válida. As respostas aos questionários mostraram que o tema biodiesel promove uma aprendizagem significativa e permite o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para o entendimento tanto dos processos químicos quanto ambientais e sociais. Pode-se concluir também que a aula prática é uma importante ferramenta para complementar o que se aborda durante a aula teórica, pois permite uma melhor compreensão do tema em questão. |
id |
UFRJ_76682ca49be0e7d733dbcd71c502f668 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/11335 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de químicaBiodieselAssociações contextuaisEnsino de químicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAPor ser a Química uma ciência que está presente em nosso dia a dia, nada mais justo que ensiná-la de forma a preparar o aluno para que ele possa fazer uso de conhecimentos químicos necessários para atuar de forma responsável na sociedade. Nesse sentido, abordar os conteúdos de forma contextualizada e relacioná-los com o cotidiano dos alunos é uma forma de fazê-los perceber a importância da Química. Trabalhar conteúdos de Química vinculados a situações reais em que os alunos estão inseridos é um dos requisitos necessários para ser considerado Tema Gerador. Este trabalho buscou analisar a inserção da temática biodiesel, com o objetivo de facilitar e contextualizar o ensino de Química. A metodologia consistiu de uma aula teórica utilizando data show, aula prática envolvendo a síntese do Biodiesel e vídeos. A metodologia foi aplicada para alunos do 3° ano do ensino médio no Colégio Estadual Minas Gerais situado em Jardim Primavera-Duque de Caxias e no Colégio Estadual Poeta Mario Quintana localizado em Mesquita. Questionários foram aplicados aos alunos antes e após a aula temática com o objetivo de avaliar a visão deles sobre a disciplina, diagnosticar o que eles entendem por biodiesel e por fim verificar se a metodologia aplicada foi válida. As respostas aos questionários mostraram que o tema biodiesel promove uma aprendizagem significativa e permite o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para o entendimento tanto dos processos químicos quanto ambientais e sociais. Pode-se concluir também que a aula prática é uma importante ferramenta para complementar o que se aborda durante a aula teórica, pois permite uma melhor compreensão do tema em questão.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJRezende, Michelle Jakeline Cunhahttp://lattes.cnpq.br/8174906526130941Guerra, Antonio Carlos de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7991984241377300Silva, Bárbara Vasconcellos dahttp://lattes.cnpq.br/3874886795138290Ferreira, Flávia de Aldeida2020-02-16T18:51:10Z2023-12-21T03:06:50Z2019-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:50Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11335Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:50Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química |
title |
Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química |
spellingShingle |
Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química Ferreira, Flávia de Aldeida Biodiesel Associações contextuais Ensino de química CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química |
title_full |
Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química |
title_fullStr |
Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química |
title_full_unstemmed |
Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química |
title_sort |
Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química |
author |
Ferreira, Flávia de Aldeida |
author_facet |
Ferreira, Flávia de Aldeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rezende, Michelle Jakeline Cunha http://lattes.cnpq.br/8174906526130941 Guerra, Antonio Carlos de Oliveira http://lattes.cnpq.br/7991984241377300 Silva, Bárbara Vasconcellos da http://lattes.cnpq.br/3874886795138290 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Flávia de Aldeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biodiesel Associações contextuais Ensino de química CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
Biodiesel Associações contextuais Ensino de química CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
Por ser a Química uma ciência que está presente em nosso dia a dia, nada mais justo que ensiná-la de forma a preparar o aluno para que ele possa fazer uso de conhecimentos químicos necessários para atuar de forma responsável na sociedade. Nesse sentido, abordar os conteúdos de forma contextualizada e relacioná-los com o cotidiano dos alunos é uma forma de fazê-los perceber a importância da Química. Trabalhar conteúdos de Química vinculados a situações reais em que os alunos estão inseridos é um dos requisitos necessários para ser considerado Tema Gerador. Este trabalho buscou analisar a inserção da temática biodiesel, com o objetivo de facilitar e contextualizar o ensino de Química. A metodologia consistiu de uma aula teórica utilizando data show, aula prática envolvendo a síntese do Biodiesel e vídeos. A metodologia foi aplicada para alunos do 3° ano do ensino médio no Colégio Estadual Minas Gerais situado em Jardim Primavera-Duque de Caxias e no Colégio Estadual Poeta Mario Quintana localizado em Mesquita. Questionários foram aplicados aos alunos antes e após a aula temática com o objetivo de avaliar a visão deles sobre a disciplina, diagnosticar o que eles entendem por biodiesel e por fim verificar se a metodologia aplicada foi válida. As respostas aos questionários mostraram que o tema biodiesel promove uma aprendizagem significativa e permite o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para o entendimento tanto dos processos químicos quanto ambientais e sociais. Pode-se concluir também que a aula prática é uma importante ferramenta para complementar o que se aborda durante a aula teórica, pois permite uma melhor compreensão do tema em questão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20 2020-02-16T18:51:10Z 2023-12-21T03:06:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/11335 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/11335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456002954231808 |