Desenvolvimento de mancais magnéticos supercondutores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonardo Luiz de Souza
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8146
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é estudar e pesquisar a melhor geometria de posicionamento dosblocos supercondutores em ummancalmagnético supercondutor (MMS), a fim de obter um trilho de ímãs que extraia a máxima estabilidade e força de levitação doconjunto.O projeto aquiexpostoapresenta o uso de um sistema automatizado de medidas de forças magnéticas em um mancal linear supercondutor. Tais forças são provenientes da interação entre blocos supercondutores resfriados a temperatura de ebulição do nitrogênio líquido com campos magnéticos gerados por trilhos de ímãs permanentes.O estudo dessa força magnética de interação é proveniente da necessidade de comparação de diferentes configurações de trilhos magnéticos para analisar uma configuração ótima aser implementada no veículo de levitação magnética (MagLev Cobra).Para a realização dos ensaios foi utilizado umsistema de medidas de força capaz de realizar movimentos verticalmentenas direções ascendentes e descendentes. Para a parte magnética do mancal supercondutor utilizou-se uma seção de um trilhomagnético. Foram utilizados 8amostras supercondutoras de mesmo tamanho, porém de fabricações distintas divididas em dois conjuntos de 4 blocos, o Conjunto 1 e o Conjunto 2. As medidas realizadas mostraram um aumento percentual em torno de 24% para o ensaio de ZFC e 26% para o ensaio de FC a 35mmdo Conjunto 2 para com o Conjunto 1. Assim, este aumento deve ser levado em consideração para o desenvolvimento de um mancal magnético supercondutor, MMS.
id UFRJ_76eb5e7f705178801bb6d84f2879d20d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8146
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de mancais magnéticos supercondutoresGeometria de posicionamentoBlocos supercondutoresMancal magnético supercondutor (MMS)CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAO objetivo principal deste trabalho é estudar e pesquisar a melhor geometria de posicionamento dosblocos supercondutores em ummancalmagnético supercondutor (MMS), a fim de obter um trilho de ímãs que extraia a máxima estabilidade e força de levitação doconjunto.O projeto aquiexpostoapresenta o uso de um sistema automatizado de medidas de forças magnéticas em um mancal linear supercondutor. Tais forças são provenientes da interação entre blocos supercondutores resfriados a temperatura de ebulição do nitrogênio líquido com campos magnéticos gerados por trilhos de ímãs permanentes.O estudo dessa força magnética de interação é proveniente da necessidade de comparação de diferentes configurações de trilhos magnéticos para analisar uma configuração ótima aser implementada no veículo de levitação magnética (MagLev Cobra).Para a realização dos ensaios foi utilizado umsistema de medidas de força capaz de realizar movimentos verticalmentenas direções ascendentes e descendentes. Para a parte magnética do mancal supercondutor utilizou-se uma seção de um trilhomagnético. Foram utilizados 8amostras supercondutoras de mesmo tamanho, porém de fabricações distintas divididas em dois conjuntos de 4 blocos, o Conjunto 1 e o Conjunto 2. As medidas realizadas mostraram um aumento percentual em torno de 24% para o ensaio de ZFC e 26% para o ensaio de FC a 35mmdo Conjunto 2 para com o Conjunto 1. Assim, este aumento deve ser levado em consideração para o desenvolvimento de um mancal magnético supercondutor, MMS.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJAndrade Junior, Rubens deDias, Daniel Henrique NogueiraSouza, Antonio Lopes deSass, FelipeSantos, Leonardo Luiz de Souza2019-05-23T12:06:13Z2023-12-21T03:05:53Z2011-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/8146porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:53Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8146Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de mancais magnéticos supercondutores
title Desenvolvimento de mancais magnéticos supercondutores
spellingShingle Desenvolvimento de mancais magnéticos supercondutores
Santos, Leonardo Luiz de Souza
Geometria de posicionamento
Blocos supercondutores
Mancal magnético supercondutor (MMS)
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
title_short Desenvolvimento de mancais magnéticos supercondutores
title_full Desenvolvimento de mancais magnéticos supercondutores
title_fullStr Desenvolvimento de mancais magnéticos supercondutores
title_full_unstemmed Desenvolvimento de mancais magnéticos supercondutores
title_sort Desenvolvimento de mancais magnéticos supercondutores
author Santos, Leonardo Luiz de Souza
author_facet Santos, Leonardo Luiz de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade Junior, Rubens de
Dias, Daniel Henrique Nogueira
Souza, Antonio Lopes de
Sass, Felipe
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leonardo Luiz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria de posicionamento
Blocos supercondutores
Mancal magnético supercondutor (MMS)
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic Geometria de posicionamento
Blocos supercondutores
Mancal magnético supercondutor (MMS)
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
description O objetivo principal deste trabalho é estudar e pesquisar a melhor geometria de posicionamento dosblocos supercondutores em ummancalmagnético supercondutor (MMS), a fim de obter um trilho de ímãs que extraia a máxima estabilidade e força de levitação doconjunto.O projeto aquiexpostoapresenta o uso de um sistema automatizado de medidas de forças magnéticas em um mancal linear supercondutor. Tais forças são provenientes da interação entre blocos supercondutores resfriados a temperatura de ebulição do nitrogênio líquido com campos magnéticos gerados por trilhos de ímãs permanentes.O estudo dessa força magnética de interação é proveniente da necessidade de comparação de diferentes configurações de trilhos magnéticos para analisar uma configuração ótima aser implementada no veículo de levitação magnética (MagLev Cobra).Para a realização dos ensaios foi utilizado umsistema de medidas de força capaz de realizar movimentos verticalmentenas direções ascendentes e descendentes. Para a parte magnética do mancal supercondutor utilizou-se uma seção de um trilhomagnético. Foram utilizados 8amostras supercondutoras de mesmo tamanho, porém de fabricações distintas divididas em dois conjuntos de 4 blocos, o Conjunto 1 e o Conjunto 2. As medidas realizadas mostraram um aumento percentual em torno de 24% para o ensaio de ZFC e 26% para o ensaio de FC a 35mmdo Conjunto 2 para com o Conjunto 1. Assim, este aumento deve ser levado em consideração para o desenvolvimento de um mancal magnético supercondutor, MMS.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12
2019-05-23T12:06:13Z
2023-12-21T03:05:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/8146
url http://hdl.handle.net/11422/8146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455989301772288