O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Claudino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14834
Resumo: Dentre a grande gama de métodos e abordagens dos quais atualmente dispomos para o ensino-aprendizagem de idiomas, vem ganhando visibilidade a metodologia multinível. Buscamos aqui entendê-la como uma modalidade de ensino em sala de aula dentro de contextos diversos daqueles habitualmente trabalhados para o ensino de língua estrangeira (com enfoque aqui em ensino de língua inglesa),buscando entender sua aplicabilidade e sistematicidade; a análise da reconfiguração dos papéis do professor e do aluno dentro de um ambiente de sala multinivelada; e os potenciais benefícios, desafios e problemas pertinentes à prática da metodologia multinível. Esta pesquisa se dá de forma descritiva, recorrendo a teóricos que já contemplaram o tema e suas variantes em suas literaturas, analisando as ideias de forma crítica. Apesar de ser um tópico cuja literatura é ainda incipiente e, portanto, não possui uma vastidão de fontes que o abordem, a literatura já existente é bastante explanativa e precisa.
id UFRJ_77100c523ad45eefbf4eaa57c7bd17c2
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14834
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinívelEnsino de língua estrangeiraEnsino e aprendizagemCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASDentre a grande gama de métodos e abordagens dos quais atualmente dispomos para o ensino-aprendizagem de idiomas, vem ganhando visibilidade a metodologia multinível. Buscamos aqui entendê-la como uma modalidade de ensino em sala de aula dentro de contextos diversos daqueles habitualmente trabalhados para o ensino de língua estrangeira (com enfoque aqui em ensino de língua inglesa),buscando entender sua aplicabilidade e sistematicidade; a análise da reconfiguração dos papéis do professor e do aluno dentro de um ambiente de sala multinivelada; e os potenciais benefícios, desafios e problemas pertinentes à prática da metodologia multinível. Esta pesquisa se dá de forma descritiva, recorrendo a teóricos que já contemplaram o tema e suas variantes em suas literaturas, analisando as ideias de forma crítica. Apesar de ser um tópico cuja literatura é ainda incipiente e, portanto, não possui uma vastidão de fontes que o abordem, a literatura já existente é bastante explanativa e precisa.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJTilio, Rogério Casanovashttp://lattes.cnpq.br/4176886574555470Menezes, Danielle de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/8496958658126216Silva, Rodrigo Claudino2021-08-23T20:14:10Z2023-12-21T03:08:08Z2021-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/14834porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:08Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14834Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:08Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível
title O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível
spellingShingle O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível
Silva, Rodrigo Claudino
Ensino de língua estrangeira
Ensino e aprendizagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
title_short O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível
title_full O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível
title_fullStr O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível
title_full_unstemmed O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível
title_sort O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível
author Silva, Rodrigo Claudino
author_facet Silva, Rodrigo Claudino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tilio, Rogério Casanovas
http://lattes.cnpq.br/4176886574555470
Menezes, Danielle de Almeida
http://lattes.cnpq.br/8496958658126216
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Claudino
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira
Ensino e aprendizagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic Ensino de língua estrangeira
Ensino e aprendizagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description Dentre a grande gama de métodos e abordagens dos quais atualmente dispomos para o ensino-aprendizagem de idiomas, vem ganhando visibilidade a metodologia multinível. Buscamos aqui entendê-la como uma modalidade de ensino em sala de aula dentro de contextos diversos daqueles habitualmente trabalhados para o ensino de língua estrangeira (com enfoque aqui em ensino de língua inglesa),buscando entender sua aplicabilidade e sistematicidade; a análise da reconfiguração dos papéis do professor e do aluno dentro de um ambiente de sala multinivelada; e os potenciais benefícios, desafios e problemas pertinentes à prática da metodologia multinível. Esta pesquisa se dá de forma descritiva, recorrendo a teóricos que já contemplaram o tema e suas variantes em suas literaturas, analisando as ideias de forma crítica. Apesar de ser um tópico cuja literatura é ainda incipiente e, portanto, não possui uma vastidão de fontes que o abordem, a literatura já existente é bastante explanativa e precisa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-23T20:14:10Z
2021-07-07
2023-12-21T03:08:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/14834
url http://hdl.handle.net/11422/14834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456020931018752