O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/14834 |
Resumo: | Dentre a grande gama de métodos e abordagens dos quais atualmente dispomos para o ensino-aprendizagem de idiomas, vem ganhando visibilidade a metodologia multinível. Buscamos aqui entendê-la como uma modalidade de ensino em sala de aula dentro de contextos diversos daqueles habitualmente trabalhados para o ensino de língua estrangeira (com enfoque aqui em ensino de língua inglesa),buscando entender sua aplicabilidade e sistematicidade; a análise da reconfiguração dos papéis do professor e do aluno dentro de um ambiente de sala multinivelada; e os potenciais benefícios, desafios e problemas pertinentes à prática da metodologia multinível. Esta pesquisa se dá de forma descritiva, recorrendo a teóricos que já contemplaram o tema e suas variantes em suas literaturas, analisando as ideias de forma crítica. Apesar de ser um tópico cuja literatura é ainda incipiente e, portanto, não possui uma vastidão de fontes que o abordem, a literatura já existente é bastante explanativa e precisa. |
id |
UFRJ_77100c523ad45eefbf4eaa57c7bd17c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/14834 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinívelEnsino de língua estrangeiraEnsino e aprendizagemCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASDentre a grande gama de métodos e abordagens dos quais atualmente dispomos para o ensino-aprendizagem de idiomas, vem ganhando visibilidade a metodologia multinível. Buscamos aqui entendê-la como uma modalidade de ensino em sala de aula dentro de contextos diversos daqueles habitualmente trabalhados para o ensino de língua estrangeira (com enfoque aqui em ensino de língua inglesa),buscando entender sua aplicabilidade e sistematicidade; a análise da reconfiguração dos papéis do professor e do aluno dentro de um ambiente de sala multinivelada; e os potenciais benefícios, desafios e problemas pertinentes à prática da metodologia multinível. Esta pesquisa se dá de forma descritiva, recorrendo a teóricos que já contemplaram o tema e suas variantes em suas literaturas, analisando as ideias de forma crítica. Apesar de ser um tópico cuja literatura é ainda incipiente e, portanto, não possui uma vastidão de fontes que o abordem, a literatura já existente é bastante explanativa e precisa.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJTilio, Rogério Casanovashttp://lattes.cnpq.br/4176886574555470Menezes, Danielle de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/8496958658126216Silva, Rodrigo Claudino2021-08-23T20:14:10Z2023-12-21T03:08:08Z2021-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/14834porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:08Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14834Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:08Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível |
title |
O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível |
spellingShingle |
O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível Silva, Rodrigo Claudino Ensino de língua estrangeira Ensino e aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
title_short |
O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível |
title_full |
O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível |
title_fullStr |
O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível |
title_full_unstemmed |
O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível |
title_sort |
O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível |
author |
Silva, Rodrigo Claudino |
author_facet |
Silva, Rodrigo Claudino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tilio, Rogério Casanovas http://lattes.cnpq.br/4176886574555470 Menezes, Danielle de Almeida http://lattes.cnpq.br/8496958658126216 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Claudino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira Ensino e aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
Ensino de língua estrangeira Ensino e aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
description |
Dentre a grande gama de métodos e abordagens dos quais atualmente dispomos para o ensino-aprendizagem de idiomas, vem ganhando visibilidade a metodologia multinível. Buscamos aqui entendê-la como uma modalidade de ensino em sala de aula dentro de contextos diversos daqueles habitualmente trabalhados para o ensino de língua estrangeira (com enfoque aqui em ensino de língua inglesa),buscando entender sua aplicabilidade e sistematicidade; a análise da reconfiguração dos papéis do professor e do aluno dentro de um ambiente de sala multinivelada; e os potenciais benefícios, desafios e problemas pertinentes à prática da metodologia multinível. Esta pesquisa se dá de forma descritiva, recorrendo a teóricos que já contemplaram o tema e suas variantes em suas literaturas, analisando as ideias de forma crítica. Apesar de ser um tópico cuja literatura é ainda incipiente e, portanto, não possui uma vastidão de fontes que o abordem, a literatura já existente é bastante explanativa e precisa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-23T20:14:10Z 2021-07-07 2023-12-21T03:08:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/14834 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/14834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456020931018752 |