Urgência nas filmagens e ponto de vista interno em ​Ressurgentes: um filme de ação direta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Luíza Moreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14907
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar a estética de imagens documentais que tendem a servir como material de reflexão sobre situações de urgência presentes na sociedade. Para isso, utilizamos como exemplo e objeto de análise o documentário ​Ressurgentes: um filme de ação direta (2014), ​dirigido por Dácia Ibiapina, e buscamos entender as formas de filmagem presentes em suas cenas. Partindo desse ponto, este trabalho procura relacionar as imagens que representam situações de urgência sob um ponto de vista interno, presentes no documentário, com teorias e descobertas cinematográficas que revolucionaram a forma de se fazer o cinema documental e também o telejornalismo. Aqui, os movimentos e ações políticas são as situações urgentes que ganham a atenção da câmera portátil em locais externos. Sendo assim, cabe analisar de que modo o registro de tais movimentos e ações se tornam importantes para a construção de uma identidade e entendimento da população sobre a historicidade de seu contexto social. Portanto, a potência do documentário de Ibiapina, neste trabalho, é considerada a partir de seus aspectos estéticos e políticos, como exemplo de material para o estudo da comunicação.
id UFRJ_77210028a09cfa21f1f3c4d3f8bec080
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14907
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Urgência nas filmagens e ponto de vista interno em ​Ressurgentes: um filme de ação diretaRessurgentesDocumentário (Cinema)ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOEste trabalho se propõe a analisar a estética de imagens documentais que tendem a servir como material de reflexão sobre situações de urgência presentes na sociedade. Para isso, utilizamos como exemplo e objeto de análise o documentário ​Ressurgentes: um filme de ação direta (2014), ​dirigido por Dácia Ibiapina, e buscamos entender as formas de filmagem presentes em suas cenas. Partindo desse ponto, este trabalho procura relacionar as imagens que representam situações de urgência sob um ponto de vista interno, presentes no documentário, com teorias e descobertas cinematográficas que revolucionaram a forma de se fazer o cinema documental e também o telejornalismo. Aqui, os movimentos e ações políticas são as situações urgentes que ganham a atenção da câmera portátil em locais externos. Sendo assim, cabe analisar de que modo o registro de tais movimentos e ações se tornam importantes para a construção de uma identidade e entendimento da população sobre a historicidade de seu contexto social. Portanto, a potência do documentário de Ibiapina, neste trabalho, é considerada a partir de seus aspectos estéticos e políticos, como exemplo de material para o estudo da comunicação.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJLeandro, Anita Matilde SilvaSovik, LivRamos, Maria Guiomar Pessôa de AlmeidaBittencourt, Luíza Moreira2021-08-26T22:01:18Z2023-12-21T03:08:09Z2021-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBITTENCOURT, Luíza Moreira. Urgência nas filmagens e ponto de vista interno em Ressurgentes: um filme de ação direta. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/14907porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14907Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Urgência nas filmagens e ponto de vista interno em ​Ressurgentes: um filme de ação direta
title Urgência nas filmagens e ponto de vista interno em ​Ressurgentes: um filme de ação direta
spellingShingle Urgência nas filmagens e ponto de vista interno em ​Ressurgentes: um filme de ação direta
Bittencourt, Luíza Moreira
Ressurgentes
Documentário (Cinema)
Comunicação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short Urgência nas filmagens e ponto de vista interno em ​Ressurgentes: um filme de ação direta
title_full Urgência nas filmagens e ponto de vista interno em ​Ressurgentes: um filme de ação direta
title_fullStr Urgência nas filmagens e ponto de vista interno em ​Ressurgentes: um filme de ação direta
title_full_unstemmed Urgência nas filmagens e ponto de vista interno em ​Ressurgentes: um filme de ação direta
title_sort Urgência nas filmagens e ponto de vista interno em ​Ressurgentes: um filme de ação direta
author Bittencourt, Luíza Moreira
author_facet Bittencourt, Luíza Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leandro, Anita Matilde Silva
Sovik, Liv
Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Luíza Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ressurgentes
Documentário (Cinema)
Comunicação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Ressurgentes
Documentário (Cinema)
Comunicação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Este trabalho se propõe a analisar a estética de imagens documentais que tendem a servir como material de reflexão sobre situações de urgência presentes na sociedade. Para isso, utilizamos como exemplo e objeto de análise o documentário ​Ressurgentes: um filme de ação direta (2014), ​dirigido por Dácia Ibiapina, e buscamos entender as formas de filmagem presentes em suas cenas. Partindo desse ponto, este trabalho procura relacionar as imagens que representam situações de urgência sob um ponto de vista interno, presentes no documentário, com teorias e descobertas cinematográficas que revolucionaram a forma de se fazer o cinema documental e também o telejornalismo. Aqui, os movimentos e ações políticas são as situações urgentes que ganham a atenção da câmera portátil em locais externos. Sendo assim, cabe analisar de que modo o registro de tais movimentos e ações se tornam importantes para a construção de uma identidade e entendimento da população sobre a historicidade de seu contexto social. Portanto, a potência do documentário de Ibiapina, neste trabalho, é considerada a partir de seus aspectos estéticos e políticos, como exemplo de material para o estudo da comunicação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-26T22:01:18Z
2021-03-05
2023-12-21T03:08:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BITTENCOURT, Luíza Moreira. Urgência nas filmagens e ponto de vista interno em Ressurgentes: um filme de ação direta. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/14907
identifier_str_mv BITTENCOURT, Luíza Moreira. Urgência nas filmagens e ponto de vista interno em Ressurgentes: um filme de ação direta. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/14907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456020465451008