Reinterpretações de Tropa de Elite: multiplicidade e mediações discursivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Lucas Altino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4398
Resumo: Demonstra, a partir da contextualização do lançamento de Tropa de Elite, de 2007, em uma cidade assolada pela criminalidade urbana e corrupção, como o discurso do filme teve múltiplas interpretações, se distanciando da concepção original do autor. A obra sofreu algumas transposições: do livro, para a elaboração do roteiro e, então, para o público, teve sua mensagem redefinida, a partir de diversas mediações. Louvado pelo poder de denúncia ou acusado por apologia ao fascismo, o diretor José Padilha viu seu trabalho em meio a debates dissonantes sobre os rumos da segurança pública e a criminalização da pobreza. Demonstra também como o personagem Capitão Nascimento, transformado em herói nacional por parte do público, representa a figura do paladino incorruptível em uma sociedade acostumada com o uso da violência e autoritarismo contra a impunidade.
id UFRJ_772cd214b9084f736f998b69728e5819
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4398
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Soares, Lucas Altinohttp://lattes.cnpq.br/9819532476888552Sacramento, Igor Pintohttp://lattes.cnpq.br/1758813567228605Duarte, Maurício da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5097303940062444Barbosa, Marialva Carlos2018-08-01T19:02:09Z2023-11-30T03:01:50Z2014-05-29SOARES, Lucas Altino. Reinterpretações de Tropa de Elite: multiplicidade e mediações discursivas. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/4398Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2017-02-03T18:00:13Z No. of bitstreams: 1 LSoares.pdf: 1100068 bytes, checksum: 06e9aafc35a0f21d2a4dcd80266892b5 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-01T19:02:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LSoares.pdf: 1100068 bytes, checksum: 06e9aafc35a0f21d2a4dcd80266892b5 (MD5) Previous issue date: 2014-05-29Demonstra, a partir da contextualização do lançamento de Tropa de Elite, de 2007, em uma cidade assolada pela criminalidade urbana e corrupção, como o discurso do filme teve múltiplas interpretações, se distanciando da concepção original do autor. A obra sofreu algumas transposições: do livro, para a elaboração do roteiro e, então, para o público, teve sua mensagem redefinida, a partir de diversas mediações. Louvado pelo poder de denúncia ou acusado por apologia ao fascismo, o diretor José Padilha viu seu trabalho em meio a debates dissonantes sobre os rumos da segurança pública e a criminalização da pobreza. Demonstra também como o personagem Capitão Nascimento, transformado em herói nacional por parte do público, representa a figura do paladino incorruptível em uma sociedade acostumada com o uso da violência e autoritarismo contra a impunidade.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOTropa de elite (filme)Análise do discursoAnálise de conteúdoReinterpretações de Tropa de Elite: multiplicidade e mediações discursivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALLSoares.pdfLSoares.pdfapplication/pdf1100068http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4398/1/LSoares.pdf06e9aafc35a0f21d2a4dcd80266892b5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4398/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/43982023-11-30 00:01:50.051oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:50Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reinterpretações de Tropa de Elite: multiplicidade e mediações discursivas
title Reinterpretações de Tropa de Elite: multiplicidade e mediações discursivas
spellingShingle Reinterpretações de Tropa de Elite: multiplicidade e mediações discursivas
Soares, Lucas Altino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Tropa de elite (filme)
Análise do discurso
Análise de conteúdo
title_short Reinterpretações de Tropa de Elite: multiplicidade e mediações discursivas
title_full Reinterpretações de Tropa de Elite: multiplicidade e mediações discursivas
title_fullStr Reinterpretações de Tropa de Elite: multiplicidade e mediações discursivas
title_full_unstemmed Reinterpretações de Tropa de Elite: multiplicidade e mediações discursivas
title_sort Reinterpretações de Tropa de Elite: multiplicidade e mediações discursivas
author Soares, Lucas Altino
author_facet Soares, Lucas Altino
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9819532476888552
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Lucas Altino
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sacramento, Igor Pinto
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1758813567228605
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Duarte, Maurício da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5097303940062444
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Marialva Carlos
contributor_str_mv Sacramento, Igor Pinto
Duarte, Maurício da Silva
Barbosa, Marialva Carlos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Tropa de elite (filme)
Análise do discurso
Análise de conteúdo
dc.subject.por.fl_str_mv Tropa de elite (filme)
Análise do discurso
Análise de conteúdo
description Demonstra, a partir da contextualização do lançamento de Tropa de Elite, de 2007, em uma cidade assolada pela criminalidade urbana e corrupção, como o discurso do filme teve múltiplas interpretações, se distanciando da concepção original do autor. A obra sofreu algumas transposições: do livro, para a elaboração do roteiro e, então, para o público, teve sua mensagem redefinida, a partir de diversas mediações. Louvado pelo poder de denúncia ou acusado por apologia ao fascismo, o diretor José Padilha viu seu trabalho em meio a debates dissonantes sobre os rumos da segurança pública e a criminalização da pobreza. Demonstra também como o personagem Capitão Nascimento, transformado em herói nacional por parte do público, representa a figura do paladino incorruptível em uma sociedade acostumada com o uso da violência e autoritarismo contra a impunidade.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-01T19:02:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES, Lucas Altino. Reinterpretações de Tropa de Elite: multiplicidade e mediações discursivas. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4398
identifier_str_mv SOARES, Lucas Altino. Reinterpretações de Tropa de Elite: multiplicidade e mediações discursivas. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://hdl.handle.net/11422/4398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4398/1/LSoares.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4398/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 06e9aafc35a0f21d2a4dcd80266892b5
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097081779027968