A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Francielly Domingues Quintas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11864
Resumo: Aborda a recuperação da informação em sites de comércio eletrônico, nacionais e internacionais, a partir de uma observação feita de diferentes produtos ofertados nas lojas do Mercado Livre e Aliexpress, sob a perspectiva do profissional da ciência da informação, trabalhando os conceitos de comércio eletrônico, representação da informação, organização da informação e organização do conhecimento. Possui como objetivo geral analisar o modelo utilizado de representação da informação em sites de comércio eletrônico visando contribuir para a recuperação da informação. Define-se o conceito de comércio eletrônico e representação da informação para descobrir qual é o método utilizado nos sites escolhidos. Definiu-se como surgiram os sites Aliexpress e Mercado Livre, explicando seu histórico de criação e quem são seus criadores. Apresenta uma abordagem qualitativa. Como campo empírico analisou-se o modo como os termos são representados e as ferramentas utilizadas nos sites de comércio eletrônicos utilizados na pesquisa. No recorte empírico optou-se por selecionar 58 membros de dois grupos do Whatsapp. As técnicas de coleta de dados são a observação participante e o questionário. Constatou-se a preferência dos usuários por sites de comércio eletrônico nacionais; a utilização de uma grande quantidade de termos para descrição dos produtos; o uso de palavras como melhor forma de se recuperar um item do site. Concluiu-se que o melhor critério para uma recuperação da informação satisfatória seria a utilização de um número significativo de termos, por meio de palavras, que especifiquem o produto com detalhes, para que sua representação seja feita de modo correto, com resultados de busca satisfatórios.
id UFRJ_77e3300cdaa1899b0c48ac39306293ac
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11864
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A recuperação da informação em sites de comércio eletrônicoRecuperação da InformaçãoComércio EletrônicoRepresentação da InformaçãoOrganização da InformaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAAborda a recuperação da informação em sites de comércio eletrônico, nacionais e internacionais, a partir de uma observação feita de diferentes produtos ofertados nas lojas do Mercado Livre e Aliexpress, sob a perspectiva do profissional da ciência da informação, trabalhando os conceitos de comércio eletrônico, representação da informação, organização da informação e organização do conhecimento. Possui como objetivo geral analisar o modelo utilizado de representação da informação em sites de comércio eletrônico visando contribuir para a recuperação da informação. Define-se o conceito de comércio eletrônico e representação da informação para descobrir qual é o método utilizado nos sites escolhidos. Definiu-se como surgiram os sites Aliexpress e Mercado Livre, explicando seu histórico de criação e quem são seus criadores. Apresenta uma abordagem qualitativa. Como campo empírico analisou-se o modo como os termos são representados e as ferramentas utilizadas nos sites de comércio eletrônicos utilizados na pesquisa. No recorte empírico optou-se por selecionar 58 membros de dois grupos do Whatsapp. As técnicas de coleta de dados são a observação participante e o questionário. Constatou-se a preferência dos usuários por sites de comércio eletrônico nacionais; a utilização de uma grande quantidade de termos para descrição dos produtos; o uso de palavras como melhor forma de se recuperar um item do site. Concluiu-se que o melhor critério para uma recuperação da informação satisfatória seria a utilização de um número significativo de termos, por meio de palavras, que especifiquem o produto com detalhes, para que sua representação seja feita de modo correto, com resultados de busca satisfatórios.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJPinto, Juliana Horta de Assishttp://lattes.cnpq.br/4621902987127532Pereira, Patricia Mallmann Soutohttp://lattes.cnpq.br/1325151429029790Beatriz, CarlaPereira, Francielly Domingues Quintas2020-04-20T21:37:10Z2023-12-21T03:07:03Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11864porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:03Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11864Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:03Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico
title A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico
spellingShingle A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico
Pereira, Francielly Domingues Quintas
Recuperação da Informação
Comércio Eletrônico
Representação da Informação
Organização da Informação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
title_short A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico
title_full A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico
title_fullStr A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico
title_full_unstemmed A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico
title_sort A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico
author Pereira, Francielly Domingues Quintas
author_facet Pereira, Francielly Domingues Quintas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Juliana Horta de Assis
http://lattes.cnpq.br/4621902987127532
Pereira, Patricia Mallmann Souto
http://lattes.cnpq.br/1325151429029790
Beatriz, Carla
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Francielly Domingues Quintas
dc.subject.por.fl_str_mv Recuperação da Informação
Comércio Eletrônico
Representação da Informação
Organização da Informação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
topic Recuperação da Informação
Comércio Eletrônico
Representação da Informação
Organização da Informação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description Aborda a recuperação da informação em sites de comércio eletrônico, nacionais e internacionais, a partir de uma observação feita de diferentes produtos ofertados nas lojas do Mercado Livre e Aliexpress, sob a perspectiva do profissional da ciência da informação, trabalhando os conceitos de comércio eletrônico, representação da informação, organização da informação e organização do conhecimento. Possui como objetivo geral analisar o modelo utilizado de representação da informação em sites de comércio eletrônico visando contribuir para a recuperação da informação. Define-se o conceito de comércio eletrônico e representação da informação para descobrir qual é o método utilizado nos sites escolhidos. Definiu-se como surgiram os sites Aliexpress e Mercado Livre, explicando seu histórico de criação e quem são seus criadores. Apresenta uma abordagem qualitativa. Como campo empírico analisou-se o modo como os termos são representados e as ferramentas utilizadas nos sites de comércio eletrônicos utilizados na pesquisa. No recorte empírico optou-se por selecionar 58 membros de dois grupos do Whatsapp. As técnicas de coleta de dados são a observação participante e o questionário. Constatou-se a preferência dos usuários por sites de comércio eletrônico nacionais; a utilização de uma grande quantidade de termos para descrição dos produtos; o uso de palavras como melhor forma de se recuperar um item do site. Concluiu-se que o melhor critério para uma recuperação da informação satisfatória seria a utilização de um número significativo de termos, por meio de palavras, que especifiquem o produto com detalhes, para que sua representação seja feita de modo correto, com resultados de busca satisfatórios.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-04-20T21:37:10Z
2023-12-21T03:07:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/11864
url http://hdl.handle.net/11422/11864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455990274850816