A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11864 |
Resumo: | Aborda a recuperação da informação em sites de comércio eletrônico, nacionais e internacionais, a partir de uma observação feita de diferentes produtos ofertados nas lojas do Mercado Livre e Aliexpress, sob a perspectiva do profissional da ciência da informação, trabalhando os conceitos de comércio eletrônico, representação da informação, organização da informação e organização do conhecimento. Possui como objetivo geral analisar o modelo utilizado de representação da informação em sites de comércio eletrônico visando contribuir para a recuperação da informação. Define-se o conceito de comércio eletrônico e representação da informação para descobrir qual é o método utilizado nos sites escolhidos. Definiu-se como surgiram os sites Aliexpress e Mercado Livre, explicando seu histórico de criação e quem são seus criadores. Apresenta uma abordagem qualitativa. Como campo empírico analisou-se o modo como os termos são representados e as ferramentas utilizadas nos sites de comércio eletrônicos utilizados na pesquisa. No recorte empírico optou-se por selecionar 58 membros de dois grupos do Whatsapp. As técnicas de coleta de dados são a observação participante e o questionário. Constatou-se a preferência dos usuários por sites de comércio eletrônico nacionais; a utilização de uma grande quantidade de termos para descrição dos produtos; o uso de palavras como melhor forma de se recuperar um item do site. Concluiu-se que o melhor critério para uma recuperação da informação satisfatória seria a utilização de um número significativo de termos, por meio de palavras, que especifiquem o produto com detalhes, para que sua representação seja feita de modo correto, com resultados de busca satisfatórios. |
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A recuperação da informação em sites de comércio eletrônicoRecuperação da InformaçãoComércio EletrônicoRepresentação da InformaçãoOrganização da InformaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAAborda a recuperação da informação em sites de comércio eletrônico, nacionais e internacionais, a partir de uma observação feita de diferentes produtos ofertados nas lojas do Mercado Livre e Aliexpress, sob a perspectiva do profissional da ciência da informação, trabalhando os conceitos de comércio eletrônico, representação da informação, organização da informação e organização do conhecimento. Possui como objetivo geral analisar o modelo utilizado de representação da informação em sites de comércio eletrônico visando contribuir para a recuperação da informação. Define-se o conceito de comércio eletrônico e representação da informação para descobrir qual é o método utilizado nos sites escolhidos. Definiu-se como surgiram os sites Aliexpress e Mercado Livre, explicando seu histórico de criação e quem são seus criadores. Apresenta uma abordagem qualitativa. Como campo empírico analisou-se o modo como os termos são representados e as ferramentas utilizadas nos sites de comércio eletrônicos utilizados na pesquisa. No recorte empírico optou-se por selecionar 58 membros de dois grupos do Whatsapp. As técnicas de coleta de dados são a observação participante e o questionário. Constatou-se a preferência dos usuários por sites de comércio eletrônico nacionais; a utilização de uma grande quantidade de termos para descrição dos produtos; o uso de palavras como melhor forma de se recuperar um item do site. Concluiu-se que o melhor critério para uma recuperação da informação satisfatória seria a utilização de um número significativo de termos, por meio de palavras, que especifiquem o produto com detalhes, para que sua representação seja feita de modo correto, com resultados de busca satisfatórios.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJPinto, Juliana Horta de Assishttp://lattes.cnpq.br/4621902987127532Pereira, Patricia Mallmann Soutohttp://lattes.cnpq.br/1325151429029790Beatriz, CarlaPereira, Francielly Domingues Quintas2020-04-20T21:37:10Z2023-12-21T03:07:03Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11864porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:03Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11864Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:03Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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