A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11864 |
Resumo: | Aborda a recuperação da informação em sites de comércio eletrônico, nacionais e internacionais, a partir de uma observação feita de diferentes produtos ofertados nas lojas do Mercado Livre e Aliexpress, sob a perspectiva do profissional da ciência da informação, trabalhando os conceitos de comércio eletrônico, representação da informação, organização da informação e organização do conhecimento. Possui como objetivo geral analisar o modelo utilizado de representação da informação em sites de comércio eletrônico visando contribuir para a recuperação da informação. Define-se o conceito de comércio eletrônico e representação da informação para descobrir qual é o método utilizado nos sites escolhidos. Definiu-se como surgiram os sites Aliexpress e Mercado Livre, explicando seu histórico de criação e quem são seus criadores. Apresenta uma abordagem qualitativa. Como campo empírico analisou-se o modo como os termos são representados e as ferramentas utilizadas nos sites de comércio eletrônicos utilizados na pesquisa. No recorte empírico optou-se por selecionar 58 membros de dois grupos do Whatsapp. As técnicas de coleta de dados são a observação participante e o questionário. Constatou-se a preferência dos usuários por sites de comércio eletrônico nacionais; a utilização de uma grande quantidade de termos para descrição dos produtos; o uso de palavras como melhor forma de se recuperar um item do site. Concluiu-se que o melhor critério para uma recuperação da informação satisfatória seria a utilização de um número significativo de termos, por meio de palavras, que especifiquem o produto com detalhes, para que sua representação seja feita de modo correto, com resultados de busca satisfatórios. |
id |
UFRJ_77e3300cdaa1899b0c48ac39306293ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/11864 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Francielly Domingues Quintashttp://lattes.cnpq.br/4621902987127532Pereira, Patricia Mallmann Soutohttp://lattes.cnpq.br/1325151429029790Beatriz, CarlaPinto, Juliana Horta de Assis2020-04-20T21:37:10Z2023-11-30T03:03:56Z2018http://hdl.handle.net/11422/11864Submitted by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2019-06-04T13:59:32Z No. of bitstreams: 1 FDQPereira.pdf: 278132 bytes, checksum: 8330e318b13a57833f4e01bf189d01a1 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-20T21:37:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FDQPereira.pdf: 278132 bytes, checksum: 8330e318b13a57833f4e01bf189d01a1 (MD5) Previous issue date: 2018Aborda a recuperação da informação em sites de comércio eletrônico, nacionais e internacionais, a partir de uma observação feita de diferentes produtos ofertados nas lojas do Mercado Livre e Aliexpress, sob a perspectiva do profissional da ciência da informação, trabalhando os conceitos de comércio eletrônico, representação da informação, organização da informação e organização do conhecimento. Possui como objetivo geral analisar o modelo utilizado de representação da informação em sites de comércio eletrônico visando contribuir para a recuperação da informação. Define-se o conceito de comércio eletrônico e representação da informação para descobrir qual é o método utilizado nos sites escolhidos. Definiu-se como surgiram os sites Aliexpress e Mercado Livre, explicando seu histórico de criação e quem são seus criadores. Apresenta uma abordagem qualitativa. Como campo empírico analisou-se o modo como os termos são representados e as ferramentas utilizadas nos sites de comércio eletrônicos utilizados na pesquisa. No recorte empírico optou-se por selecionar 58 membros de dois grupos do Whatsapp. As técnicas de coleta de dados são a observação participante e o questionário. Constatou-se a preferência dos usuários por sites de comércio eletrônico nacionais; a utilização de uma grande quantidade de termos para descrição dos produtos; o uso de palavras como melhor forma de se recuperar um item do site. Concluiu-se que o melhor critério para uma recuperação da informação satisfatória seria a utilização de um número significativo de termos, por meio de palavras, que especifiquem o produto com detalhes, para que sua representação seja feita de modo correto, com resultados de busca satisfatórios.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIARecuperação da InformaçãoComércio EletrônicoRepresentação da InformaçãoOrganização da InformaçãoA recuperação da informação em sites de comércio eletrônicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11864/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALFDQPereira.pdfFDQPereira.pdfapplication/pdf278132http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11864/1/FDQPereira.pdf8330e318b13a57833f4e01bf189d01a1MD5111422/118642023-11-30 00:03:56.487oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico |
title |
A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico |
spellingShingle |
A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico Pereira, Francielly Domingues Quintas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA Recuperação da Informação Comércio Eletrônico Representação da Informação Organização da Informação |
title_short |
A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico |
title_full |
A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico |
title_fullStr |
A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico |
title_full_unstemmed |
A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico |
title_sort |
A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico |
author |
Pereira, Francielly Domingues Quintas |
author_facet |
Pereira, Francielly Domingues Quintas |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4621902987127532 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Francielly Domingues Quintas |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Pereira, Patricia Mallmann Souto |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1325151429029790 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Beatriz, Carla |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinto, Juliana Horta de Assis |
contributor_str_mv |
Pereira, Patricia Mallmann Souto Beatriz, Carla Pinto, Juliana Horta de Assis |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA Recuperação da Informação Comércio Eletrônico Representação da Informação Organização da Informação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recuperação da Informação Comércio Eletrônico Representação da Informação Organização da Informação |
description |
Aborda a recuperação da informação em sites de comércio eletrônico, nacionais e internacionais, a partir de uma observação feita de diferentes produtos ofertados nas lojas do Mercado Livre e Aliexpress, sob a perspectiva do profissional da ciência da informação, trabalhando os conceitos de comércio eletrônico, representação da informação, organização da informação e organização do conhecimento. Possui como objetivo geral analisar o modelo utilizado de representação da informação em sites de comércio eletrônico visando contribuir para a recuperação da informação. Define-se o conceito de comércio eletrônico e representação da informação para descobrir qual é o método utilizado nos sites escolhidos. Definiu-se como surgiram os sites Aliexpress e Mercado Livre, explicando seu histórico de criação e quem são seus criadores. Apresenta uma abordagem qualitativa. Como campo empírico analisou-se o modo como os termos são representados e as ferramentas utilizadas nos sites de comércio eletrônicos utilizados na pesquisa. No recorte empírico optou-se por selecionar 58 membros de dois grupos do Whatsapp. As técnicas de coleta de dados são a observação participante e o questionário. Constatou-se a preferência dos usuários por sites de comércio eletrônico nacionais; a utilização de uma grande quantidade de termos para descrição dos produtos; o uso de palavras como melhor forma de se recuperar um item do site. Concluiu-se que o melhor critério para uma recuperação da informação satisfatória seria a utilização de um número significativo de termos, por meio de palavras, que especifiquem o produto com detalhes, para que sua representação seja feita de modo correto, com resultados de busca satisfatórios. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-20T21:37:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/11864 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/11864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11864/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11864/1/FDQPereira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 8330e318b13a57833f4e01bf189d01a1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097144886525952 |