O ensino de tecnologia da informação nos cursos de graduação em ciências contábeis: uma análise da oferta de disciplinas nas universidades públicas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Breno Perrotta Tombasco de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16124
Resumo: Órgãos internacionais, preocupados com a harmonização da contabilidade pelo mundo, levaram a UNCTAD, órgão da ONU, junto ao ISAR, a criarem uma proposta de Currículo Mundial (CM) com o intuito de padronizarem o ensino contábil pelo planeta. Entre os blocos presentes no CM, está o ensino da Tecnologia da Informação (TI). O objetivo deste trabalho é analisar a grade curricular existente nas graduações presenciais em ciências contábeis das universidades públicas do Brasil, comparando com a grade proposta pela ONU/UNCTAD/ISAR, para averiguar quantas disciplinas relacionadas a TI são ofertadas. A divisão dos blocos foi a mesma utilizada por Sakata e Riccio (2004). As bases de dados coletadas para a análise foram as grades curriculares presentes nos sites das próprias universidades. O recolhimento dos dados foi realizado ao longo do mês de maio de 2021. Os resultados foram analisados e apresentados com base nas estatísticas descritivas, sendo os dados divididos por blocos de conhecimento, região do país e universidades. Os resultados demonstraram que apenas 3% da grade dos cursos de ciências contábeis oferta a disciplinas de TI. A Região Sul foi a região que mais apresentou disciplinas de TI. A UFSM foi, dentro de todas as universidades analisada, a universidade com maior número de disciplinas de TI.
id UFRJ_7844c86ca868e0d6447794cd4d4bc7de
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/16124
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O ensino de tecnologia da informação nos cursos de graduação em ciências contábeis: uma análise da oferta de disciplinas nas universidades públicas no BrasilCiências contábeisTecnologia da informaçãoUniversidadeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISÓrgãos internacionais, preocupados com a harmonização da contabilidade pelo mundo, levaram a UNCTAD, órgão da ONU, junto ao ISAR, a criarem uma proposta de Currículo Mundial (CM) com o intuito de padronizarem o ensino contábil pelo planeta. Entre os blocos presentes no CM, está o ensino da Tecnologia da Informação (TI). O objetivo deste trabalho é analisar a grade curricular existente nas graduações presenciais em ciências contábeis das universidades públicas do Brasil, comparando com a grade proposta pela ONU/UNCTAD/ISAR, para averiguar quantas disciplinas relacionadas a TI são ofertadas. A divisão dos blocos foi a mesma utilizada por Sakata e Riccio (2004). As bases de dados coletadas para a análise foram as grades curriculares presentes nos sites das próprias universidades. O recolhimento dos dados foi realizado ao longo do mês de maio de 2021. Os resultados foram analisados e apresentados com base nas estatísticas descritivas, sendo os dados divididos por blocos de conhecimento, região do país e universidades. Os resultados demonstraram que apenas 3% da grade dos cursos de ciências contábeis oferta a disciplinas de TI. A Região Sul foi a região que mais apresentou disciplinas de TI. A UFSM foi, dentro de todas as universidades analisada, a universidade com maior número de disciplinas de TI.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJVianna, Dilo Sergio de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/2830084001022466Medeiros, Breno Perrotta Tombasco de2022-02-02T14:00:08Z2023-12-21T03:00:37Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMEDEIROS, Breno Perrotta Tombasco de. O ensino de tecnologia da informação nos cursos de graduação em ciências contábeis: uma análise da oferta de disciplinas nas universidades públicas no Brasil. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciência Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/16124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:37Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16124Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:37Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de tecnologia da informação nos cursos de graduação em ciências contábeis: uma análise da oferta de disciplinas nas universidades públicas no Brasil
title O ensino de tecnologia da informação nos cursos de graduação em ciências contábeis: uma análise da oferta de disciplinas nas universidades públicas no Brasil
spellingShingle O ensino de tecnologia da informação nos cursos de graduação em ciências contábeis: uma análise da oferta de disciplinas nas universidades públicas no Brasil
Medeiros, Breno Perrotta Tombasco de
Ciências contábeis
Tecnologia da informação
Universidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short O ensino de tecnologia da informação nos cursos de graduação em ciências contábeis: uma análise da oferta de disciplinas nas universidades públicas no Brasil
title_full O ensino de tecnologia da informação nos cursos de graduação em ciências contábeis: uma análise da oferta de disciplinas nas universidades públicas no Brasil
title_fullStr O ensino de tecnologia da informação nos cursos de graduação em ciências contábeis: uma análise da oferta de disciplinas nas universidades públicas no Brasil
title_full_unstemmed O ensino de tecnologia da informação nos cursos de graduação em ciências contábeis: uma análise da oferta de disciplinas nas universidades públicas no Brasil
title_sort O ensino de tecnologia da informação nos cursos de graduação em ciências contábeis: uma análise da oferta de disciplinas nas universidades públicas no Brasil
author Medeiros, Breno Perrotta Tombasco de
author_facet Medeiros, Breno Perrotta Tombasco de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vianna, Dilo Sergio de Carvalho
http://lattes.cnpq.br/2830084001022466
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Breno Perrotta Tombasco de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências contábeis
Tecnologia da informação
Universidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Ciências contábeis
Tecnologia da informação
Universidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Órgãos internacionais, preocupados com a harmonização da contabilidade pelo mundo, levaram a UNCTAD, órgão da ONU, junto ao ISAR, a criarem uma proposta de Currículo Mundial (CM) com o intuito de padronizarem o ensino contábil pelo planeta. Entre os blocos presentes no CM, está o ensino da Tecnologia da Informação (TI). O objetivo deste trabalho é analisar a grade curricular existente nas graduações presenciais em ciências contábeis das universidades públicas do Brasil, comparando com a grade proposta pela ONU/UNCTAD/ISAR, para averiguar quantas disciplinas relacionadas a TI são ofertadas. A divisão dos blocos foi a mesma utilizada por Sakata e Riccio (2004). As bases de dados coletadas para a análise foram as grades curriculares presentes nos sites das próprias universidades. O recolhimento dos dados foi realizado ao longo do mês de maio de 2021. Os resultados foram analisados e apresentados com base nas estatísticas descritivas, sendo os dados divididos por blocos de conhecimento, região do país e universidades. Os resultados demonstraram que apenas 3% da grade dos cursos de ciências contábeis oferta a disciplinas de TI. A Região Sul foi a região que mais apresentou disciplinas de TI. A UFSM foi, dentro de todas as universidades analisada, a universidade com maior número de disciplinas de TI.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-02T14:00:08Z
2023-12-21T03:00:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Breno Perrotta Tombasco de. O ensino de tecnologia da informação nos cursos de graduação em ciências contábeis: uma análise da oferta de disciplinas nas universidades públicas no Brasil. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciência Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/16124
identifier_str_mv MEDEIROS, Breno Perrotta Tombasco de. O ensino de tecnologia da informação nos cursos de graduação em ciências contábeis: uma análise da oferta de disciplinas nas universidades públicas no Brasil. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciência Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/16124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456026871201792