A pobreza no Brasil e o programa bolsa família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Neto, Pedro Paulo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14357
Resumo: A pobreza é um tema discutido de maneira constante na sociedade e se reflete nos estudos acadêmicos. O objetivo desse estudo sobre pobreza no Brasil é entender seus impactos sociais, bem como seus efeitos socioeconômicos e a sua dimensão em território nacional. Para isso, utiliza-se do arcabouço teórico para compreender a dinâmica a partir do que já foi consolidado cientificamente. A abordagem empírica aparece a partir dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que identificam as famílias em extrema pobreza e utiliza os mesmos para a oferta de programas sociais. Nesse banco de dados estão inscritos mais de 76,4 milhões de brasileiros. O Programa Bolsa Família entra na análise como objeto de estudo e política de combate da pobreza. Seus efeitos permeiam o tecido social e modificam a estrutura econômica do Brasil, desde sua implementação no final do ano de 2003. Teorias foram elaboradas a partir da análise dos dados empíricos do programa, durante o período de existência (2003-2020), e algumas dessas abordagens fazem parte do arcabouço analítico utilizado no trabalho. Adicionalmente, são apresentados novos dados empíricos do Programa Bolsa Família, extraído do Cadastro Único, dando subsídios à análise do efeito social do Programa.
id UFRJ_788b936ecb3dd5a39f13464b0c574da6
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14357
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A pobreza no Brasil e o programa bolsa famíliaPobrezaBrasilPolíticas públicasPrograma Bolsa FamíliaImpactos sociaisDesenvolvimento econômicoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL::ECONOMIA DOS PROGRAMAS DE BEM-ESTAR SOCIALA pobreza é um tema discutido de maneira constante na sociedade e se reflete nos estudos acadêmicos. O objetivo desse estudo sobre pobreza no Brasil é entender seus impactos sociais, bem como seus efeitos socioeconômicos e a sua dimensão em território nacional. Para isso, utiliza-se do arcabouço teórico para compreender a dinâmica a partir do que já foi consolidado cientificamente. A abordagem empírica aparece a partir dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que identificam as famílias em extrema pobreza e utiliza os mesmos para a oferta de programas sociais. Nesse banco de dados estão inscritos mais de 76,4 milhões de brasileiros. O Programa Bolsa Família entra na análise como objeto de estudo e política de combate da pobreza. Seus efeitos permeiam o tecido social e modificam a estrutura econômica do Brasil, desde sua implementação no final do ano de 2003. Teorias foram elaboradas a partir da análise dos dados empíricos do programa, durante o período de existência (2003-2020), e algumas dessas abordagens fazem parte do arcabouço analítico utilizado no trabalho. Adicionalmente, são apresentados novos dados empíricos do Programa Bolsa Família, extraído do Cadastro Único, dando subsídios à análise do efeito social do Programa.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJMathias, João Felippe Cury Marinhohttp://lattes.cnpq.br/5695324429380473Gonçalves Neto, Pedro Paulo2021-05-19T19:48:41Z2023-12-21T03:07:48Z2020-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGONÇALVES NETO, Pedro Paulo. A pobreza no Brasil e o programa bolsa família. 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.http://hdl.handle.net/11422/14357porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14357Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A pobreza no Brasil e o programa bolsa família
title A pobreza no Brasil e o programa bolsa família
spellingShingle A pobreza no Brasil e o programa bolsa família
Gonçalves Neto, Pedro Paulo
Pobreza
Brasil
Políticas públicas
Programa Bolsa Família
Impactos sociais
Desenvolvimento econômico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL::ECONOMIA DOS PROGRAMAS DE BEM-ESTAR SOCIAL
title_short A pobreza no Brasil e o programa bolsa família
title_full A pobreza no Brasil e o programa bolsa família
title_fullStr A pobreza no Brasil e o programa bolsa família
title_full_unstemmed A pobreza no Brasil e o programa bolsa família
title_sort A pobreza no Brasil e o programa bolsa família
author Gonçalves Neto, Pedro Paulo
author_facet Gonçalves Neto, Pedro Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mathias, João Felippe Cury Marinho
http://lattes.cnpq.br/5695324429380473
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Neto, Pedro Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Pobreza
Brasil
Políticas públicas
Programa Bolsa Família
Impactos sociais
Desenvolvimento econômico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL::ECONOMIA DOS PROGRAMAS DE BEM-ESTAR SOCIAL
topic Pobreza
Brasil
Políticas públicas
Programa Bolsa Família
Impactos sociais
Desenvolvimento econômico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL::ECONOMIA DOS PROGRAMAS DE BEM-ESTAR SOCIAL
description A pobreza é um tema discutido de maneira constante na sociedade e se reflete nos estudos acadêmicos. O objetivo desse estudo sobre pobreza no Brasil é entender seus impactos sociais, bem como seus efeitos socioeconômicos e a sua dimensão em território nacional. Para isso, utiliza-se do arcabouço teórico para compreender a dinâmica a partir do que já foi consolidado cientificamente. A abordagem empírica aparece a partir dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que identificam as famílias em extrema pobreza e utiliza os mesmos para a oferta de programas sociais. Nesse banco de dados estão inscritos mais de 76,4 milhões de brasileiros. O Programa Bolsa Família entra na análise como objeto de estudo e política de combate da pobreza. Seus efeitos permeiam o tecido social e modificam a estrutura econômica do Brasil, desde sua implementação no final do ano de 2003. Teorias foram elaboradas a partir da análise dos dados empíricos do programa, durante o período de existência (2003-2020), e algumas dessas abordagens fazem parte do arcabouço analítico utilizado no trabalho. Adicionalmente, são apresentados novos dados empíricos do Programa Bolsa Família, extraído do Cadastro Único, dando subsídios à análise do efeito social do Programa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-26
2021-05-19T19:48:41Z
2023-12-21T03:07:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES NETO, Pedro Paulo. A pobreza no Brasil e o programa bolsa família. 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
http://hdl.handle.net/11422/14357
identifier_str_mv GONÇALVES NETO, Pedro Paulo. A pobreza no Brasil e o programa bolsa família. 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
url http://hdl.handle.net/11422/14357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456015358885888