A espetacularização da política: análise realizada sobre a campanha eleitoral de 2006 para a presidência da república durante o primeiro turno no horário gratuito de propaganda eleitoral na televisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rômulo André
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/938
Resumo: No contexto da massificação das mensagens informativas, um dos elementos fundamentais da organização social contemporânea é colocado numa posição delicada: a democracia representativa se insere na sociedade da informação, por um lado, ampliando o controle da população sobre os representantes eleitos. Por outro, ficando sob o julgamento de uma platéia que também é alvo do espetáculo da mídia publicitária e da industria audiovisual do entretenimento. É então que um dos momentos máximos da cidadania pode se sujeitar aos padrões mercadológicos de linguagem da sociedade da informação. O voto condicionado pelas pesquisas de opinião, pela aparência e exposição dos candidatos, pela linguagem e tratamento publicitário do discurso, entre outras questões que fogem ao cenário eminentemente político. O horário gratuito de propaganda eleitoral aparece como principal meio de disputa dos candidatos que, quando procuram inserir seus discursos no padrão de linguagem dos meios de comunicação de massa, tornam o debate político alvo da espetacularização midiática, esvaziando-o do discurso ideológico.
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