Seleção de sistema propulsivo em cascos de deslocamento: uso de formulações clássicas e resultados de medição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: von Montfort, Gustavo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11895
Resumo: Durante muitos anos e até os dias de hoje pode-se dizer que a seleção do sistema propulsivo de navios convive com algumas incertezas, dentre as quais pode-se citar o valor da resistência ao avanço, do coeficiente de esteira, do coeficiente redutor de força propulsiva e os coeficientes de torque, empuxo e avanço do propulsor. Este trabalho pretende relacionar parâmetros medidos diretamente no navio com os respectivos parâmetros estimados segundo algumas formulações: Holtrop e diagrama Kt-Kq-J Série B. Será realizada medição em navio fluvial, instrumentado com Sistema de Medição de Eixos Girantes (SMEG), para obtenção da torque e força axial em tempo real. A força axial no eixo propulsor é a reação ao empuxo (T) produzido pelo propulsor. O valor real será então comparado ao Kt do propulsor, assim como o torque real será comparado ao Kq do propulsor. Kt e Kq reais estarão associados a um coeficiente de avanço real e assim poderá se obter um valor de Va real e coeficiente de esteira real. Prováveis desvios serão analisados. A pesquisa quantifica a diferença entre os cálculos de propulsão, que envolvem formulações de Holtrop e diagramas de testes de propulsores em águas abertas, com os resultados de medição. O erro dos valores experimentais também será avaliado.
id UFRJ_7931d9e713de67977068e370a7d08da1
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11895
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling von Montfort, GustavoMonteiro, Ulisses Admar Barbosa VicenteSilva Neto, Severino Fonseca daPinto, Luiz Antonio Vaz2020-04-21T00:34:14Z2023-11-30T03:03:55Z2014-02http://hdl.handle.net/11422/11895Submitted by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2019-10-25T18:29:44Z No. of bitstreams: 1 monopoli10009195.pdf: 993384 bytes, checksum: 5b4b7af8349664b7567cf5883bc36d8c (MD5)Approved for entry into archive by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2020-04-21T00:34:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monopoli10009195.pdf: 993384 bytes, checksum: 5b4b7af8349664b7567cf5883bc36d8c (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-21T00:34:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monopoli10009195.pdf: 993384 bytes, checksum: 5b4b7af8349664b7567cf5883bc36d8c (MD5) Previous issue date: 2014-02Durante muitos anos e até os dias de hoje pode-se dizer que a seleção do sistema propulsivo de navios convive com algumas incertezas, dentre as quais pode-se citar o valor da resistência ao avanço, do coeficiente de esteira, do coeficiente redutor de força propulsiva e os coeficientes de torque, empuxo e avanço do propulsor. Este trabalho pretende relacionar parâmetros medidos diretamente no navio com os respectivos parâmetros estimados segundo algumas formulações: Holtrop e diagrama Kt-Kq-J Série B. Será realizada medição em navio fluvial, instrumentado com Sistema de Medição de Eixos Girantes (SMEG), para obtenção da torque e força axial em tempo real. A força axial no eixo propulsor é a reação ao empuxo (T) produzido pelo propulsor. O valor real será então comparado ao Kt do propulsor, assim como o torque real será comparado ao Kq do propulsor. Kt e Kq reais estarão associados a um coeficiente de avanço real e assim poderá se obter um valor de Va real e coeficiente de esteira real. Prováveis desvios serão analisados. A pesquisa quantifica a diferença entre os cálculos de propulsão, que envolvem formulações de Holtrop e diagramas de testes de propulsores em águas abertas, com os resultados de medição. O erro dos valores experimentais também será avaliado.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola PolitécnicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::MAQUINAS MARITIMAS::ANALISE DE SISTEMAS PROPULSORESSistemas propulsãoEmbarcaçõesResistência ao avançoSeleção de sistema propulsivo em cascos de deslocamento: uso de formulações clássicas e resultados de mediçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALmonopoli10009195.pdfmonopoli10009195.pdfapplication/pdf993384http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11895/1/monopoli10009195.pdf5b4b7af8349664b7567cf5883bc36d8cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11895/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/118952023-11-30 00:03:55.662oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:55Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Seleção de sistema propulsivo em cascos de deslocamento: uso de formulações clássicas e resultados de medição
title Seleção de sistema propulsivo em cascos de deslocamento: uso de formulações clássicas e resultados de medição
spellingShingle Seleção de sistema propulsivo em cascos de deslocamento: uso de formulações clássicas e resultados de medição
von Montfort, Gustavo
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::MAQUINAS MARITIMAS::ANALISE DE SISTEMAS PROPULSORES
Sistemas propulsão
Embarcações
Resistência ao avanço
title_short Seleção de sistema propulsivo em cascos de deslocamento: uso de formulações clássicas e resultados de medição
title_full Seleção de sistema propulsivo em cascos de deslocamento: uso de formulações clássicas e resultados de medição
title_fullStr Seleção de sistema propulsivo em cascos de deslocamento: uso de formulações clássicas e resultados de medição
title_full_unstemmed Seleção de sistema propulsivo em cascos de deslocamento: uso de formulações clássicas e resultados de medição
title_sort Seleção de sistema propulsivo em cascos de deslocamento: uso de formulações clássicas e resultados de medição
author von Montfort, Gustavo
author_facet von Montfort, Gustavo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv von Montfort, Gustavo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Monteiro, Ulisses Admar Barbosa Vicente
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva Neto, Severino Fonseca da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Luiz Antonio Vaz
contributor_str_mv Monteiro, Ulisses Admar Barbosa Vicente
Silva Neto, Severino Fonseca da
Pinto, Luiz Antonio Vaz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::MAQUINAS MARITIMAS::ANALISE DE SISTEMAS PROPULSORES
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::MAQUINAS MARITIMAS::ANALISE DE SISTEMAS PROPULSORES
Sistemas propulsão
Embarcações
Resistência ao avanço
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas propulsão
Embarcações
Resistência ao avanço
description Durante muitos anos e até os dias de hoje pode-se dizer que a seleção do sistema propulsivo de navios convive com algumas incertezas, dentre as quais pode-se citar o valor da resistência ao avanço, do coeficiente de esteira, do coeficiente redutor de força propulsiva e os coeficientes de torque, empuxo e avanço do propulsor. Este trabalho pretende relacionar parâmetros medidos diretamente no navio com os respectivos parâmetros estimados segundo algumas formulações: Holtrop e diagrama Kt-Kq-J Série B. Será realizada medição em navio fluvial, instrumentado com Sistema de Medição de Eixos Girantes (SMEG), para obtenção da torque e força axial em tempo real. A força axial no eixo propulsor é a reação ao empuxo (T) produzido pelo propulsor. O valor real será então comparado ao Kt do propulsor, assim como o torque real será comparado ao Kq do propulsor. Kt e Kq reais estarão associados a um coeficiente de avanço real e assim poderá se obter um valor de Va real e coeficiente de esteira real. Prováveis desvios serão analisados. A pesquisa quantifica a diferença entre os cálculos de propulsão, que envolvem formulações de Holtrop e diagramas de testes de propulsores em águas abertas, com os resultados de medição. O erro dos valores experimentais também será avaliado.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-21T00:34:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/11895
url http://hdl.handle.net/11422/11895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola Politécnica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11895/1/monopoli10009195.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11895/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b4b7af8349664b7567cf5883bc36d8c
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097167337586688