Estudo da estabilidade de valas escoradas por equilíbrio-limite e pelo método dos elementos finitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Cristina Moreira
Data de Publicação: 1982
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3260
Resumo: Este trabalho aborda o comportamento de escavações escoradas através de diferentes métodos. O Capítulo 2 contém uma revisão bibliográfica de métodos expeditos e de equilíbrio-limite para análise de estabilidade de escavações e do Método dos Elementos Finitos. No item referente aos métodos de equilíbrio-limite introduziu-se, adicionalmente, uma proposição para cálculo do fator de segurança de escavações levando-se em conta o efeito estabilizante das estroncas através do Método de Bishop Simplificado. O Capítulo 3 contém um estudo paramétrico utilizando-se o Método de Bishop Simplificado (equilíbrio-limite), bem como uma comparação dos fatores de segurança fornecidos por este método e os obtidos através de proposições de Terzaghi e Tschebotarioff (métodos expeditos). No Capítulo 4 faz-se um estudo paramétrico de escavações escoradas pelo Método dos Elementos Finitos, utilizando-se o modelo elástico linear, e também comparações dos fatores de segurança à ruptura global obtidos com base neste método e pelo Método de Bishop Simplificado. No Capítulo 5 faz-se a simulação do comportamento da escavação de um trecho do Metrô do Rio de Janeiro pelo Método dos Elementos Finitos, utilizando-se o modelo elástico não linear.
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spelling Alves, Maria Cristina MoreiraLopes, Francisco de Rezende2017-12-07T18:16:53Z2023-11-30T03:02:26Z1982-08http://hdl.handle.net/11422/3260Este trabalho aborda o comportamento de escavações escoradas através de diferentes métodos. O Capítulo 2 contém uma revisão bibliográfica de métodos expeditos e de equilíbrio-limite para análise de estabilidade de escavações e do Método dos Elementos Finitos. No item referente aos métodos de equilíbrio-limite introduziu-se, adicionalmente, uma proposição para cálculo do fator de segurança de escavações levando-se em conta o efeito estabilizante das estroncas através do Método de Bishop Simplificado. O Capítulo 3 contém um estudo paramétrico utilizando-se o Método de Bishop Simplificado (equilíbrio-limite), bem como uma comparação dos fatores de segurança fornecidos por este método e os obtidos através de proposições de Terzaghi e Tschebotarioff (métodos expeditos). No Capítulo 4 faz-se um estudo paramétrico de escavações escoradas pelo Método dos Elementos Finitos, utilizando-se o modelo elástico linear, e também comparações dos fatores de segurança à ruptura global obtidos com base neste método e pelo Método de Bishop Simplificado. No Capítulo 5 faz-se a simulação do comportamento da escavação de um trecho do Metrô do Rio de Janeiro pelo Método dos Elementos Finitos, utilizando-se o modelo elástico não linear.This work examines the behavior of strutted excavations by means of different methods. Chapter 2 presents a review of the methods available for the stability analysis of excavations: the methods fall into three main cathegories, namely (a) simple (or "empirical") methods, (b) limit-equilibrium methods and (c) the Finite Element Method. In the section on limit-equilibrium methods, a proposal to account for the strut loads (which improve the stability) in the evaluation of the factor of safety of strutted excavations is put forward. Chapter 3 contains a parametric study of the stability of strutted excavations by the Bishop’s Simplified Method. A comparison between the factor of safety calculated by this method and those computed according to Tschebotarioff and Terzaghi (empirical methods) is also included. Chapter 4 contains a parametric study of strutted excavations by the Finite Element Method in which a linear elastic model was used. A comparative study between the factor of safety against the overall (basal) failure by the FEM and by the Bishop’s Simplified Method is included. Chapter 5 presents the analysis of an excavations for the Rio de Janeiro Subway by the Finite Element Method. The analysis used a non-linear elastic model.Submitted by Fatima Fonseca (fatima.fonseca@sibi.ufrj.br) on 2017-12-07T18:16:53Z No. of bitstreams: 1 157542.pdf: 2148781 bytes, checksum: 75800b0a28c95adfb24016dfbc1eeb3c (MD5)Made available in DSpace on 2017-12-07T18:16:53Z (GMT). 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