Estudo da estabilidade de valas escoradas por equilíbrio-limite e pelo método dos elementos finitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1982 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3260 |
Resumo: | Este trabalho aborda o comportamento de escavações escoradas através de diferentes métodos. O Capítulo 2 contém uma revisão bibliográfica de métodos expeditos e de equilíbrio-limite para análise de estabilidade de escavações e do Método dos Elementos Finitos. No item referente aos métodos de equilíbrio-limite introduziu-se, adicionalmente, uma proposição para cálculo do fator de segurança de escavações levando-se em conta o efeito estabilizante das estroncas através do Método de Bishop Simplificado. O Capítulo 3 contém um estudo paramétrico utilizando-se o Método de Bishop Simplificado (equilíbrio-limite), bem como uma comparação dos fatores de segurança fornecidos por este método e os obtidos através de proposições de Terzaghi e Tschebotarioff (métodos expeditos). No Capítulo 4 faz-se um estudo paramétrico de escavações escoradas pelo Método dos Elementos Finitos, utilizando-se o modelo elástico linear, e também comparações dos fatores de segurança à ruptura global obtidos com base neste método e pelo Método de Bishop Simplificado. No Capítulo 5 faz-se a simulação do comportamento da escavação de um trecho do Metrô do Rio de Janeiro pelo Método dos Elementos Finitos, utilizando-se o modelo elástico não linear. |
id |
UFRJ_79e8e424fd76dfbac0eea05dd55d28c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/3260 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Maria Cristina MoreiraLopes, Francisco de Rezende2017-12-07T18:16:53Z2023-11-30T03:02:26Z1982-08http://hdl.handle.net/11422/3260Este trabalho aborda o comportamento de escavações escoradas através de diferentes métodos. O Capítulo 2 contém uma revisão bibliográfica de métodos expeditos e de equilíbrio-limite para análise de estabilidade de escavações e do Método dos Elementos Finitos. No item referente aos métodos de equilíbrio-limite introduziu-se, adicionalmente, uma proposição para cálculo do fator de segurança de escavações levando-se em conta o efeito estabilizante das estroncas através do Método de Bishop Simplificado. O Capítulo 3 contém um estudo paramétrico utilizando-se o Método de Bishop Simplificado (equilíbrio-limite), bem como uma comparação dos fatores de segurança fornecidos por este método e os obtidos através de proposições de Terzaghi e Tschebotarioff (métodos expeditos). No Capítulo 4 faz-se um estudo paramétrico de escavações escoradas pelo Método dos Elementos Finitos, utilizando-se o modelo elástico linear, e também comparações dos fatores de segurança à ruptura global obtidos com base neste método e pelo Método de Bishop Simplificado. No Capítulo 5 faz-se a simulação do comportamento da escavação de um trecho do Metrô do Rio de Janeiro pelo Método dos Elementos Finitos, utilizando-se o modelo elástico não linear.This work examines the behavior of strutted excavations by means of different methods. Chapter 2 presents a review of the methods available for the stability analysis of excavations: the methods fall into three main cathegories, namely (a) simple (or "empirical") methods, (b) limit-equilibrium methods and (c) the Finite Element Method. In the section on limit-equilibrium methods, a proposal to account for the strut loads (which improve the stability) in the evaluation of the factor of safety of strutted excavations is put forward. Chapter 3 contains a parametric study of the stability of strutted excavations by the Bishop’s Simplified Method. A comparison between the factor of safety calculated by this method and those computed according to Tschebotarioff and Terzaghi (empirical methods) is also included. Chapter 4 contains a parametric study of strutted excavations by the Finite Element Method in which a linear elastic model was used. A comparative study between the factor of safety against the overall (basal) failure by the FEM and by the Bishop’s Simplified Method is included. Chapter 5 presents the analysis of an excavations for the Rio de Janeiro Subway by the Finite Element Method. The analysis used a non-linear elastic model.Submitted by Fatima Fonseca (fatima.fonseca@sibi.ufrj.br) on 2017-12-07T18:16:53Z No. of bitstreams: 1 157542.pdf: 2148781 bytes, checksum: 75800b0a28c95adfb24016dfbc1eeb3c (MD5)Made available in DSpace on 2017-12-07T18:16:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 157542.pdf: 2148781 bytes, checksum: 75800b0a28c95adfb24016dfbc1eeb3c (MD5) Previous issue date: 1982-08porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILEngenharia CivilEstudo da estabilidade de valas escoradas por equilíbrio-limite e pelo método dos elementos finitosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINAL157542.pdf157542.pdfapplication/pdf2148781http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3260/1/157542.pdf75800b0a28c95adfb24016dfbc1eeb3cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3260/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXT157542.pdf.txt157542.pdf.txtExtracted texttext/plain138216http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3260/3/157542.pdf.txt967ed879f6b3d8e692b24605957162f6MD5311422/32602023-11-30 00:02:26.111oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:26Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo da estabilidade de valas escoradas por equilíbrio-limite e pelo método dos elementos finitos |
title |
Estudo da estabilidade de valas escoradas por equilíbrio-limite e pelo método dos elementos finitos |
spellingShingle |
Estudo da estabilidade de valas escoradas por equilíbrio-limite e pelo método dos elementos finitos Alves, Maria Cristina Moreira CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Engenharia Civil |
title_short |
Estudo da estabilidade de valas escoradas por equilíbrio-limite e pelo método dos elementos finitos |
title_full |
Estudo da estabilidade de valas escoradas por equilíbrio-limite e pelo método dos elementos finitos |
title_fullStr |
Estudo da estabilidade de valas escoradas por equilíbrio-limite e pelo método dos elementos finitos |
title_full_unstemmed |
Estudo da estabilidade de valas escoradas por equilíbrio-limite e pelo método dos elementos finitos |
title_sort |
Estudo da estabilidade de valas escoradas por equilíbrio-limite e pelo método dos elementos finitos |
author |
Alves, Maria Cristina Moreira |
author_facet |
Alves, Maria Cristina Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maria Cristina Moreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Francisco de Rezende |
contributor_str_mv |
Lopes, Francisco de Rezende |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Engenharia Civil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia Civil |
description |
Este trabalho aborda o comportamento de escavações escoradas através de diferentes métodos. O Capítulo 2 contém uma revisão bibliográfica de métodos expeditos e de equilíbrio-limite para análise de estabilidade de escavações e do Método dos Elementos Finitos. No item referente aos métodos de equilíbrio-limite introduziu-se, adicionalmente, uma proposição para cálculo do fator de segurança de escavações levando-se em conta o efeito estabilizante das estroncas através do Método de Bishop Simplificado. O Capítulo 3 contém um estudo paramétrico utilizando-se o Método de Bishop Simplificado (equilíbrio-limite), bem como uma comparação dos fatores de segurança fornecidos por este método e os obtidos através de proposições de Terzaghi e Tschebotarioff (métodos expeditos). No Capítulo 4 faz-se um estudo paramétrico de escavações escoradas pelo Método dos Elementos Finitos, utilizando-se o modelo elástico linear, e também comparações dos fatores de segurança à ruptura global obtidos com base neste método e pelo Método de Bishop Simplificado. No Capítulo 5 faz-se a simulação do comportamento da escavação de um trecho do Metrô do Rio de Janeiro pelo Método dos Elementos Finitos, utilizando-se o modelo elástico não linear. |
publishDate |
1982 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1982-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-07T18:16:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/3260 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/3260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3260/1/157542.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3260/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3260/3/157542.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
75800b0a28c95adfb24016dfbc1eeb3c dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 967ed879f6b3d8e692b24605957162f6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097097368207360 |