Mapeamento geológico da Serra Paraíso, Campos Gerais, Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marcos Vinicius Monteiro de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4358
Resumo: O contexto geológico da região estudada relaciona-se com o Complexo Campos Gerais e com sucessões metassedimentares siliciclásticas das nappes Varginha-Guaxupé e Luminárias - São Tomé das Letras - Carmo da Cachoeira. O objetivo desse trabalho foi confecção do mapeamento geológico e estrutural da Serra do Paraíso e adjacências. Foram reconhecidas quatro unidades: 1- Embasamento composto por ortognaisses migmatíticos arqueanos/paleoproterozóicos representando o Complexo Campos Gerais; 2 - Paragnaisses, representados por (hornblenda) biotita gnaisse; 3 - Quartzito com intercalações de muscovita xisto cinzento; 4 – Metagrauvaca. As três últimas unidades são relacionadas a Sucessões Metassedimentares Neoproterozoicas. As duas primeiras unidades metassedimentares são semelhantes àquelas encontradas nas unidades basais da Sequência Carrancas, Megassequência Andrelandia e as metagrauvacas com a Formação Samburá do Grupo Bambuí. Foram reconhecidas três fases de deformação. A fase D1 gerou uma grande dobra em bainha, dobras parasíticas simétricas fechadas a isoclinais, foliação principal continua S1 e lineação de estiramento L1 evidenciando transporte tectônico para ESE. A fase D2 está representada por uma grande dobra antiformal assimétrica plungeante inclinada para sul, vergência para norte e eixos com mergulhos para E ou W, além de uma xistosidade plano axial S1+2. A fase D3 redobra as estruturas anteriores em dobras abertas simétricas plungeantes para sul e planos axiais subverticais. O metamorfismo é representado por fácies xisto verde-anfibolito (hornblenda verde escura) com retrometamorfismo na fácies xisto verde (muscovita, clorita, estilpnomelana).
id UFRJ_7a1e3e6ddebdd5d44aa3e34dfd9d546e
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4358
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Mapeamento geológico da Serra Paraíso, Campos Gerais, Minas GeraisComplexo Campos GeraisSucessões Metassedimentares NeoproterozoicasnappesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIAO contexto geológico da região estudada relaciona-se com o Complexo Campos Gerais e com sucessões metassedimentares siliciclásticas das nappes Varginha-Guaxupé e Luminárias - São Tomé das Letras - Carmo da Cachoeira. O objetivo desse trabalho foi confecção do mapeamento geológico e estrutural da Serra do Paraíso e adjacências. Foram reconhecidas quatro unidades: 1- Embasamento composto por ortognaisses migmatíticos arqueanos/paleoproterozóicos representando o Complexo Campos Gerais; 2 - Paragnaisses, representados por (hornblenda) biotita gnaisse; 3 - Quartzito com intercalações de muscovita xisto cinzento; 4 – Metagrauvaca. As três últimas unidades são relacionadas a Sucessões Metassedimentares Neoproterozoicas. As duas primeiras unidades metassedimentares são semelhantes àquelas encontradas nas unidades basais da Sequência Carrancas, Megassequência Andrelandia e as metagrauvacas com a Formação Samburá do Grupo Bambuí. Foram reconhecidas três fases de deformação. A fase D1 gerou uma grande dobra em bainha, dobras parasíticas simétricas fechadas a isoclinais, foliação principal continua S1 e lineação de estiramento L1 evidenciando transporte tectônico para ESE. A fase D2 está representada por uma grande dobra antiformal assimétrica plungeante inclinada para sul, vergência para norte e eixos com mergulhos para E ou W, além de uma xistosidade plano axial S1+2. A fase D3 redobra as estruturas anteriores em dobras abertas simétricas plungeantes para sul e planos axiais subverticais. O metamorfismo é representado por fácies xisto verde-anfibolito (hornblenda verde escura) com retrometamorfismo na fácies xisto verde (muscovita, clorita, estilpnomelana).Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de GeociênciasUFRJPaciullo, Fabio Vito Pentagnahttp://lattes.cnpq.br/2359234904362347http://lattes.cnpq.br/3490919757616009Schmitt, Renata da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2313290767284040Nunes, Rodrigo Peternel Machadohttp://lattes.cnpq.br/0209228687442862Carvalho, Marcos Vinicius Monteiro de2018-07-17T16:15:47Z2023-12-21T03:03:20Z2010-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4358porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:20Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4358Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:20Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento geológico da Serra Paraíso, Campos Gerais, Minas Gerais
title Mapeamento geológico da Serra Paraíso, Campos Gerais, Minas Gerais
spellingShingle Mapeamento geológico da Serra Paraíso, Campos Gerais, Minas Gerais
Carvalho, Marcos Vinicius Monteiro de
Complexo Campos Gerais
Sucessões Metassedimentares Neoproterozoicas
nappes
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
title_short Mapeamento geológico da Serra Paraíso, Campos Gerais, Minas Gerais
title_full Mapeamento geológico da Serra Paraíso, Campos Gerais, Minas Gerais
title_fullStr Mapeamento geológico da Serra Paraíso, Campos Gerais, Minas Gerais
title_full_unstemmed Mapeamento geológico da Serra Paraíso, Campos Gerais, Minas Gerais
title_sort Mapeamento geológico da Serra Paraíso, Campos Gerais, Minas Gerais
author Carvalho, Marcos Vinicius Monteiro de
author_facet Carvalho, Marcos Vinicius Monteiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paciullo, Fabio Vito Pentagna
http://lattes.cnpq.br/2359234904362347
http://lattes.cnpq.br/3490919757616009
Schmitt, Renata da Silva
http://lattes.cnpq.br/2313290767284040
Nunes, Rodrigo Peternel Machado
http://lattes.cnpq.br/0209228687442862
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marcos Vinicius Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Complexo Campos Gerais
Sucessões Metassedimentares Neoproterozoicas
nappes
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
topic Complexo Campos Gerais
Sucessões Metassedimentares Neoproterozoicas
nappes
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
description O contexto geológico da região estudada relaciona-se com o Complexo Campos Gerais e com sucessões metassedimentares siliciclásticas das nappes Varginha-Guaxupé e Luminárias - São Tomé das Letras - Carmo da Cachoeira. O objetivo desse trabalho foi confecção do mapeamento geológico e estrutural da Serra do Paraíso e adjacências. Foram reconhecidas quatro unidades: 1- Embasamento composto por ortognaisses migmatíticos arqueanos/paleoproterozóicos representando o Complexo Campos Gerais; 2 - Paragnaisses, representados por (hornblenda) biotita gnaisse; 3 - Quartzito com intercalações de muscovita xisto cinzento; 4 – Metagrauvaca. As três últimas unidades são relacionadas a Sucessões Metassedimentares Neoproterozoicas. As duas primeiras unidades metassedimentares são semelhantes àquelas encontradas nas unidades basais da Sequência Carrancas, Megassequência Andrelandia e as metagrauvacas com a Formação Samburá do Grupo Bambuí. Foram reconhecidas três fases de deformação. A fase D1 gerou uma grande dobra em bainha, dobras parasíticas simétricas fechadas a isoclinais, foliação principal continua S1 e lineação de estiramento L1 evidenciando transporte tectônico para ESE. A fase D2 está representada por uma grande dobra antiformal assimétrica plungeante inclinada para sul, vergência para norte e eixos com mergulhos para E ou W, além de uma xistosidade plano axial S1+2. A fase D3 redobra as estruturas anteriores em dobras abertas simétricas plungeantes para sul e planos axiais subverticais. O metamorfismo é representado por fácies xisto verde-anfibolito (hornblenda verde escura) com retrometamorfismo na fácies xisto verde (muscovita, clorita, estilpnomelana).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04
2018-07-17T16:15:47Z
2023-12-21T03:03:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4358
url http://hdl.handle.net/11422/4358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Geociências
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Geociências
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455974950961152