Questões éticas na sociedade da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Felipe Correa Oliveira de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/281
Resumo: A informação pode ser considerada como objeto agregado de valor que auxilia na tomada de decisões; sem ela os governos e negócios do mundo todo não podem funcionar. A chamada Sociedade da Informação e do Conhecimento se firma nas Tecnologias de Informação e Comunicação desenvolvidas no século XX e início do século XXI, e através dessas, pessoas do mundo inteiro podem se inter-relacionar. Porém, tal avanço tecnológico trouxe determinadas questões de cunho ético que merecem ser observadas, tais como roubo de informações, difamação, exclusão digital etc. Deve se ter em mente também, que este sistema é direcionado principalmente para o mercado. Outro fator a ser considerado, é a grande quantidade de informações que circulam nas mídias nos tempos atuais. Esta grande carga de informações pode vir a prejudicar a capacidade de reflexão dos indivíduos e, como conseqüência, a sua capacidade de pensar e ponderar a respeito daquilo que se busca, além de atrapalhar o raciocínio em cima de conceitos éticos. O bibliotecário deve ter consciência das características inerentes à Sociedade da Informação e, além de suas habilidades de ensinar a recuperar informações, este profissional deve procurar incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo nos seus usuários. Esta pesquisa visa propor, através de uma extensa revisão de literatura, uma meditação a respeito deste tema tão pertinente à sociedade de hoje.
id UFRJ_7a5dafd704848a7b9ed17907cc7d454f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/281
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Questões éticas na sociedade da informaçãoÉticaQuestões ÉticasSociedade da informaçãoBibliotecárioCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAA informação pode ser considerada como objeto agregado de valor que auxilia na tomada de decisões; sem ela os governos e negócios do mundo todo não podem funcionar. A chamada Sociedade da Informação e do Conhecimento se firma nas Tecnologias de Informação e Comunicação desenvolvidas no século XX e início do século XXI, e através dessas, pessoas do mundo inteiro podem se inter-relacionar. Porém, tal avanço tecnológico trouxe determinadas questões de cunho ético que merecem ser observadas, tais como roubo de informações, difamação, exclusão digital etc. Deve se ter em mente também, que este sistema é direcionado principalmente para o mercado. Outro fator a ser considerado, é a grande quantidade de informações que circulam nas mídias nos tempos atuais. Esta grande carga de informações pode vir a prejudicar a capacidade de reflexão dos indivíduos e, como conseqüência, a sua capacidade de pensar e ponderar a respeito daquilo que se busca, além de atrapalhar o raciocínio em cima de conceitos éticos. O bibliotecário deve ter consciência das características inerentes à Sociedade da Informação e, além de suas habilidades de ensinar a recuperar informações, este profissional deve procurar incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo nos seus usuários. Esta pesquisa visa propor, através de uma extensa revisão de literatura, uma meditação a respeito deste tema tão pertinente à sociedade de hoje.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJSenna, Ana MariaFilho, Maria das Graças Freitas SouzaSá, Maria Irene da Fonseca eMello, Felipe Correa Oliveira de2016-05-06T12:35:34Z2023-12-21T03:04:32Z2011-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/281porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:32Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/281Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:32Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões éticas na sociedade da informação
title Questões éticas na sociedade da informação
spellingShingle Questões éticas na sociedade da informação
Mello, Felipe Correa Oliveira de
Ética
Questões Éticas
Sociedade da informação
Bibliotecário
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
title_short Questões éticas na sociedade da informação
title_full Questões éticas na sociedade da informação
title_fullStr Questões éticas na sociedade da informação
title_full_unstemmed Questões éticas na sociedade da informação
title_sort Questões éticas na sociedade da informação
author Mello, Felipe Correa Oliveira de
author_facet Mello, Felipe Correa Oliveira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Senna, Ana Maria
Filho, Maria das Graças Freitas Souza
Sá, Maria Irene da Fonseca e
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Felipe Correa Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Questões Éticas
Sociedade da informação
Bibliotecário
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
topic Ética
Questões Éticas
Sociedade da informação
Bibliotecário
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description A informação pode ser considerada como objeto agregado de valor que auxilia na tomada de decisões; sem ela os governos e negócios do mundo todo não podem funcionar. A chamada Sociedade da Informação e do Conhecimento se firma nas Tecnologias de Informação e Comunicação desenvolvidas no século XX e início do século XXI, e através dessas, pessoas do mundo inteiro podem se inter-relacionar. Porém, tal avanço tecnológico trouxe determinadas questões de cunho ético que merecem ser observadas, tais como roubo de informações, difamação, exclusão digital etc. Deve se ter em mente também, que este sistema é direcionado principalmente para o mercado. Outro fator a ser considerado, é a grande quantidade de informações que circulam nas mídias nos tempos atuais. Esta grande carga de informações pode vir a prejudicar a capacidade de reflexão dos indivíduos e, como conseqüência, a sua capacidade de pensar e ponderar a respeito daquilo que se busca, além de atrapalhar o raciocínio em cima de conceitos éticos. O bibliotecário deve ter consciência das características inerentes à Sociedade da Informação e, além de suas habilidades de ensinar a recuperar informações, este profissional deve procurar incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo nos seus usuários. Esta pesquisa visa propor, através de uma extensa revisão de literatura, uma meditação a respeito deste tema tão pertinente à sociedade de hoje.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-05
2016-05-06T12:35:34Z
2023-12-21T03:04:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/281
url http://hdl.handle.net/11422/281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455952155967488