Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benedito, Luíza Leonardo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11002
Resumo: Apresenta um conjunto de reflexões críticas que buscam analisar as associações e distanciamentos entre mídia, consumo e infração entre jovens na contemporaneidade. Busca fomentar o debate sobre o tratamento que a mídia televisiva tem dado à questão do ato infracional e sua relação com o consumo por crianças e adolescentes de origem pobre, em situação de vulnerabilidade e risco sociais. Para a elaboração deste tema foram utilizadas pesquisas bibliográficas e análise empírica de um programa jornalístico, mostrando como tais programas propagam o senso comum, contribuindo para a ratificação da ideologia dominante acerca da juventude em conflito com a lei. A pesquisa empírica e a análise midiática foram satisfatórias quanto ao alcance do objetivo proposto, respondendo a três perguntas que foram propostas neste trabalho: Qual o tratamento da mídia aos jovens pobres? Como a mídia propaga o pensamento baseado no senso comum? Como o consumismo e as propagandas impactam nos jovens em vulnerabilidade social?
id UFRJ_7aac1b7527f4bec6d2604f651389582b
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11002
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescênciaMeios de comunicação de massaConsumismoMenor infratorCidadaniaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENORApresenta um conjunto de reflexões críticas que buscam analisar as associações e distanciamentos entre mídia, consumo e infração entre jovens na contemporaneidade. Busca fomentar o debate sobre o tratamento que a mídia televisiva tem dado à questão do ato infracional e sua relação com o consumo por crianças e adolescentes de origem pobre, em situação de vulnerabilidade e risco sociais. Para a elaboração deste tema foram utilizadas pesquisas bibliográficas e análise empírica de um programa jornalístico, mostrando como tais programas propagam o senso comum, contribuindo para a ratificação da ideologia dominante acerca da juventude em conflito com a lei. A pesquisa empírica e a análise midiática foram satisfatórias quanto ao alcance do objetivo proposto, respondendo a três perguntas que foram propostas neste trabalho: Qual o tratamento da mídia aos jovens pobres? Como a mídia propaga o pensamento baseado no senso comum? Como o consumismo e as propagandas impactam nos jovens em vulnerabilidade social?Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Serviço SocialUFRJGarcia, Joana Angélica Barbosahttp://lattes.cnpq.br/9449921531811959Benedito, Luíza Leonardo2020-01-09T16:59:56Z2023-12-21T03:06:38Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBENEDITO, Luíza Leonardo. Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência. 2016. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/11002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:38Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11002Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:38Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência
title Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência
spellingShingle Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência
Benedito, Luíza Leonardo
Meios de comunicação de massa
Consumismo
Menor infrator
Cidadania
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR
title_short Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência
title_full Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência
title_fullStr Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência
title_full_unstemmed Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência
title_sort Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência
author Benedito, Luíza Leonardo
author_facet Benedito, Luíza Leonardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Joana Angélica Barbosa
http://lattes.cnpq.br/9449921531811959
dc.contributor.author.fl_str_mv Benedito, Luíza Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Meios de comunicação de massa
Consumismo
Menor infrator
Cidadania
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR
topic Meios de comunicação de massa
Consumismo
Menor infrator
Cidadania
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR
description Apresenta um conjunto de reflexões críticas que buscam analisar as associações e distanciamentos entre mídia, consumo e infração entre jovens na contemporaneidade. Busca fomentar o debate sobre o tratamento que a mídia televisiva tem dado à questão do ato infracional e sua relação com o consumo por crianças e adolescentes de origem pobre, em situação de vulnerabilidade e risco sociais. Para a elaboração deste tema foram utilizadas pesquisas bibliográficas e análise empírica de um programa jornalístico, mostrando como tais programas propagam o senso comum, contribuindo para a ratificação da ideologia dominante acerca da juventude em conflito com a lei. A pesquisa empírica e a análise midiática foram satisfatórias quanto ao alcance do objetivo proposto, respondendo a três perguntas que foram propostas neste trabalho: Qual o tratamento da mídia aos jovens pobres? Como a mídia propaga o pensamento baseado no senso comum? Como o consumismo e as propagandas impactam nos jovens em vulnerabilidade social?
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-01-09T16:59:56Z
2023-12-21T03:06:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BENEDITO, Luíza Leonardo. Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência. 2016. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/11002
identifier_str_mv BENEDITO, Luíza Leonardo. Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência. 2016. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/11002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Serviço Social
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Serviço Social
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455964769288192