Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11002 |
Resumo: | Apresenta um conjunto de reflexões críticas que buscam analisar as associações e distanciamentos entre mídia, consumo e infração entre jovens na contemporaneidade. Busca fomentar o debate sobre o tratamento que a mídia televisiva tem dado à questão do ato infracional e sua relação com o consumo por crianças e adolescentes de origem pobre, em situação de vulnerabilidade e risco sociais. Para a elaboração deste tema foram utilizadas pesquisas bibliográficas e análise empírica de um programa jornalístico, mostrando como tais programas propagam o senso comum, contribuindo para a ratificação da ideologia dominante acerca da juventude em conflito com a lei. A pesquisa empírica e a análise midiática foram satisfatórias quanto ao alcance do objetivo proposto, respondendo a três perguntas que foram propostas neste trabalho: Qual o tratamento da mídia aos jovens pobres? Como a mídia propaga o pensamento baseado no senso comum? Como o consumismo e as propagandas impactam nos jovens em vulnerabilidade social? |
id |
UFRJ_7aac1b7527f4bec6d2604f651389582b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/11002 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescênciaMeios de comunicação de massaConsumismoMenor infratorCidadaniaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENORApresenta um conjunto de reflexões críticas que buscam analisar as associações e distanciamentos entre mídia, consumo e infração entre jovens na contemporaneidade. Busca fomentar o debate sobre o tratamento que a mídia televisiva tem dado à questão do ato infracional e sua relação com o consumo por crianças e adolescentes de origem pobre, em situação de vulnerabilidade e risco sociais. Para a elaboração deste tema foram utilizadas pesquisas bibliográficas e análise empírica de um programa jornalístico, mostrando como tais programas propagam o senso comum, contribuindo para a ratificação da ideologia dominante acerca da juventude em conflito com a lei. A pesquisa empírica e a análise midiática foram satisfatórias quanto ao alcance do objetivo proposto, respondendo a três perguntas que foram propostas neste trabalho: Qual o tratamento da mídia aos jovens pobres? Como a mídia propaga o pensamento baseado no senso comum? Como o consumismo e as propagandas impactam nos jovens em vulnerabilidade social?Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Serviço SocialUFRJGarcia, Joana Angélica Barbosahttp://lattes.cnpq.br/9449921531811959Benedito, Luíza Leonardo2020-01-09T16:59:56Z2023-12-21T03:06:38Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBENEDITO, Luíza Leonardo. Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência. 2016. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/11002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:38Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11002Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:38Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência |
title |
Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência |
spellingShingle |
Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência Benedito, Luíza Leonardo Meios de comunicação de massa Consumismo Menor infrator Cidadania CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR |
title_short |
Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência |
title_full |
Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência |
title_fullStr |
Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência |
title_full_unstemmed |
Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência |
title_sort |
Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência |
author |
Benedito, Luíza Leonardo |
author_facet |
Benedito, Luíza Leonardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Joana Angélica Barbosa http://lattes.cnpq.br/9449921531811959 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benedito, Luíza Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meios de comunicação de massa Consumismo Menor infrator Cidadania CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR |
topic |
Meios de comunicação de massa Consumismo Menor infrator Cidadania CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR |
description |
Apresenta um conjunto de reflexões críticas que buscam analisar as associações e distanciamentos entre mídia, consumo e infração entre jovens na contemporaneidade. Busca fomentar o debate sobre o tratamento que a mídia televisiva tem dado à questão do ato infracional e sua relação com o consumo por crianças e adolescentes de origem pobre, em situação de vulnerabilidade e risco sociais. Para a elaboração deste tema foram utilizadas pesquisas bibliográficas e análise empírica de um programa jornalístico, mostrando como tais programas propagam o senso comum, contribuindo para a ratificação da ideologia dominante acerca da juventude em conflito com a lei. A pesquisa empírica e a análise midiática foram satisfatórias quanto ao alcance do objetivo proposto, respondendo a três perguntas que foram propostas neste trabalho: Qual o tratamento da mídia aos jovens pobres? Como a mídia propaga o pensamento baseado no senso comum? Como o consumismo e as propagandas impactam nos jovens em vulnerabilidade social? |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2020-01-09T16:59:56Z 2023-12-21T03:06:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BENEDITO, Luíza Leonardo. Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência. 2016. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/11002 |
identifier_str_mv |
BENEDITO, Luíza Leonardo. Mídia, consumo e infração: associações e imputações acerca da adolescência. 2016. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/11002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Serviço Social UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Serviço Social UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455964769288192 |