Aplicações de realidade aumentada e virtual para auxiliar a educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17315 |
Resumo: | Há anos procuram-se práticas que visem melhorar ou auxiliar a educação. Esta busca muitas vezes se apoia no avanço tecnológico de forma a utilizá-lo em salas de aula para melhor apresentar os temas discutidos. Com o passar dos anos houve diversos avanços nas tecnologias de Realidade Aumentada, que consiste na inserção de objetos virtuais no ambiente real, e Virtual, que consiste na imersão parcial ou completa do usuário em um ambiente virtual. Com isso, os olhares de alguns pesquisadores e educadores se voltaram para esta nova e emergente tecnologia pensando em como utilizá-la alinhada à educação, de forma a auxiliá-la. Este projeto, portanto, apresenta os benefícios da utilização destas tecnologias na educação, bem como dois protótipos de aplicações de Realidade Aumentada e Virtual voltadas para o ensino de biologia e geografia, exemplificando então como estas tecnologias seriam utilizadas. Além disso, este trabalho também compara os protótipos desenvolvidos a quatro soluções similares atualmente comercializadas e descreve um estudo experimental realizado. |
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Aplicações de realidade aumentada e virtual para auxiliar a educaçãoAugmented and virtual reality applications to aid educationRealidade aumentadaRealidade virtualGamificaçãoEducaçãoCNPQ::ENGENHARIASHá anos procuram-se práticas que visem melhorar ou auxiliar a educação. Esta busca muitas vezes se apoia no avanço tecnológico de forma a utilizá-lo em salas de aula para melhor apresentar os temas discutidos. Com o passar dos anos houve diversos avanços nas tecnologias de Realidade Aumentada, que consiste na inserção de objetos virtuais no ambiente real, e Virtual, que consiste na imersão parcial ou completa do usuário em um ambiente virtual. Com isso, os olhares de alguns pesquisadores e educadores se voltaram para esta nova e emergente tecnologia pensando em como utilizá-la alinhada à educação, de forma a auxiliá-la. Este projeto, portanto, apresenta os benefícios da utilização destas tecnologias na educação, bem como dois protótipos de aplicações de Realidade Aumentada e Virtual voltadas para o ensino de biologia e geografia, exemplificando então como estas tecnologias seriam utilizadas. Além disso, este trabalho também compara os protótipos desenvolvidos a quatro soluções similares atualmente comercializadas e descreve um estudo experimental realizado.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJWerner, Claudia Maria LimeRodrigues, Claudia Susie CamargoResende Junior, Fernando Gil VianaFernandes, Filipe ArantesMartins, Bruno Dias2022-06-20T19:04:12Z2023-12-21T03:08:58Z2018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/17315porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:58Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17315Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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