A construção das subjetividades femininas em nuevo teatro crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Isabela Roque
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2645
Resumo: Analisar a construção das subjetividades femininas na revista espanhola Nuevo Teatro Crítico (1891-1893), organizada e financiada pela escritora Emilia Pardo Bazán. Diante da variedade de temas discutidos em NTC, consideraremos apenas aqueles que julgamos serem fundamentais para a realização de apreciações, questionamentos e problematizações no campo dos estudos literários e dos estudos sobre as subjetividades da mulher. Dentre eles, destacamos: as figuras femininas na literatura, as relações familiares, a infância, o ensino ofertado a homens e mulheres e o trabalho feminino. Empenharemo-nos em expor as estratégias discursivas utilizadas por Pardo Bazán que protestam contra a vigência da hierarquização das relações entre os gêneros, com a finalidade de questionar o patriarcado na Espanha oitocentista. Igualmente ao que foi protestado abertamente, merece enfoque a discussão acerca do silêncio e do não dito pela escritora em seus artigos. Somos produtos de construções discursivas, principalmente porque nos construímos a partir do momento que entramos em contato com o discurso do outro. E por ser a experiência humana um evento tanto individual como coletivo, examinaremos também, com base nos conceitos de polifonia e de dialogismo (BAKHTIN, 1995; 2006), em que medida a voz de Emilia Pardo Bazán contesta ou se identifica com outros discursos, em especial os que tratam do reconhecimento e da valorização da mulher na sociedade patriarcal do século XIX. Destacamos, ainda, a proposta de apresentar a revista NTC como uma importante fonte de criação e reprodução de imaginários sociais. Tratar da imprensa feminina no século XIX, assim como da Literatura produzida nesse período, requer reconhecer a importância e o significativo papel dessas construções mentais na criação de “nuevas formaciones discursivas para representar la <<modernidad>>, lo moderno, el nuevo sujeto social” (ZAVALA,1990).
id UFRJ_7cd497b80efe71340cffc1800e33d8b3
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2645
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Loureiro, Isabela Roque2017-08-14T22:30:13Z2023-11-30T03:02:14Z2015-01http://hdl.handle.net/11422/2645Analisar a construção das subjetividades femininas na revista espanhola Nuevo Teatro Crítico (1891-1893), organizada e financiada pela escritora Emilia Pardo Bazán. Diante da variedade de temas discutidos em NTC, consideraremos apenas aqueles que julgamos serem fundamentais para a realização de apreciações, questionamentos e problematizações no campo dos estudos literários e dos estudos sobre as subjetividades da mulher. Dentre eles, destacamos: as figuras femininas na literatura, as relações familiares, a infância, o ensino ofertado a homens e mulheres e o trabalho feminino. Empenharemo-nos em expor as estratégias discursivas utilizadas por Pardo Bazán que protestam contra a vigência da hierarquização das relações entre os gêneros, com a finalidade de questionar o patriarcado na Espanha oitocentista. Igualmente ao que foi protestado abertamente, merece enfoque a discussão acerca do silêncio e do não dito pela escritora em seus artigos. Somos produtos de construções discursivas, principalmente porque nos construímos a partir do momento que entramos em contato com o discurso do outro. E por ser a experiência humana um evento tanto individual como coletivo, examinaremos também, com base nos conceitos de polifonia e de dialogismo (BAKHTIN, 1995; 2006), em que medida a voz de Emilia Pardo Bazán contesta ou se identifica com outros discursos, em especial os que tratam do reconhecimento e da valorização da mulher na sociedade patriarcal do século XIX. Destacamos, ainda, a proposta de apresentar a revista NTC como uma importante fonte de criação e reprodução de imaginários sociais. Tratar da imprensa feminina no século XIX, assim como da Literatura produzida nesse período, requer reconhecer a importância e o significativo papel dessas construções mentais na criação de “nuevas formaciones discursivas para representar la <<modernidad>>, lo moderno, el nuevo sujeto social” (ZAVALA,1990).Analyze the construction of feminine subjectivities in the Spanish magazine Nuevo Teatro Critico (1891-1893), organized and financed by the writer Emilia Pardo Bazán. In view of the variety of themes discussed in NTC, we will consider only those that we consider to be fundamental for the appreciation, questioning and problematizations in the field of literary studies and studies on the subjectivities of women. Among them, we highlight: female figures in literature, family relationships, childhood, teaching offered to men and women and women's work. We will endeavor to expose the discursive strategies used by Pardo Bazán that protest against the validity of the hierarchy of relations between the genres, in order to question the patriarchy in nineteenth-century Spain. Similarly to what has been openly protested, the discussion about silence and the unsaid by the writer in her articles merits focus. We are products of discursive constructions, mainly because we build ourselves from the moment we come in contact with the discourse of the other. And because human experience is both an individual and collective event, we will also examine, based on the concepts of polyphony and dialogism (BAKHTIN, 1995, 2006), to what extent the voice of Emilia Pardo Bazán contests or identifies with other discourses, Especially those dealing with the recognition and appreciation of women in nineteenth-century patriarchal society. We also highlight the proposal to present the journal NTC as an important source of creation and reproduction of social imaginaries. Dealing with the press Feminism in the nineteenth century, as well as the literature produced in this period, requires recognizing the importance and the significant role of these mental constructs in the creation of "new discursive formations to represent modernity, the modern, the new social subject" (ZAVALA ,1990).Submitted by Bruna Carla Cajé (brunacaje@hotmail.com) on 2017-08-14T22:30:13Z No. of bitstreams: 1 LoureiroI.pdf: 2421839 bytes, checksum: 07b7b722fc6b472295f5132e10ac505d (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-14T22:30:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LoureiroI.pdf: 2421839 bytes, checksum: 07b7b722fc6b472295f5132e10ac505d (MD5) Previous issue date: 2015-01porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASSubjetividade femininaImaginário socioculturalDiscurso feministaImprensa espanholaSéculo XIXA construção das subjetividades femininas em nuevo teatro críticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportabertoBrasilFaculdade de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALLoureiroI.pdfLoureiroI.pdfapplication/pdf2421839http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2645/1/LoureiroI.pdf07b7b722fc6b472295f5132e10ac505dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2645/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTLoureiroI.pdf.txtLoureiroI.pdf.txtExtracted texttext/plain467762http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2645/3/LoureiroI.pdf.txt9042083916d93dcbdd736511fc7d8ce1MD5311422/26452023-11-30 00:02:14.444oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:14Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção das subjetividades femininas em nuevo teatro crítico
title A construção das subjetividades femininas em nuevo teatro crítico
spellingShingle A construção das subjetividades femininas em nuevo teatro crítico
Loureiro, Isabela Roque
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Subjetividade feminina
Imaginário sociocultural
Discurso feminista
Imprensa espanhola
Século XIX
title_short A construção das subjetividades femininas em nuevo teatro crítico
title_full A construção das subjetividades femininas em nuevo teatro crítico
title_fullStr A construção das subjetividades femininas em nuevo teatro crítico
title_full_unstemmed A construção das subjetividades femininas em nuevo teatro crítico
title_sort A construção das subjetividades femininas em nuevo teatro crítico
author Loureiro, Isabela Roque
author_facet Loureiro, Isabela Roque
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Isabela Roque
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Subjetividade feminina
Imaginário sociocultural
Discurso feminista
Imprensa espanhola
Século XIX
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade feminina
Imaginário sociocultural
Discurso feminista
Imprensa espanhola
Século XIX
description Analisar a construção das subjetividades femininas na revista espanhola Nuevo Teatro Crítico (1891-1893), organizada e financiada pela escritora Emilia Pardo Bazán. Diante da variedade de temas discutidos em NTC, consideraremos apenas aqueles que julgamos serem fundamentais para a realização de apreciações, questionamentos e problematizações no campo dos estudos literários e dos estudos sobre as subjetividades da mulher. Dentre eles, destacamos: as figuras femininas na literatura, as relações familiares, a infância, o ensino ofertado a homens e mulheres e o trabalho feminino. Empenharemo-nos em expor as estratégias discursivas utilizadas por Pardo Bazán que protestam contra a vigência da hierarquização das relações entre os gêneros, com a finalidade de questionar o patriarcado na Espanha oitocentista. Igualmente ao que foi protestado abertamente, merece enfoque a discussão acerca do silêncio e do não dito pela escritora em seus artigos. Somos produtos de construções discursivas, principalmente porque nos construímos a partir do momento que entramos em contato com o discurso do outro. E por ser a experiência humana um evento tanto individual como coletivo, examinaremos também, com base nos conceitos de polifonia e de dialogismo (BAKHTIN, 1995; 2006), em que medida a voz de Emilia Pardo Bazán contesta ou se identifica com outros discursos, em especial os que tratam do reconhecimento e da valorização da mulher na sociedade patriarcal do século XIX. Destacamos, ainda, a proposta de apresentar a revista NTC como uma importante fonte de criação e reprodução de imaginários sociais. Tratar da imprensa feminina no século XIX, assim como da Literatura produzida nesse período, requer reconhecer a importância e o significativo papel dessas construções mentais na criação de “nuevas formaciones discursivas para representar la <<modernidad>>, lo moderno, el nuevo sujeto social” (ZAVALA,1990).
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-14T22:30:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/2645
url http://hdl.handle.net/11422/2645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2645/1/LoureiroI.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2645/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2645/3/LoureiroI.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 07b7b722fc6b472295f5132e10ac505d
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
9042083916d93dcbdd736511fc7d8ce1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097093223186432