Simulação do colapso progressivo da seção mestra de um navio militar devido à flexão longitudinal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/7420 |
Resumo: | The necessity of safeguarding the rights and exercising Brazil's obligations at sea, on the continental shelf and its extension (Blue Amazon), generates the need to design and obtain efficient and reliable combat platforms, which are described in the National Defense Strategy (NDS). Aiming at structural efficiency, this work analyzed the progressive collapse of the midship of a military vessel due to longitudinal bending designed by standard. After the validation of the boundary conditions and the analysis of the midship section, we obtained the percentage differences between the last moments, sagging and hogging, calculated by the norm and those resulting from the simulation by finite elements. The percentage differences between the last buckling stress of the different stiffness and those obtained in the buckling of the profiles and plates were also obtained. The results were 18% and 23% of differences in sagging and hogging, respectively. The overall average difference between the critical stress encountered and the standard stress was 44%. |
id |
UFRJ_7d3ff533f67ef2c8e87f4fa2c91d7be6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/7420 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Simulação do colapso progressivo da seção mestra de um navio militar devido à flexão longitudinalEngenharia oceânicaPlataformas de combateCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICAThe necessity of safeguarding the rights and exercising Brazil's obligations at sea, on the continental shelf and its extension (Blue Amazon), generates the need to design and obtain efficient and reliable combat platforms, which are described in the National Defense Strategy (NDS). Aiming at structural efficiency, this work analyzed the progressive collapse of the midship of a military vessel due to longitudinal bending designed by standard. After the validation of the boundary conditions and the analysis of the midship section, we obtained the percentage differences between the last moments, sagging and hogging, calculated by the norm and those resulting from the simulation by finite elements. The percentage differences between the last buckling stress of the different stiffness and those obtained in the buckling of the profiles and plates were also obtained. The results were 18% and 23% of differences in sagging and hogging, respectively. The overall average difference between the critical stress encountered and the standard stress was 44%.A imprescindibilidade de salvaguardar os direitos e exercer os deveres do Brasil no mar, na plataforma continental e sua extensão (Amazônia Azul), gera a necessidade do projeto e obtenção de plataformas de combate eficientes e confiáveis os quais estão descritos na Estratégia Nacional de Defesa (END). Objetivando a eficiência estrutural este trabalho analisou o colapso progressivo da seção mestra de um navio militar devida à flexão longitudinal projetado por norma. Após a validação das condições de contorno e da análise da seção mestra obteve-se as diferenças percentuais entre os momentos últimos, tosamento e alquebramento, calculados pela norma e os resultantes da simulação por elementos finitos. Obteve-se, também, as diferenças percentuais entre as tensões últimas de flambagem dos diversos escantilhões e as obtidas na flambagem dos perfis e chapas. Os resultados foram 18% e 23% de diferenças em tosamento e alquebramento, respectivamente. A diferença global média entre as tensões últimas encontradas e as previstas por norma foi de 44%.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia OceânicaUFRJCyrino, Julio Cesar Ramalhohttp://lattes.cnpq.br/5661890233171079Vaz, Murilo AugustoEllwanger, Gilberto BrunoOliveira, Jeferson Ferreira de2019-04-25T16:51:25Z2023-12-21T03:00:14Z2017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11422/7420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:14Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/7420Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:14Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Simulação do colapso progressivo da seção mestra de um navio militar devido à flexão longitudinal |
title |
Simulação do colapso progressivo da seção mestra de um navio militar devido à flexão longitudinal |
spellingShingle |
Simulação do colapso progressivo da seção mestra de um navio militar devido à flexão longitudinal Oliveira, Jeferson Ferreira de Engenharia oceânica Plataformas de combate CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA |
title_short |
Simulação do colapso progressivo da seção mestra de um navio militar devido à flexão longitudinal |
title_full |
Simulação do colapso progressivo da seção mestra de um navio militar devido à flexão longitudinal |
title_fullStr |
Simulação do colapso progressivo da seção mestra de um navio militar devido à flexão longitudinal |
title_full_unstemmed |
Simulação do colapso progressivo da seção mestra de um navio militar devido à flexão longitudinal |
title_sort |
Simulação do colapso progressivo da seção mestra de um navio militar devido à flexão longitudinal |
author |
Oliveira, Jeferson Ferreira de |
author_facet |
Oliveira, Jeferson Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cyrino, Julio Cesar Ramalho http://lattes.cnpq.br/5661890233171079 Vaz, Murilo Augusto Ellwanger, Gilberto Bruno |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jeferson Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia oceânica Plataformas de combate CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA |
topic |
Engenharia oceânica Plataformas de combate CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA |
description |
The necessity of safeguarding the rights and exercising Brazil's obligations at sea, on the continental shelf and its extension (Blue Amazon), generates the need to design and obtain efficient and reliable combat platforms, which are described in the National Defense Strategy (NDS). Aiming at structural efficiency, this work analyzed the progressive collapse of the midship of a military vessel due to longitudinal bending designed by standard. After the validation of the boundary conditions and the analysis of the midship section, we obtained the percentage differences between the last moments, sagging and hogging, calculated by the norm and those resulting from the simulation by finite elements. The percentage differences between the last buckling stress of the different stiffness and those obtained in the buckling of the profiles and plates were also obtained. The results were 18% and 23% of differences in sagging and hogging, respectively. The overall average difference between the critical stress encountered and the standard stress was 44%. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09 2019-04-25T16:51:25Z 2023-12-21T03:00:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/7420 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/7420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455985814208512 |