Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hirose, Cinthia Sayuri Ota
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12216
Resumo: A Zara Brasil é uma líder varejista no mercado brasileiro há vinte anos. A marca se destacou como pioneira na produção de moda rápida, conhecida como fast fashion, e também apresentou um dos mais conhecidos casos de escravidão contemporânea no país. Um acontecimento de tamanha gravidade é capaz de levar uma empresa às ruínas, mas não foi esse o caso. O objetivo principal do estudo em questão é identificar as motivações para o consumo na Zara Brasil, procurando entender o que leva as clientes a optarem pela marca mesmo conhecendo as práticas insustentáveis da empresa. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica que forneceu embasamento para as discussões sobre o desenvolvimento sustentável e o consumo de produtos conscientes, o modelo fast fashion e suas implicações para o planeta, e para discorrer sobre diferentes abordagens sobre motivações de consumo. O histórico da Zara, os detalhes sobre as descobertas de trabalho análogo ao de escravo na produção da marca, assim como as penalizações aplicadas e as atuais condições para o trabalhador foram abordados para proporcionar contextualização necessária para a realização das entrevistas. A população selecionada foi de mulheres consumidoras da Zara Brasil de um centro comercial localizado no Rio de Janeiro que tinham conhecimento prévio das práticas insustentáveis da marca. Os depoimentos foram gravados, transcritos e analisados sob a técnica de análise de conteúdo, observando-se a frequência de opiniões comuns entre participantes, destacando os trechos mais expressivos e associando-nos aos referenciais teóricos estudados.
id UFRJ_7fabe696a778bc7cc4321a42476a24d8
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12216
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Hirose, Cinthia Sayuri Otahttp://lattes.cnpq.br/0953835537107990Afonso, Rita de Cassia Monteiro2020-05-12T17:57:38Z2023-11-30T03:03:57Z2019-06http://hdl.handle.net/11422/12216Submitted by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2019-10-07T14:09:57Z No. of bitstreams: 1 CSOHirose.pdf: 289972 bytes, checksum: 361d8036d8e0cb863b31f44bf2ba4aff (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2020-05-12T17:57:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CSOHirose.pdf: 289972 bytes, checksum: 361d8036d8e0cb863b31f44bf2ba4aff (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-12T17:57:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CSOHirose.pdf: 289972 bytes, checksum: 361d8036d8e0cb863b31f44bf2ba4aff (MD5) Previous issue date: 2019-06A Zara Brasil é uma líder varejista no mercado brasileiro há vinte anos. A marca se destacou como pioneira na produção de moda rápida, conhecida como fast fashion, e também apresentou um dos mais conhecidos casos de escravidão contemporânea no país. Um acontecimento de tamanha gravidade é capaz de levar uma empresa às ruínas, mas não foi esse o caso. O objetivo principal do estudo em questão é identificar as motivações para o consumo na Zara Brasil, procurando entender o que leva as clientes a optarem pela marca mesmo conhecendo as práticas insustentáveis da empresa. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica que forneceu embasamento para as discussões sobre o desenvolvimento sustentável e o consumo de produtos conscientes, o modelo fast fashion e suas implicações para o planeta, e para discorrer sobre diferentes abordagens sobre motivações de consumo. O histórico da Zara, os detalhes sobre as descobertas de trabalho análogo ao de escravo na produção da marca, assim como as penalizações aplicadas e as atuais condições para o trabalhador foram abordados para proporcionar contextualização necessária para a realização das entrevistas. A população selecionada foi de mulheres consumidoras da Zara Brasil de um centro comercial localizado no Rio de Janeiro que tinham conhecimento prévio das práticas insustentáveis da marca. Os depoimentos foram gravados, transcritos e analisados sob a técnica de análise de conteúdo, observando-se a frequência de opiniões comuns entre participantes, destacando os trechos mais expressivos e associando-nos aos referenciais teóricos estudados.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOConsumo conscienteFast fashionZara BrasilQue mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALCSOHirose.pdfCSOHirose.pdfapplication/pdf289972http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12216/1/CSOHirose.pdf361d8036d8e0cb863b31f44bf2ba4affMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12216/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/122162023-11-30 00:03:57.867oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:57Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção
title Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção
spellingShingle Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção
Hirose, Cinthia Sayuri Ota
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Consumo consciente
Fast fashion
Zara Brasil
title_short Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção
title_full Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção
title_fullStr Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção
title_full_unstemmed Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção
title_sort Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção
author Hirose, Cinthia Sayuri Ota
author_facet Hirose, Cinthia Sayuri Ota
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0953835537107990
dc.contributor.author.fl_str_mv Hirose, Cinthia Sayuri Ota
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Afonso, Rita de Cassia Monteiro
contributor_str_mv Afonso, Rita de Cassia Monteiro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Consumo consciente
Fast fashion
Zara Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo consciente
Fast fashion
Zara Brasil
description A Zara Brasil é uma líder varejista no mercado brasileiro há vinte anos. A marca se destacou como pioneira na produção de moda rápida, conhecida como fast fashion, e também apresentou um dos mais conhecidos casos de escravidão contemporânea no país. Um acontecimento de tamanha gravidade é capaz de levar uma empresa às ruínas, mas não foi esse o caso. O objetivo principal do estudo em questão é identificar as motivações para o consumo na Zara Brasil, procurando entender o que leva as clientes a optarem pela marca mesmo conhecendo as práticas insustentáveis da empresa. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica que forneceu embasamento para as discussões sobre o desenvolvimento sustentável e o consumo de produtos conscientes, o modelo fast fashion e suas implicações para o planeta, e para discorrer sobre diferentes abordagens sobre motivações de consumo. O histórico da Zara, os detalhes sobre as descobertas de trabalho análogo ao de escravo na produção da marca, assim como as penalizações aplicadas e as atuais condições para o trabalhador foram abordados para proporcionar contextualização necessária para a realização das entrevistas. A população selecionada foi de mulheres consumidoras da Zara Brasil de um centro comercial localizado no Rio de Janeiro que tinham conhecimento prévio das práticas insustentáveis da marca. Os depoimentos foram gravados, transcritos e analisados sob a técnica de análise de conteúdo, observando-se a frequência de opiniões comuns entre participantes, destacando os trechos mais expressivos e associando-nos aos referenciais teóricos estudados.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-12T17:57:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/12216
url http://hdl.handle.net/11422/12216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12216/1/CSOHirose.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12216/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 361d8036d8e0cb863b31f44bf2ba4aff
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097161902817280