Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12216 |
Resumo: | A Zara Brasil é uma líder varejista no mercado brasileiro há vinte anos. A marca se destacou como pioneira na produção de moda rápida, conhecida como fast fashion, e também apresentou um dos mais conhecidos casos de escravidão contemporânea no país. Um acontecimento de tamanha gravidade é capaz de levar uma empresa às ruínas, mas não foi esse o caso. O objetivo principal do estudo em questão é identificar as motivações para o consumo na Zara Brasil, procurando entender o que leva as clientes a optarem pela marca mesmo conhecendo as práticas insustentáveis da empresa. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica que forneceu embasamento para as discussões sobre o desenvolvimento sustentável e o consumo de produtos conscientes, o modelo fast fashion e suas implicações para o planeta, e para discorrer sobre diferentes abordagens sobre motivações de consumo. O histórico da Zara, os detalhes sobre as descobertas de trabalho análogo ao de escravo na produção da marca, assim como as penalizações aplicadas e as atuais condições para o trabalhador foram abordados para proporcionar contextualização necessária para a realização das entrevistas. A população selecionada foi de mulheres consumidoras da Zara Brasil de um centro comercial localizado no Rio de Janeiro que tinham conhecimento prévio das práticas insustentáveis da marca. Os depoimentos foram gravados, transcritos e analisados sob a técnica de análise de conteúdo, observando-se a frequência de opiniões comuns entre participantes, destacando os trechos mais expressivos e associando-nos aos referenciais teóricos estudados. |
id |
UFRJ_7fabe696a778bc7cc4321a42476a24d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12216 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Hirose, Cinthia Sayuri Otahttp://lattes.cnpq.br/0953835537107990Afonso, Rita de Cassia Monteiro2020-05-12T17:57:38Z2023-11-30T03:03:57Z2019-06http://hdl.handle.net/11422/12216Submitted by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2019-10-07T14:09:57Z No. of bitstreams: 1 CSOHirose.pdf: 289972 bytes, checksum: 361d8036d8e0cb863b31f44bf2ba4aff (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2020-05-12T17:57:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CSOHirose.pdf: 289972 bytes, checksum: 361d8036d8e0cb863b31f44bf2ba4aff (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-12T17:57:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CSOHirose.pdf: 289972 bytes, checksum: 361d8036d8e0cb863b31f44bf2ba4aff (MD5) Previous issue date: 2019-06A Zara Brasil é uma líder varejista no mercado brasileiro há vinte anos. A marca se destacou como pioneira na produção de moda rápida, conhecida como fast fashion, e também apresentou um dos mais conhecidos casos de escravidão contemporânea no país. Um acontecimento de tamanha gravidade é capaz de levar uma empresa às ruínas, mas não foi esse o caso. O objetivo principal do estudo em questão é identificar as motivações para o consumo na Zara Brasil, procurando entender o que leva as clientes a optarem pela marca mesmo conhecendo as práticas insustentáveis da empresa. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica que forneceu embasamento para as discussões sobre o desenvolvimento sustentável e o consumo de produtos conscientes, o modelo fast fashion e suas implicações para o planeta, e para discorrer sobre diferentes abordagens sobre motivações de consumo. O histórico da Zara, os detalhes sobre as descobertas de trabalho análogo ao de escravo na produção da marca, assim como as penalizações aplicadas e as atuais condições para o trabalhador foram abordados para proporcionar contextualização necessária para a realização das entrevistas. A população selecionada foi de mulheres consumidoras da Zara Brasil de um centro comercial localizado no Rio de Janeiro que tinham conhecimento prévio das práticas insustentáveis da marca. Os depoimentos foram gravados, transcritos e analisados sob a técnica de análise de conteúdo, observando-se a frequência de opiniões comuns entre participantes, destacando os trechos mais expressivos e associando-nos aos referenciais teóricos estudados.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOConsumo conscienteFast fashionZara BrasilQue mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALCSOHirose.pdfCSOHirose.pdfapplication/pdf289972http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12216/1/CSOHirose.pdf361d8036d8e0cb863b31f44bf2ba4affMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12216/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/122162023-11-30 00:03:57.867oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:57Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção |
title |
Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção |
spellingShingle |
Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção Hirose, Cinthia Sayuri Ota CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Consumo consciente Fast fashion Zara Brasil |
title_short |
Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção |
title_full |
Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção |
title_fullStr |
Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção |
title_full_unstemmed |
Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção |
title_sort |
Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção |
author |
Hirose, Cinthia Sayuri Ota |
author_facet |
Hirose, Cinthia Sayuri Ota |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0953835537107990 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hirose, Cinthia Sayuri Ota |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Afonso, Rita de Cassia Monteiro |
contributor_str_mv |
Afonso, Rita de Cassia Monteiro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Consumo consciente Fast fashion Zara Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo consciente Fast fashion Zara Brasil |
description |
A Zara Brasil é uma líder varejista no mercado brasileiro há vinte anos. A marca se destacou como pioneira na produção de moda rápida, conhecida como fast fashion, e também apresentou um dos mais conhecidos casos de escravidão contemporânea no país. Um acontecimento de tamanha gravidade é capaz de levar uma empresa às ruínas, mas não foi esse o caso. O objetivo principal do estudo em questão é identificar as motivações para o consumo na Zara Brasil, procurando entender o que leva as clientes a optarem pela marca mesmo conhecendo as práticas insustentáveis da empresa. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica que forneceu embasamento para as discussões sobre o desenvolvimento sustentável e o consumo de produtos conscientes, o modelo fast fashion e suas implicações para o planeta, e para discorrer sobre diferentes abordagens sobre motivações de consumo. O histórico da Zara, os detalhes sobre as descobertas de trabalho análogo ao de escravo na produção da marca, assim como as penalizações aplicadas e as atuais condições para o trabalhador foram abordados para proporcionar contextualização necessária para a realização das entrevistas. A população selecionada foi de mulheres consumidoras da Zara Brasil de um centro comercial localizado no Rio de Janeiro que tinham conhecimento prévio das práticas insustentáveis da marca. Os depoimentos foram gravados, transcritos e analisados sob a técnica de análise de conteúdo, observando-se a frequência de opiniões comuns entre participantes, destacando os trechos mais expressivos e associando-nos aos referenciais teóricos estudados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-12T17:57:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/12216 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12216/1/CSOHirose.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12216/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
361d8036d8e0cb863b31f44bf2ba4aff dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097161902817280 |