Potencial do sistema diesel elétrico para a redução do consumo de combustível fóssil em embarcações de pesca: um estudo de caso do consumo de energia da frota de espinhel de fundo do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Ricardo Fagundes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/13705
Resumo: This thesis concerns a model of the fuel consumption and emissions from the bottom longline fishing fleet at Rio de Janeiro State, Brazil with data comprised vessel and engine characteristics, fuel consumption, landings and fishing trip duration of seventeen longliners operating in Rio de Janeiro between 2015 and 2016. The operational pattern was investigated for this fleet, based on an empirical approach to model the propulsion power requirements of the typical longliner fishing vessel, for diesel and electric diesel systems, comparing them in terms of fuel consumption and GHG emissions. The results of estimated required power for the diesel system revealed that the engines used are much more powerful than necessary, indicating a potential reduction in fuel consumption only with the installation of smaller engines. However, when the operational pattern evaluation is taken into account, it indicates the future potential for diesel-electric propulsion for longliner fishing vessels, as a result of a reduction in fuel consumption.
id UFRJ_80468253d390b6b5e42e303b6cbc481e
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/13705
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Potencial do sistema diesel elétrico para a redução do consumo de combustível fóssil em embarcações de pesca: um estudo de caso do consumo de energia da frota de espinhel de fundo do Rio de JaneiroConsumo de combustível fóssilPesca de espinhel de fundoSistema diesel elétricoRedução de emissõesCNPQ::ENGENHARIASThis thesis concerns a model of the fuel consumption and emissions from the bottom longline fishing fleet at Rio de Janeiro State, Brazil with data comprised vessel and engine characteristics, fuel consumption, landings and fishing trip duration of seventeen longliners operating in Rio de Janeiro between 2015 and 2016. The operational pattern was investigated for this fleet, based on an empirical approach to model the propulsion power requirements of the typical longliner fishing vessel, for diesel and electric diesel systems, comparing them in terms of fuel consumption and GHG emissions. The results of estimated required power for the diesel system revealed that the engines used are much more powerful than necessary, indicating a potential reduction in fuel consumption only with the installation of smaller engines. However, when the operational pattern evaluation is taken into account, it indicates the future potential for diesel-electric propulsion for longliner fishing vessels, as a result of a reduction in fuel consumption.Esta tese refere-se a um modelo de consumo de combustível e emissões de gases de efeito estufa (GEE) da frota de espinhel de fundo do Rio de Janeiro, Brasil com dados relativos às características das embarcações e seus motores, consumo de combustível, desembarques e duração da viagem de pesca de dezessete embarcações de espinhel que operam na costa do Rio de Janeiro entre 2015 e 2016. O perfil operacional desta frota foi analisado, com base em uma abordagem empírica para modelar a potência de propulsão exigida para um barco típico da frota de espinhel de fundo para os sistemas diesel e diesel elétrico, comparando-os quanto ao consumo de combustível e a emissão de GEE. Os resultados da estimativa de potência requerida para o sistema diesel mostraram que os motores utilizados são muito mais potentes que o necessário, indicando um potencial de redução no consumo de combustível somente com a instalação de motores menores. Entretanto, o perfil operacional observado na frota de espinhel indicou a possibilidade de redução no consumo de combustível fóssil com a utilização de propulsão diesel elétrica.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento EnergéticoUFRJBranco, David Alves Castelohttp://lattes.cnpq.br/1791602071405740http://lattes.cnpq.br/3556638038747137Arouca, Maurício Cardosohttp://lattes.cnpq.br/5901198485603481Freitas, Marcos Aurélio VasconcelosPinto, Luiz Antônio VazBorba, Bruno Soares Moreira CesarBastos, Ricardo Fagundes2021-02-11T15:42:46Z2023-12-21T03:07:26Z2019-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://hdl.handle.net/11422/13705porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:26Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/13705Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:26Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencial do sistema diesel elétrico para a redução do consumo de combustível fóssil em embarcações de pesca: um estudo de caso do consumo de energia da frota de espinhel de fundo do Rio de Janeiro
title Potencial do sistema diesel elétrico para a redução do consumo de combustível fóssil em embarcações de pesca: um estudo de caso do consumo de energia da frota de espinhel de fundo do Rio de Janeiro
spellingShingle Potencial do sistema diesel elétrico para a redução do consumo de combustível fóssil em embarcações de pesca: um estudo de caso do consumo de energia da frota de espinhel de fundo do Rio de Janeiro
Bastos, Ricardo Fagundes
Consumo de combustível fóssil
Pesca de espinhel de fundo
Sistema diesel elétrico
Redução de emissões
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Potencial do sistema diesel elétrico para a redução do consumo de combustível fóssil em embarcações de pesca: um estudo de caso do consumo de energia da frota de espinhel de fundo do Rio de Janeiro
title_full Potencial do sistema diesel elétrico para a redução do consumo de combustível fóssil em embarcações de pesca: um estudo de caso do consumo de energia da frota de espinhel de fundo do Rio de Janeiro
title_fullStr Potencial do sistema diesel elétrico para a redução do consumo de combustível fóssil em embarcações de pesca: um estudo de caso do consumo de energia da frota de espinhel de fundo do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Potencial do sistema diesel elétrico para a redução do consumo de combustível fóssil em embarcações de pesca: um estudo de caso do consumo de energia da frota de espinhel de fundo do Rio de Janeiro
title_sort Potencial do sistema diesel elétrico para a redução do consumo de combustível fóssil em embarcações de pesca: um estudo de caso do consumo de energia da frota de espinhel de fundo do Rio de Janeiro
author Bastos, Ricardo Fagundes
author_facet Bastos, Ricardo Fagundes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, David Alves Castelo
http://lattes.cnpq.br/1791602071405740
http://lattes.cnpq.br/3556638038747137
Arouca, Maurício Cardoso
http://lattes.cnpq.br/5901198485603481
Freitas, Marcos Aurélio Vasconcelos
Pinto, Luiz Antônio Vaz
Borba, Bruno Soares Moreira Cesar
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Ricardo Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo de combustível fóssil
Pesca de espinhel de fundo
Sistema diesel elétrico
Redução de emissões
CNPQ::ENGENHARIAS
topic Consumo de combustível fóssil
Pesca de espinhel de fundo
Sistema diesel elétrico
Redução de emissões
CNPQ::ENGENHARIAS
description This thesis concerns a model of the fuel consumption and emissions from the bottom longline fishing fleet at Rio de Janeiro State, Brazil with data comprised vessel and engine characteristics, fuel consumption, landings and fishing trip duration of seventeen longliners operating in Rio de Janeiro between 2015 and 2016. The operational pattern was investigated for this fleet, based on an empirical approach to model the propulsion power requirements of the typical longliner fishing vessel, for diesel and electric diesel systems, comparing them in terms of fuel consumption and GHG emissions. The results of estimated required power for the diesel system revealed that the engines used are much more powerful than necessary, indicating a potential reduction in fuel consumption only with the installation of smaller engines. However, when the operational pattern evaluation is taken into account, it indicates the future potential for diesel-electric propulsion for longliner fishing vessels, as a result of a reduction in fuel consumption.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03
2021-02-11T15:42:46Z
2023-12-21T03:07:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/13705
url http://hdl.handle.net/11422/13705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456013393854464