Extensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17134 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma pesquisa monográfica que teve por objetivo geral analisar, a partir das narrativas de estudantes de Pedagogia da UFRJ, quais relações estabelecem com a extensão universitária. Como objetivos específicos buscou-se: mapear as ações de extensão oferecidas pela Faculdade de Educação da UFRJ; identificar quais os critérios que os estudantes utilizam para a escolha das ações de extensão que participam; analisar de que forma a extensão universitária tem contribuído para a formação inicial docente desses estudantes. A discussão teórica baseou-se em Tardif (2014), para discutir os saberes docentes construídos na formação; Cruz e Arosa (2014) e Cruz (2021), a respeito da formação do pedagogo; e em FORPROEX (2012); Rodrigues (2020); Rodrigues e Cruz (2021), em relação à extensão universitária. A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, foi a pesquisa com narrativa, tendo em vista a importância dos relatos de experiência e das subjetividades de professores para a constituição de sua formação. Para a construção de dados foram realizadas entrevistas virtualmente (via plataforma Zoom), devido ao contexto de distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19, com 07 estudantes de Pedagogia da UFRJ. Os resultados indicam que: a principal forma de acesso às ações de extensão é o SIGA, aspecto que demonstra a importância do mapeamento das atividades oferecidas pela FE/UFRJ; o critério predominante para a escolha das ações de extensão é a área de interesse, seguido de outros fatores como localização, custo de deslocamento, carga horária oferecida, entre outros; a extensão universitária tem contribuído para a formação docente no curso de Pedagogia da UFRJ, a partir das experiências que esse campo tem proporcionado como apontado pelas participantes em suas narrativas. |
id |
UFRJ_80fb6d232886f7ec446b035f183e7c66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/17134 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Extensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de pedagogiaFormação de professoresPedagogiaExtensão universitáriaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOO presente trabalho apresenta uma pesquisa monográfica que teve por objetivo geral analisar, a partir das narrativas de estudantes de Pedagogia da UFRJ, quais relações estabelecem com a extensão universitária. Como objetivos específicos buscou-se: mapear as ações de extensão oferecidas pela Faculdade de Educação da UFRJ; identificar quais os critérios que os estudantes utilizam para a escolha das ações de extensão que participam; analisar de que forma a extensão universitária tem contribuído para a formação inicial docente desses estudantes. A discussão teórica baseou-se em Tardif (2014), para discutir os saberes docentes construídos na formação; Cruz e Arosa (2014) e Cruz (2021), a respeito da formação do pedagogo; e em FORPROEX (2012); Rodrigues (2020); Rodrigues e Cruz (2021), em relação à extensão universitária. A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, foi a pesquisa com narrativa, tendo em vista a importância dos relatos de experiência e das subjetividades de professores para a constituição de sua formação. Para a construção de dados foram realizadas entrevistas virtualmente (via plataforma Zoom), devido ao contexto de distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19, com 07 estudantes de Pedagogia da UFRJ. Os resultados indicam que: a principal forma de acesso às ações de extensão é o SIGA, aspecto que demonstra a importância do mapeamento das atividades oferecidas pela FE/UFRJ; o critério predominante para a escolha das ações de extensão é a área de interesse, seguido de outros fatores como localização, custo de deslocamento, carga horária oferecida, entre outros; a extensão universitária tem contribuído para a formação docente no curso de Pedagogia da UFRJ, a partir das experiências que esse campo tem proporcionado como apontado pelas participantes em suas narrativas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJCruz, Giseli Barreto daCampelo, Talita da SilvaSouza, Elaine Constant Pereira dePaschoalino, Jussara Bueno de QueirozSilva, Bianca Gonçalves dos Santos2022-06-10T19:16:21Z2023-12-21T03:08:52Z2022-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Bianca Gonçalves dos Santos. Extensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de Pedagogia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/17134porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:52Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17134Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:52Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Extensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de pedagogia |
title |
Extensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de pedagogia |
spellingShingle |
Extensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de pedagogia Silva, Bianca Gonçalves dos Santos Formação de professores Pedagogia Extensão universitária CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
title_short |
Extensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de pedagogia |
title_full |
Extensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de pedagogia |
title_fullStr |
Extensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de pedagogia |
title_full_unstemmed |
Extensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de pedagogia |
title_sort |
Extensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de pedagogia |
author |
Silva, Bianca Gonçalves dos Santos |
author_facet |
Silva, Bianca Gonçalves dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Giseli Barreto da Campelo, Talita da Silva Souza, Elaine Constant Pereira de Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bianca Gonçalves dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Pedagogia Extensão universitária CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
topic |
Formação de professores Pedagogia Extensão universitária CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
description |
O presente trabalho apresenta uma pesquisa monográfica que teve por objetivo geral analisar, a partir das narrativas de estudantes de Pedagogia da UFRJ, quais relações estabelecem com a extensão universitária. Como objetivos específicos buscou-se: mapear as ações de extensão oferecidas pela Faculdade de Educação da UFRJ; identificar quais os critérios que os estudantes utilizam para a escolha das ações de extensão que participam; analisar de que forma a extensão universitária tem contribuído para a formação inicial docente desses estudantes. A discussão teórica baseou-se em Tardif (2014), para discutir os saberes docentes construídos na formação; Cruz e Arosa (2014) e Cruz (2021), a respeito da formação do pedagogo; e em FORPROEX (2012); Rodrigues (2020); Rodrigues e Cruz (2021), em relação à extensão universitária. A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, foi a pesquisa com narrativa, tendo em vista a importância dos relatos de experiência e das subjetividades de professores para a constituição de sua formação. Para a construção de dados foram realizadas entrevistas virtualmente (via plataforma Zoom), devido ao contexto de distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19, com 07 estudantes de Pedagogia da UFRJ. Os resultados indicam que: a principal forma de acesso às ações de extensão é o SIGA, aspecto que demonstra a importância do mapeamento das atividades oferecidas pela FE/UFRJ; o critério predominante para a escolha das ações de extensão é a área de interesse, seguido de outros fatores como localização, custo de deslocamento, carga horária oferecida, entre outros; a extensão universitária tem contribuído para a formação docente no curso de Pedagogia da UFRJ, a partir das experiências que esse campo tem proporcionado como apontado pelas participantes em suas narrativas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-10T19:16:21Z 2022-03-30 2023-12-21T03:08:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Bianca Gonçalves dos Santos. Extensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de Pedagogia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. http://hdl.handle.net/11422/17134 |
identifier_str_mv |
SILVA, Bianca Gonçalves dos Santos. Extensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de Pedagogia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/17134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456029874323456 |