Rotas termoquímicas para reaproveitamento de biomassas residuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade Junior, Aldo Araujo da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16461
Resumo: Uma das maiores preocupações da sociedade contemporânea é o aquecimento global. Neste aspecto, urge a necessidade de transição de um mundo cuja matriz energética é dominada por recursos fósseis para um baseado em energias renováveis. Porém, grande parte da indústria química ainda é dependente de commodities químicas advindas da petrorefinaria. As biorrefinarias surgem como contraponto, uma vez que emprega biomassa para a geração de energia e produtos comercializáveis. Devido a sua forte atividade agroprodutora, o Brasil possui diversos resíduos agroindustriais com um alto potencial de emprego em biorrefinarias, como o sabugo de milho, casca de arroz e o coco residual da extração da amêndoa do babaçu. O trabalho aborda a conversão termoquímica dessas biomassas residuais para geração de eletricidade e metanol, importante bloco de construção da indústria química. A partir da simulação de processos de combustão e gaseificação utilizando Aspen HYSYS, uma análise econômica foi realizada para se verificar a viabilidade de realização dessas rotas. Em todos os casos de simulação, foi considerada a alimentação de 94,48 t/h de biomassa em base livre de cinzas. Para a combustão, o melhor cenário foi obtido com a casca de arroz, capaz de gerar 137,29 MW, e retornar um valor presente líquido de 337,44 MMUSD ao final do tempo de projeto de 23 anos. A mesma biomassa apresentou a melhor viabilidade para a gaseificação. Com uma produção de 44,29 t/h de metanol, o valor presente líquido foi 140,39 MMUSD.
id UFRJ_816d49b3fb2410dcf540ee04e539c9e5
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/16461
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Rotas termoquímicas para reaproveitamento de biomassas residuaisBiorrefinariaCombustão.GaseificaçãoBiomassaBioquímicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOSUma das maiores preocupações da sociedade contemporânea é o aquecimento global. Neste aspecto, urge a necessidade de transição de um mundo cuja matriz energética é dominada por recursos fósseis para um baseado em energias renováveis. Porém, grande parte da indústria química ainda é dependente de commodities químicas advindas da petrorefinaria. As biorrefinarias surgem como contraponto, uma vez que emprega biomassa para a geração de energia e produtos comercializáveis. Devido a sua forte atividade agroprodutora, o Brasil possui diversos resíduos agroindustriais com um alto potencial de emprego em biorrefinarias, como o sabugo de milho, casca de arroz e o coco residual da extração da amêndoa do babaçu. O trabalho aborda a conversão termoquímica dessas biomassas residuais para geração de eletricidade e metanol, importante bloco de construção da indústria química. A partir da simulação de processos de combustão e gaseificação utilizando Aspen HYSYS, uma análise econômica foi realizada para se verificar a viabilidade de realização dessas rotas. Em todos os casos de simulação, foi considerada a alimentação de 94,48 t/h de biomassa em base livre de cinzas. Para a combustão, o melhor cenário foi obtido com a casca de arroz, capaz de gerar 137,29 MW, e retornar um valor presente líquido de 337,44 MMUSD ao final do tempo de projeto de 23 anos. A mesma biomassa apresentou a melhor viabilidade para a gaseificação. Com uma produção de 44,29 t/h de metanol, o valor presente líquido foi 140,39 MMUSD.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de QuímicaUFRJAraújo, Ofélia de Queiroz Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/2051676616705455Itabaiana Júnior, IvaldoBrigagão, George VictorCavalcante, Raquel MassadSecca, Priscilla Filomena Fonseca AmaralTrindade Junior, Aldo Araujo da2022-03-17T14:57:32Z2023-12-21T03:01:57Z2022-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/16461porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:57Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16461Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:57Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Rotas termoquímicas para reaproveitamento de biomassas residuais
title Rotas termoquímicas para reaproveitamento de biomassas residuais
spellingShingle Rotas termoquímicas para reaproveitamento de biomassas residuais
Trindade Junior, Aldo Araujo da
Biorrefinaria
Combustão.
Gaseificação
Biomassa
Bioquímica
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
title_short Rotas termoquímicas para reaproveitamento de biomassas residuais
title_full Rotas termoquímicas para reaproveitamento de biomassas residuais
title_fullStr Rotas termoquímicas para reaproveitamento de biomassas residuais
title_full_unstemmed Rotas termoquímicas para reaproveitamento de biomassas residuais
title_sort Rotas termoquímicas para reaproveitamento de biomassas residuais
author Trindade Junior, Aldo Araujo da
author_facet Trindade Junior, Aldo Araujo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Ofélia de Queiroz Fernandes
http://lattes.cnpq.br/2051676616705455
Itabaiana Júnior, Ivaldo
Brigagão, George Victor
Cavalcante, Raquel Massad
Secca, Priscilla Filomena Fonseca Amaral
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade Junior, Aldo Araujo da
dc.subject.por.fl_str_mv Biorrefinaria
Combustão.
Gaseificação
Biomassa
Bioquímica
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
topic Biorrefinaria
Combustão.
Gaseificação
Biomassa
Bioquímica
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
description Uma das maiores preocupações da sociedade contemporânea é o aquecimento global. Neste aspecto, urge a necessidade de transição de um mundo cuja matriz energética é dominada por recursos fósseis para um baseado em energias renováveis. Porém, grande parte da indústria química ainda é dependente de commodities químicas advindas da petrorefinaria. As biorrefinarias surgem como contraponto, uma vez que emprega biomassa para a geração de energia e produtos comercializáveis. Devido a sua forte atividade agroprodutora, o Brasil possui diversos resíduos agroindustriais com um alto potencial de emprego em biorrefinarias, como o sabugo de milho, casca de arroz e o coco residual da extração da amêndoa do babaçu. O trabalho aborda a conversão termoquímica dessas biomassas residuais para geração de eletricidade e metanol, importante bloco de construção da indústria química. A partir da simulação de processos de combustão e gaseificação utilizando Aspen HYSYS, uma análise econômica foi realizada para se verificar a viabilidade de realização dessas rotas. Em todos os casos de simulação, foi considerada a alimentação de 94,48 t/h de biomassa em base livre de cinzas. Para a combustão, o melhor cenário foi obtido com a casca de arroz, capaz de gerar 137,29 MW, e retornar um valor presente líquido de 337,44 MMUSD ao final do tempo de projeto de 23 anos. A mesma biomassa apresentou a melhor viabilidade para a gaseificação. Com uma produção de 44,29 t/h de metanol, o valor presente líquido foi 140,39 MMUSD.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-17T14:57:32Z
2022-03-11
2023-12-21T03:01:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/16461
url http://hdl.handle.net/11422/16461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456028772270080