Análise da topologia estrutural e sua influência no custo de fabricação do casco de catamarãs em alumínio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cosentino, Rafael Lins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11528
Resumo: A existência de centros urbanos onde o transporte terrestre encontra-se saturado abre espaço para soluções fluviais e marítimas. Uma dessas alternativas é a utilização de embarcações de alta velocidade viabilizando a mobilidade urbana. Observa-se assim uma demanda crescente por projetos de embarcações costeiras capazes de realizar este tipo de serviço com segurança e eficiência. Neste contexto, a embarcação tipo catamarã representa a concepção de casco mais comumente utilizada em locais onde as condições de vento e ondas causam maior efeito sobre a estabilidade transversal. Dependendo das características de porte e de operação da embarcação, o alumínio se apresenta como a escolha de material mais eficiente para a fabricação do casco. Nos anos recentes, a utilização do alumínio tem sido crescente em diversos setores de construção naval. Para que o maior custo com a construção em alumínio seja justificado, a embarcação deve possuir uma topologia estrutural eficiente, ou seja, deve-se alcançar uma solução de projeto que satisfaça os requisitos de resistência estrutural, empregando-se a menor quantidade de material possível. O objetivo do presente trabalho envolve, portanto, o desenvolvimento de uma ferramenta de projeto aplicada à análise preliminar do peso de material e dos respectivos custos de material e de construção do casco de um catamarã em alumínio. Como exemplo de aplicação, são apresentados os resultados obtidos para a análise da topologia estrutural de um catamarã típico dedicado ao transporte de passageiros.
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Observa-se assim uma demanda crescente por projetos de embarcações costeiras capazes de realizar este tipo de serviço com segurança e eficiência. Neste contexto, a embarcação tipo catamarã representa a concepção de casco mais comumente utilizada em locais onde as condições de vento e ondas causam maior efeito sobre a estabilidade transversal. Dependendo das características de porte e de operação da embarcação, o alumínio se apresenta como a escolha de material mais eficiente para a fabricação do casco. Nos anos recentes, a utilização do alumínio tem sido crescente em diversos setores de construção naval. Para que o maior custo com a construção em alumínio seja justificado, a embarcação deve possuir uma topologia estrutural eficiente, ou seja, deve-se alcançar uma solução de projeto que satisfaça os requisitos de resistência estrutural, empregando-se a menor quantidade de material possível. 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