A verticalização e exclusividade dos arranjos de meios de pagamento brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Marco Antonio Bandeira Borges de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4621
Resumo: As adquirentes, nome oficial para as empresas de “máquinas de cartão”, nasceram com o intuito de otimizar um serviço que antes era feito pelos bancos. Estes foram os primeiros a distribuir as suas próprias máquinas de cartão e, em 1995, com esse modelo de parceria bancária, chegaram ao Brasil a Visanet aceitando somente a bandeira Visa e a Redecard aceitando somente a bandeira Mastercard. Isso marcava uma verticalização da indústria, uma vez que, era necessário se ter um POS (point of sale), ou “máquina de cartão” da Visanet, para aceitar os cartões da Visa e uma segunda máquina, da Redecard, para aceitar os cartões da Mastercard. Em 2010, o Banco Central do Brasil (BCB), em conjunto com a Secretaria de Direito Econômico (SDE) e a Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), tomaram atitudes para “desverticalizar” esse mercado. Nesse momento a Visanet passou a se chamar Cielo aceitando também a bandeira da Mastercard no seu sistema e a Redecard passou a se chamar Rede, integrando a Visa no seu sistema. Contudo, mesmo com o governo mais atuante no mercado, houveram tentativas para a Cielo e a Rede se manterem como líderes de mercado, como por exemplo a criação da bandeira Elo e a compra da bandeira Hipercard pelo Itaú.
id UFRJ_818dbdba8256bd39b604e7132e15239e
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4621
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Mattos, Marco Antonio Bandeira Borges dehttp://lattes.cnpq.br/8025102145074887Ribeiro, Eduardo Pontual2018-08-22T22:22:18Z2023-11-30T03:02:17Z2017http://hdl.handle.net/11422/4621Submitted by Viviane Almeida (almdviviane@gmail.com) on 2018-08-17T15:23:52Z No. of bitstreams: 1 Monografia - Marco Antonio Bandeira Borges de Mattos (Revisa.pdf: 1332327 bytes, checksum: c889a77001a6a7b0aaf5bb8d103872c2 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2018-08-22T22:22:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia - Marco Antonio Bandeira Borges de Mattos (Revisa.pdf: 1332327 bytes, checksum: c889a77001a6a7b0aaf5bb8d103872c2 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-22T22:22:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia - Marco Antonio Bandeira Borges de Mattos (Revisa.pdf: 1332327 bytes, checksum: c889a77001a6a7b0aaf5bb8d103872c2 (MD5) Previous issue date: 2017As adquirentes, nome oficial para as empresas de “máquinas de cartão”, nasceram com o intuito de otimizar um serviço que antes era feito pelos bancos. Estes foram os primeiros a distribuir as suas próprias máquinas de cartão e, em 1995, com esse modelo de parceria bancária, chegaram ao Brasil a Visanet aceitando somente a bandeira Visa e a Redecard aceitando somente a bandeira Mastercard. Isso marcava uma verticalização da indústria, uma vez que, era necessário se ter um POS (point of sale), ou “máquina de cartão” da Visanet, para aceitar os cartões da Visa e uma segunda máquina, da Redecard, para aceitar os cartões da Mastercard. Em 2010, o Banco Central do Brasil (BCB), em conjunto com a Secretaria de Direito Econômico (SDE) e a Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), tomaram atitudes para “desverticalizar” esse mercado. Nesse momento a Visanet passou a se chamar Cielo aceitando também a bandeira da Mastercard no seu sistema e a Redecard passou a se chamar Rede, integrando a Visa no seu sistema. Contudo, mesmo com o governo mais atuante no mercado, houveram tentativas para a Cielo e a Rede se manterem como líderes de mercado, como por exemplo a criação da bandeira Elo e a compra da bandeira Hipercard pelo Itaú.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilInstituto de EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA MONETARIA E FISCAL::INSTITUICOES MONETARIAS E FINANCEIRAS DO BRASILCartão de créditoInstituições financeirasBrasilA verticalização e exclusividade dos arranjos de meios de pagamento brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALMonografia - Marco Antonio Bandeira Borges de Mattos (Revisa.pdfMonografia - Marco Antonio Bandeira Borges de Mattos (Revisa.pdfapplication/pdf1332327http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4621/1/Monografia+-+Marco+Antonio+Bandeira+Borges+de+Mattos+%28Revisa.pdfc889a77001a6a7b0aaf5bb8d103872c2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4621/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/46212023-11-30 00:02:17.27oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:17Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A verticalização e exclusividade dos arranjos de meios de pagamento brasileiros
title A verticalização e exclusividade dos arranjos de meios de pagamento brasileiros
spellingShingle A verticalização e exclusividade dos arranjos de meios de pagamento brasileiros
Mattos, Marco Antonio Bandeira Borges de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA MONETARIA E FISCAL::INSTITUICOES MONETARIAS E FINANCEIRAS DO BRASIL
Cartão de crédito
Instituições financeiras
Brasil
title_short A verticalização e exclusividade dos arranjos de meios de pagamento brasileiros
title_full A verticalização e exclusividade dos arranjos de meios de pagamento brasileiros
title_fullStr A verticalização e exclusividade dos arranjos de meios de pagamento brasileiros
title_full_unstemmed A verticalização e exclusividade dos arranjos de meios de pagamento brasileiros
title_sort A verticalização e exclusividade dos arranjos de meios de pagamento brasileiros
author Mattos, Marco Antonio Bandeira Borges de
author_facet Mattos, Marco Antonio Bandeira Borges de
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8025102145074887
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Marco Antonio Bandeira Borges de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Eduardo Pontual
contributor_str_mv Ribeiro, Eduardo Pontual
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA MONETARIA E FISCAL::INSTITUICOES MONETARIAS E FINANCEIRAS DO BRASIL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA MONETARIA E FISCAL::INSTITUICOES MONETARIAS E FINANCEIRAS DO BRASIL
Cartão de crédito
Instituições financeiras
Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Cartão de crédito
Instituições financeiras
Brasil
description As adquirentes, nome oficial para as empresas de “máquinas de cartão”, nasceram com o intuito de otimizar um serviço que antes era feito pelos bancos. Estes foram os primeiros a distribuir as suas próprias máquinas de cartão e, em 1995, com esse modelo de parceria bancária, chegaram ao Brasil a Visanet aceitando somente a bandeira Visa e a Redecard aceitando somente a bandeira Mastercard. Isso marcava uma verticalização da indústria, uma vez que, era necessário se ter um POS (point of sale), ou “máquina de cartão” da Visanet, para aceitar os cartões da Visa e uma segunda máquina, da Redecard, para aceitar os cartões da Mastercard. Em 2010, o Banco Central do Brasil (BCB), em conjunto com a Secretaria de Direito Econômico (SDE) e a Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), tomaram atitudes para “desverticalizar” esse mercado. Nesse momento a Visanet passou a se chamar Cielo aceitando também a bandeira da Mastercard no seu sistema e a Redecard passou a se chamar Rede, integrando a Visa no seu sistema. Contudo, mesmo com o governo mais atuante no mercado, houveram tentativas para a Cielo e a Rede se manterem como líderes de mercado, como por exemplo a criação da bandeira Elo e a compra da bandeira Hipercard pelo Itaú.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-22T22:22:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4621
url http://hdl.handle.net/11422/4621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4621/1/Monografia+-+Marco+Antonio+Bandeira+Borges+de+Mattos+%28Revisa.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4621/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c889a77001a6a7b0aaf5bb8d103872c2
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097114224066560