A matematização do ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leônidas, Marcos Coutinho
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8228
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar o grau de matematização do ensino de Física presente nos exames de acesso de duas instituições de ensino superior. Para isso analisaram-se as provas da primeira fase dos exames de 2004 e 2005, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Analisa ainda o grau de contextualização e interdisciplinaridade presente nas questões dos exames vestibulares, uma vez que esses tópicos se encontram no centro da reforma do novo ensino médio. Este trabalho se justifica, devido aos exames serem apresentados de forma matematizada e descontextualizada. Com isso, o ensino médio1 se torna refém desta forma de ensino, não atendendo às novas propostas presentes nos Parâmetros curriculares nacionais (PCN). Para iniciar o presente trabalho, foi elaborado um questionário destinado a professores do ensino médio da rede estadual, com o objetivo de coletar informações, por exemplo, sobre a dificuldade apresentada pelos alunos na base matemática, a avaliação realizada pelos professores e a utilização de livros didáticos em sala de aula. O questionário foi apresentado a dez professores individualmente, sendo cinco professores do município do Rio de Janeiro e cinco professores do município de Angra dos Reis. As respostas foram obtidas através de gravação (em áudio), ou grafia do próprio professor. Analisaram-se, ainda, os livros didáticos utilizados pelos professores, sendo observados os critérios com relação à contextualização, interdisciplinaridade e História da Ciência. Com base nesta pesquisa, foi realizada a análise dos exames vestibulares, somente em questões sobre Leis de Newton e Circuito Elétrico, pois foram estas que mais se encontraram presentes nos exames de 2004 e 2005. Na parte final do trabalho, foi realizada a conclusão da coleta e análise dos dados, tendo como base a matematização, contextualização e interdisciplinaridade presente nos exames.
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