Interdisciplinaridade: física mecânica na educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guttmann, Gustavo Antonio Montenegro
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2881
Resumo: Apresenta uma proposta para realização de uma aula interdisciplinar entre Física, Educação – Física e Matemática. Esta proposta se baseia na metodologia da aprendizagem significativa de David Ausubel. Foram utilizados como organizadores prévios quatro experimentos: 1-Corrida, o aluno teve a oportunidade de medir uma distância e marcar o tempo gasto para percorrê-la, podendo determinar a velocidade média. 2-Atrito, utilizando dois pneus, um com um feltro em baixo e o outro não, os alunos puderam experimentar a diferença da força para puxá-los devido ao atrito. 3-Roldanas, com uma roldana fixa e, depois, com uma roldana móvel os alunos levantaram uma mesma massa podendo verificar que com a roldana móvel a força aplicada para içar a massa é menor. 4- Alavanca, com alavancas de diferentes tamanhos os alunos levantaram massas iguais e verificaram que empregando-se a alavanca de comprimento maior a força aplicada é menor.
id UFRJ_868e4a19b8c66a9c96294e41d623fa82
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2881
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade: física mecânica na educação físicaMecânica aplicadaEnsino de físicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESApresenta uma proposta para realização de uma aula interdisciplinar entre Física, Educação – Física e Matemática. Esta proposta se baseia na metodologia da aprendizagem significativa de David Ausubel. Foram utilizados como organizadores prévios quatro experimentos: 1-Corrida, o aluno teve a oportunidade de medir uma distância e marcar o tempo gasto para percorrê-la, podendo determinar a velocidade média. 2-Atrito, utilizando dois pneus, um com um feltro em baixo e o outro não, os alunos puderam experimentar a diferença da força para puxá-los devido ao atrito. 3-Roldanas, com uma roldana fixa e, depois, com uma roldana móvel os alunos levantaram uma mesma massa podendo verificar que com a roldana móvel a força aplicada para içar a massa é menor. 4- Alavanca, com alavancas de diferentes tamanhos os alunos levantaram massas iguais e verificaram que empregando-se a alavanca de comprimento maior a força aplicada é menor.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJSantos, Wilma Machado SoaresGuttmann, Gustavo Antonio Montenegro2017-09-20T19:14:08Z2023-12-21T03:03:40Z2005-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/2881porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:40Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2881Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:40Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade: física mecânica na educação física
title Interdisciplinaridade: física mecânica na educação física
spellingShingle Interdisciplinaridade: física mecânica na educação física
Guttmann, Gustavo Antonio Montenegro
Mecânica aplicada
Ensino de física
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
title_short Interdisciplinaridade: física mecânica na educação física
title_full Interdisciplinaridade: física mecânica na educação física
title_fullStr Interdisciplinaridade: física mecânica na educação física
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade: física mecânica na educação física
title_sort Interdisciplinaridade: física mecânica na educação física
author Guttmann, Gustavo Antonio Montenegro
author_facet Guttmann, Gustavo Antonio Montenegro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Wilma Machado Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Guttmann, Gustavo Antonio Montenegro
dc.subject.por.fl_str_mv Mecânica aplicada
Ensino de física
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
topic Mecânica aplicada
Ensino de física
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
description Apresenta uma proposta para realização de uma aula interdisciplinar entre Física, Educação – Física e Matemática. Esta proposta se baseia na metodologia da aprendizagem significativa de David Ausubel. Foram utilizados como organizadores prévios quatro experimentos: 1-Corrida, o aluno teve a oportunidade de medir uma distância e marcar o tempo gasto para percorrê-la, podendo determinar a velocidade média. 2-Atrito, utilizando dois pneus, um com um feltro em baixo e o outro não, os alunos puderam experimentar a diferença da força para puxá-los devido ao atrito. 3-Roldanas, com uma roldana fixa e, depois, com uma roldana móvel os alunos levantaram uma mesma massa podendo verificar que com a roldana móvel a força aplicada para içar a massa é menor. 4- Alavanca, com alavancas de diferentes tamanhos os alunos levantaram massas iguais e verificaram que empregando-se a alavanca de comprimento maior a força aplicada é menor.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03
2017-09-20T19:14:08Z
2023-12-21T03:03:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/2881
url http://hdl.handle.net/11422/2881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455966634704896