A Mulher e as artes: as pintoras da Primeira República no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Míriam Andréa de
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2754
Resumo: The goal of our research is to study the social origins and the cultural background of the women painters who participated of the General Exhibitions of the National School of Fine Arts located in Rio de Janeiro. Our thesis is included in the perspective of cultural history and based on an interdisciplinary approach to understand the women painters' position in the Brazilian Society of the turn of the century, their image of the world and of themselves, reflected in the images and paintings. The study of the lives of a sample of 209 artists revealed that realism prevailed in their style and the predominant thems of their paintings were taken from daily life of the bourgeoisie, to which most them belonged. The analisis of these artists is developed within the framework of the cultural background of the Brazilian republic and its contemporary reflections.
id UFRJ_898f80a11987b26a73f6814e8ad98022
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2754
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A Mulher e as artes: as pintoras da Primeira República no Rio de JaneiroHistória socialPintorasEntrevistasMulheres artistasArteCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEAThe goal of our research is to study the social origins and the cultural background of the women painters who participated of the General Exhibitions of the National School of Fine Arts located in Rio de Janeiro. Our thesis is included in the perspective of cultural history and based on an interdisciplinary approach to understand the women painters' position in the Brazilian Society of the turn of the century, their image of the world and of themselves, reflected in the images and paintings. The study of the lives of a sample of 209 artists revealed that realism prevailed in their style and the predominant thems of their paintings were taken from daily life of the bourgeoisie, to which most them belonged. The analisis of these artists is developed within the framework of the cultural background of the Brazilian republic and its contemporary reflections.CAPESDesignado o tema de nossa pesquisa como "A mulher e as artes: as pintoras durante a Primeira República, no Rio de Janeiro", pretendemos estudar a condição artística das mulheres participantes das Exposições Gerais da Escola Nacional de Belas Artes. Insere-se no campo da história cultural, aliado à nova tendência historiográfica, o trabalho por nós desenvolvido. O nosso tema é a mulher, ou melhor dizendo, a mulher pintora. Para lançar luzes sobre as imagens produzidas por elas a partir da análise interdisciplinar, temos que entender suas relaçóes com a sociedade e seu próprio imaginário social. Esse imaginário é constiuído por suas representações de mundo, ou seja, os gestos pictoriais pelos quais essas artistas se colocavam em cena. Das 209 artistas estudadas, nota-se que nas suas produções artísticas, o realismo burguês é a forma de expressão usada por elas. Enfatizam temas extraídos do cotidiano dos segmentos mais favorecidos da escala social. A dissertação integra as mulheres - artistas - na corrente histórica das realizações culturais da Primeira República, assim, promovendo nítida visualização do posicionamento das pintoras da atualidade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de HistóriaPrograma de Pós-Graduação em História SocialUFRJLobo, Eulalia Maria Lahmeyerhttp://lattes.cnpq.br/8240912461030712http://lattes.cnpq.br/3300184151674469Oliveira, Míriam Andréa de2017-08-30T22:33:11Z2023-12-21T03:00:51Z1998-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://hdl.handle.net/11422/2754porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:51Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2754Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A Mulher e as artes: as pintoras da Primeira República no Rio de Janeiro
title A Mulher e as artes: as pintoras da Primeira República no Rio de Janeiro
spellingShingle A Mulher e as artes: as pintoras da Primeira República no Rio de Janeiro
Oliveira, Míriam Andréa de
História social
Pintoras
Entrevistas
Mulheres artistas
Arte
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
title_short A Mulher e as artes: as pintoras da Primeira República no Rio de Janeiro
title_full A Mulher e as artes: as pintoras da Primeira República no Rio de Janeiro
title_fullStr A Mulher e as artes: as pintoras da Primeira República no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed A Mulher e as artes: as pintoras da Primeira República no Rio de Janeiro
title_sort A Mulher e as artes: as pintoras da Primeira República no Rio de Janeiro
author Oliveira, Míriam Andréa de
author_facet Oliveira, Míriam Andréa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lobo, Eulalia Maria Lahmeyer
http://lattes.cnpq.br/8240912461030712
http://lattes.cnpq.br/3300184151674469
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Míriam Andréa de
dc.subject.por.fl_str_mv História social
Pintoras
Entrevistas
Mulheres artistas
Arte
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
topic História social
Pintoras
Entrevistas
Mulheres artistas
Arte
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
description The goal of our research is to study the social origins and the cultural background of the women painters who participated of the General Exhibitions of the National School of Fine Arts located in Rio de Janeiro. Our thesis is included in the perspective of cultural history and based on an interdisciplinary approach to understand the women painters' position in the Brazilian Society of the turn of the century, their image of the world and of themselves, reflected in the images and paintings. The study of the lives of a sample of 209 artists revealed that realism prevailed in their style and the predominant thems of their paintings were taken from daily life of the bourgeoisie, to which most them belonged. The analisis of these artists is developed within the framework of the cultural background of the Brazilian republic and its contemporary reflections.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04
2017-08-30T22:33:11Z
2023-12-21T03:00:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/2754
url http://hdl.handle.net/11422/2754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de História
Programa de Pós-Graduação em História Social
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de História
Programa de Pós-Graduação em História Social
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455966169137152