Impacto do PNAES na taxa de evasão de graduandos: um estudo do caso da UFRJ (2009 a 2016)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/8357 |
Resumo: | No presente trabalho, foi averiguado o impacto do Plano Nacional de Assistência Estudantil sobre a taxa de evasão dos alunos entre os anos de 2009 e 2016 na UFRJ. Foram estimados coeficientes de impacto para modelos diferentes para três populações diferentes para entender as implicações de hipóteses de fatores não observados que podem confundir o efeito do apoio estudantil com as características pessoais dos alunos nas diferenças de taxa de evasão entre alunos apoiados e não apoiados. O primeiro modelo é um MQO simples, o segundo um modelo de dados em painel com efeitos aleatórios e o terceiro com efeitos fixos. As três diferentes populações foram o total de graduandos da UFRJ, os cotistas e os graduandos não brancos (pardos, amarelos e negros). As estimativas evidenciam um papel importante da assistência estudantil na retenção de alunos com relevância mesmo nos anos de crise, embora com perda de força. |
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No presente trabalho, foi averiguado o impacto do Plano Nacional de Assistência Estudantil sobre a taxa de evasão dos alunos entre os anos de 2009 e 2016 na UFRJ. Foram estimados coeficientes de impacto para modelos diferentes para três populações diferentes para entender as implicações de hipóteses de fatores não observados que podem confundir o efeito do apoio estudantil com as características pessoais dos alunos nas diferenças de taxa de evasão entre alunos apoiados e não apoiados. O primeiro modelo é um MQO simples, o segundo um modelo de dados em painel com efeitos aleatórios e o terceiro com efeitos fixos. As três diferentes populações foram o total de graduandos da UFRJ, os cotistas e os graduandos não brancos (pardos, amarelos e negros). As estimativas evidenciam um papel importante da assistência estudantil na retenção de alunos com relevância mesmo nos anos de crise, embora com perda de força. |
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