A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1817 |
Resumo: | Com a popularização da internet, é cada vez maior o número de usuários que busca compartilhar suas opiniões através de sites, blogs, chats, fóruns. Este movimento pode ser detectado também através dos espaços abertos nas versões online dos jornais impressos para comentário de notícias ou mesmo através da possibilidade de envio de fotografias e textos por parte dos leitores, muitas vezes aproveitados nas versões impressas. O objetivo deste trabalho é, assim, mostrar que o crescente nível de participação dos leitores tem levado, aos poucos, a mudanças no processo de produção dos jornais, entre elas a pauta. Ou seja, a escolha dos temas da cobertura diária dos veículos passa a sofrer, cada vez mais, influência das sugestões dos leitores, como mostram os cadernos de bairro e a seção do consumidor. Para isso, a análise se detém nos jornais do grupo Infoglobo (“O Globo”, “Extra” e “Expresso”), mostrando como a pauta se transforma em veículos voltados a diferentes segmentos. |
id |
UFRJ_8ca8340b4fb7807de2443dcad19fda05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1817 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O GloboJornalLeitorPautaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOCom a popularização da internet, é cada vez maior o número de usuários que busca compartilhar suas opiniões através de sites, blogs, chats, fóruns. Este movimento pode ser detectado também através dos espaços abertos nas versões online dos jornais impressos para comentário de notícias ou mesmo através da possibilidade de envio de fotografias e textos por parte dos leitores, muitas vezes aproveitados nas versões impressas. O objetivo deste trabalho é, assim, mostrar que o crescente nível de participação dos leitores tem levado, aos poucos, a mudanças no processo de produção dos jornais, entre elas a pauta. Ou seja, a escolha dos temas da cobertura diária dos veículos passa a sofrer, cada vez mais, influência das sugestões dos leitores, como mostram os cadernos de bairro e a seção do consumidor. Para isso, a análise se detém nos jornais do grupo Infoglobo (“O Globo”, “Extra” e “Expresso”), mostrando como a pauta se transforma em veículos voltados a diferentes segmentos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJCastro, Paulo Césarhttp://lattes.cnpq.br/4482415757591851Luz, Cristina Rego Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Barbosa, Gabriel Collareshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974Aragão, Ana Luiza Mesquita de2017-04-24T19:24:22Z2023-12-21T03:00:40Z2008-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisARAGÃO, Ana Luiza Mesquita de. A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo. 2008. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.http://hdl.handle.net/11422/1817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:40Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1817Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:40Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo |
title |
A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo |
spellingShingle |
A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo Aragão, Ana Luiza Mesquita de Jornal Leitor Pauta CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo |
title_full |
A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo |
title_fullStr |
A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo |
title_full_unstemmed |
A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo |
title_sort |
A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo |
author |
Aragão, Ana Luiza Mesquita de |
author_facet |
Aragão, Ana Luiza Mesquita de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Paulo César http://lattes.cnpq.br/4482415757591851 Luz, Cristina Rego Monteiro da http://lattes.cnpq.br/9845102367219960 Barbosa, Gabriel Collares http://lattes.cnpq.br/9574814628228974 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragão, Ana Luiza Mesquita de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornal Leitor Pauta CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Jornal Leitor Pauta CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Com a popularização da internet, é cada vez maior o número de usuários que busca compartilhar suas opiniões através de sites, blogs, chats, fóruns. Este movimento pode ser detectado também através dos espaços abertos nas versões online dos jornais impressos para comentário de notícias ou mesmo através da possibilidade de envio de fotografias e textos por parte dos leitores, muitas vezes aproveitados nas versões impressas. O objetivo deste trabalho é, assim, mostrar que o crescente nível de participação dos leitores tem levado, aos poucos, a mudanças no processo de produção dos jornais, entre elas a pauta. Ou seja, a escolha dos temas da cobertura diária dos veículos passa a sofrer, cada vez mais, influência das sugestões dos leitores, como mostram os cadernos de bairro e a seção do consumidor. Para isso, a análise se detém nos jornais do grupo Infoglobo (“O Globo”, “Extra” e “Expresso”), mostrando como a pauta se transforma em veículos voltados a diferentes segmentos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-26 2017-04-24T19:24:22Z 2023-12-21T03:00:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAGÃO, Ana Luiza Mesquita de. A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo. 2008. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. http://hdl.handle.net/11422/1817 |
identifier_str_mv |
ARAGÃO, Ana Luiza Mesquita de. A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo. 2008. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455957600174080 |