A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Ana Luiza Mesquita de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1817
Resumo: Com a popularização da internet, é cada vez maior o número de usuários que busca compartilhar suas opiniões através de sites, blogs, chats, fóruns. Este movimento pode ser detectado também através dos espaços abertos nas versões online dos jornais impressos para comentário de notícias ou mesmo através da possibilidade de envio de fotografias e textos por parte dos leitores, muitas vezes aproveitados nas versões impressas. O objetivo deste trabalho é, assim, mostrar que o crescente nível de participação dos leitores tem levado, aos poucos, a mudanças no processo de produção dos jornais, entre elas a pauta. Ou seja, a escolha dos temas da cobertura diária dos veículos passa a sofrer, cada vez mais, influência das sugestões dos leitores, como mostram os cadernos de bairro e a seção do consumidor. Para isso, a análise se detém nos jornais do grupo Infoglobo (“O Globo”, “Extra” e “Expresso”), mostrando como a pauta se transforma em veículos voltados a diferentes segmentos.
id UFRJ_8ca8340b4fb7807de2443dcad19fda05
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1817
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O GloboJornalLeitorPautaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOCom a popularização da internet, é cada vez maior o número de usuários que busca compartilhar suas opiniões através de sites, blogs, chats, fóruns. Este movimento pode ser detectado também através dos espaços abertos nas versões online dos jornais impressos para comentário de notícias ou mesmo através da possibilidade de envio de fotografias e textos por parte dos leitores, muitas vezes aproveitados nas versões impressas. O objetivo deste trabalho é, assim, mostrar que o crescente nível de participação dos leitores tem levado, aos poucos, a mudanças no processo de produção dos jornais, entre elas a pauta. Ou seja, a escolha dos temas da cobertura diária dos veículos passa a sofrer, cada vez mais, influência das sugestões dos leitores, como mostram os cadernos de bairro e a seção do consumidor. Para isso, a análise se detém nos jornais do grupo Infoglobo (“O Globo”, “Extra” e “Expresso”), mostrando como a pauta se transforma em veículos voltados a diferentes segmentos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJCastro, Paulo Césarhttp://lattes.cnpq.br/4482415757591851Luz, Cristina Rego Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Barbosa, Gabriel Collareshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974Aragão, Ana Luiza Mesquita de2017-04-24T19:24:22Z2023-12-21T03:00:40Z2008-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisARAGÃO, Ana Luiza Mesquita de. A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo. 2008. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.http://hdl.handle.net/11422/1817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:40Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1817Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:40Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo
title A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo
spellingShingle A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo
Aragão, Ana Luiza Mesquita de
Jornal
Leitor
Pauta
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo
title_full A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo
title_fullStr A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo
title_full_unstemmed A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo
title_sort A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo
author Aragão, Ana Luiza Mesquita de
author_facet Aragão, Ana Luiza Mesquita de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Paulo César
http://lattes.cnpq.br/4482415757591851
Luz, Cristina Rego Monteiro da
http://lattes.cnpq.br/9845102367219960
Barbosa, Gabriel Collares
http://lattes.cnpq.br/9574814628228974
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Ana Luiza Mesquita de
dc.subject.por.fl_str_mv Jornal
Leitor
Pauta
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Jornal
Leitor
Pauta
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Com a popularização da internet, é cada vez maior o número de usuários que busca compartilhar suas opiniões através de sites, blogs, chats, fóruns. Este movimento pode ser detectado também através dos espaços abertos nas versões online dos jornais impressos para comentário de notícias ou mesmo através da possibilidade de envio de fotografias e textos por parte dos leitores, muitas vezes aproveitados nas versões impressas. O objetivo deste trabalho é, assim, mostrar que o crescente nível de participação dos leitores tem levado, aos poucos, a mudanças no processo de produção dos jornais, entre elas a pauta. Ou seja, a escolha dos temas da cobertura diária dos veículos passa a sofrer, cada vez mais, influência das sugestões dos leitores, como mostram os cadernos de bairro e a seção do consumidor. Para isso, a análise se detém nos jornais do grupo Infoglobo (“O Globo”, “Extra” e “Expresso”), mostrando como a pauta se transforma em veículos voltados a diferentes segmentos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-26
2017-04-24T19:24:22Z
2023-12-21T03:00:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAGÃO, Ana Luiza Mesquita de. A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo. 2008. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
http://hdl.handle.net/11422/1817
identifier_str_mv ARAGÃO, Ana Luiza Mesquita de. A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo. 2008. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
url http://hdl.handle.net/11422/1817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455957600174080