Terra nua horizontes na pintura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marangoni, Tábita Duarte de Faria
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16582
Resumo: A presente pesquisa a partir de repensar o conceito de paisagem trilha um caminho para a reflexão sobre seu gênero na pintura contemporânea com foco nas erosões do solo em consequência das alterações climáticas. O objeto investigado, o solo, ao perder as estruturas que o compõem oferece uma temática problemática por ser um dos mais importantes recursos naturais do planeta, em processo de degradação. A contemplação está diante destas descomposições, um sinal dos tempos acelerados do Antropoceno. Elas capturaram o olhar pelo deslumbramento da beleza da cor e concomitantemente há um descontentamento via contradição da destruição. Em diferentes graus, estes esvaziamentos de terra são registros de uma paisagem natural da própria dinâmica do planeta, porém a promoção acelerada do desequilíbrio desta remoção é intensificada por ações antrópicas. Este projeto se dedica a representar um estudo teórico e com representação visual baseado na observação do solo nu, unido à vegetação, céus e águas, o conjunto da simbiose necessário à subsistência humana. Este trabalho se divide em três partes: a conceituação de paisagem, as questões do solo estudado por ciência e arte e os processos pictóricos e desenvolvimento de pesquisa pictórica própria. Nesta última são ordenadas as produções de pintura de paisagem em óleo e acrílica sobre tela. Uma janela dos horizontes, as paisagens de erosões representam uma locução entre memória e tempo, duas palavras para contar uma mesma coisa unidas ao sentimento da artista em relação à preservação e entendimento de paisagem, natureza e sua própria linguagem plástica desenvolvida.
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O objeto investigado, o solo, ao perder as estruturas que o compõem oferece uma temática problemática por ser um dos mais importantes recursos naturais do planeta, em processo de degradação. A contemplação está diante destas descomposições, um sinal dos tempos acelerados do Antropoceno. Elas capturaram o olhar pelo deslumbramento da beleza da cor e concomitantemente há um descontentamento via contradição da destruição. Em diferentes graus, estes esvaziamentos de terra são registros de uma paisagem natural da própria dinâmica do planeta, porém a promoção acelerada do desequilíbrio desta remoção é intensificada por ações antrópicas. Este projeto se dedica a representar um estudo teórico e com representação visual baseado na observação do solo nu, unido à vegetação, céus e águas, o conjunto da simbiose necessário à subsistência humana. Este trabalho se divide em três partes: a conceituação de paisagem, as questões do solo estudado por ciência e arte e os processos pictóricos e desenvolvimento de pesquisa pictórica própria. Nesta última são ordenadas as produções de pintura de paisagem em óleo e acrílica sobre tela. Uma janela dos horizontes, as paisagens de erosões representam uma locução entre memória e tempo, duas palavras para contar uma mesma coisa unidas ao sentimento da artista em relação à preservação e entendimento de paisagem, natureza e sua própria linguagem plástica desenvolvida.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURASoloPaisagemMeio AmbienteErosõesTerra nua horizontes na pinturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16582/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALTDFMarangoni.pdfTDFMarangoni.pdfapplication/pdf3794024http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16582/1/TDFMarangoni.pdfd9b191e0a264182ea7070f7933f34a05MD5111422/165822023-11-30 00:01:45.751oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:45Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
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