Instrumentos de captação de recursos para os negócios sociais: fontes de crédito no Brasil e seus obstáculos entre 2015-2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Mauricio Santos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12067
Resumo: As desigualdades sociais e os obstáculos iminentes frente a quem desenvolve solu ções para tal mazela mundial foram estimulantes para a minha busca por conheci mento sobre a dinâmica e o fomento dos negócios sociais no Brasil, possibilitando o engajamento e realização deste trabalho. Este, cujo objetivo, é servir como uma su gestão alternativa dos instrumentos de captação de recursos existentes destinados aos projetos e empreendimentos sociais que demandam investimento. A compreen são da literatura sobre os principais conceitos e fundamentos acerca dos negócios sociais nos traz a hipótese de que, este novo tipo de empreendimento pode ser con siderado uma resposta do sistema capitalista em relação aos menos favorecidos. Os negócios sociais tomaram destaque ao se posicionarem de maneira limítrofe entre as empresas tradicionais (segundo setor) e as organizações sociais sem fins lucrati vos (comumente conhecidos como terceiro setor), originando em um novo modelo de negócio que possui a lógica de mercado aliada com a geração de impacto social, recentemente chamado de setor dois e meio (2.5). Será apresentado o marco histó rico do referido tema, assim como os conceitos predominantes e seus desdobramen tos na economia e sociedade com enfoque nas formas de financiamentos existentes e seus desafios.
id UFRJ_8eff6be902854a63c5cc974993ec70e7
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12067
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Instrumentos de captação de recursos para os negócios sociais: fontes de crédito no Brasil e seus obstáculos entre 2015-2017Negócio socialFinanciamentoCaptação de recursosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAAs desigualdades sociais e os obstáculos iminentes frente a quem desenvolve solu ções para tal mazela mundial foram estimulantes para a minha busca por conheci mento sobre a dinâmica e o fomento dos negócios sociais no Brasil, possibilitando o engajamento e realização deste trabalho. Este, cujo objetivo, é servir como uma su gestão alternativa dos instrumentos de captação de recursos existentes destinados aos projetos e empreendimentos sociais que demandam investimento. A compreen são da literatura sobre os principais conceitos e fundamentos acerca dos negócios sociais nos traz a hipótese de que, este novo tipo de empreendimento pode ser con siderado uma resposta do sistema capitalista em relação aos menos favorecidos. Os negócios sociais tomaram destaque ao se posicionarem de maneira limítrofe entre as empresas tradicionais (segundo setor) e as organizações sociais sem fins lucrati vos (comumente conhecidos como terceiro setor), originando em um novo modelo de negócio que possui a lógica de mercado aliada com a geração de impacto social, recentemente chamado de setor dois e meio (2.5). Será apresentado o marco histó rico do referido tema, assim como os conceitos predominantes e seus desdobramen tos na economia e sociedade com enfoque nas formas de financiamentos existentes e seus desafios.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJSchiray, Dalia Maimonhttp://lattes.cnpq.br/3643885957747198Vasconcellos, Mauricio Santos de2020-04-29T18:32:01Z2023-12-21T03:07:04Z2019-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/12067porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:04Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12067Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:04Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos de captação de recursos para os negócios sociais: fontes de crédito no Brasil e seus obstáculos entre 2015-2017
title Instrumentos de captação de recursos para os negócios sociais: fontes de crédito no Brasil e seus obstáculos entre 2015-2017
spellingShingle Instrumentos de captação de recursos para os negócios sociais: fontes de crédito no Brasil e seus obstáculos entre 2015-2017
Vasconcellos, Mauricio Santos de
Negócio social
Financiamento
Captação de recursos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
title_short Instrumentos de captação de recursos para os negócios sociais: fontes de crédito no Brasil e seus obstáculos entre 2015-2017
title_full Instrumentos de captação de recursos para os negócios sociais: fontes de crédito no Brasil e seus obstáculos entre 2015-2017
title_fullStr Instrumentos de captação de recursos para os negócios sociais: fontes de crédito no Brasil e seus obstáculos entre 2015-2017
title_full_unstemmed Instrumentos de captação de recursos para os negócios sociais: fontes de crédito no Brasil e seus obstáculos entre 2015-2017
title_sort Instrumentos de captação de recursos para os negócios sociais: fontes de crédito no Brasil e seus obstáculos entre 2015-2017
author Vasconcellos, Mauricio Santos de
author_facet Vasconcellos, Mauricio Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schiray, Dalia Maimon
http://lattes.cnpq.br/3643885957747198
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos, Mauricio Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Negócio social
Financiamento
Captação de recursos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic Negócio social
Financiamento
Captação de recursos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
description As desigualdades sociais e os obstáculos iminentes frente a quem desenvolve solu ções para tal mazela mundial foram estimulantes para a minha busca por conheci mento sobre a dinâmica e o fomento dos negócios sociais no Brasil, possibilitando o engajamento e realização deste trabalho. Este, cujo objetivo, é servir como uma su gestão alternativa dos instrumentos de captação de recursos existentes destinados aos projetos e empreendimentos sociais que demandam investimento. A compreen são da literatura sobre os principais conceitos e fundamentos acerca dos negócios sociais nos traz a hipótese de que, este novo tipo de empreendimento pode ser con siderado uma resposta do sistema capitalista em relação aos menos favorecidos. Os negócios sociais tomaram destaque ao se posicionarem de maneira limítrofe entre as empresas tradicionais (segundo setor) e as organizações sociais sem fins lucrati vos (comumente conhecidos como terceiro setor), originando em um novo modelo de negócio que possui a lógica de mercado aliada com a geração de impacto social, recentemente chamado de setor dois e meio (2.5). Será apresentado o marco histó rico do referido tema, assim como os conceitos predominantes e seus desdobramen tos na economia e sociedade com enfoque nas formas de financiamentos existentes e seus desafios.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04
2020-04-29T18:32:01Z
2023-12-21T03:07:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/12067
url http://hdl.handle.net/11422/12067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455991620173824