Extensão universitária: indicadores para avaliar seu impacto na transformação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Denise Cunha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/20984
Resumo: O objetivo desse trabalho é propor indicadores para a avaliação da quinta diretriz para as ações de Extensão Universitária definida pelo FORPROEX (Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Brasileiras), impacto na transformação social. Com a finalidade de alcançar esse objetivo foram avaliados três projetos de extensão da UFRJ e estabelecidas categorias para o embasamento dos indicadores de avaliação. Esses objetivos colocam a questão a ser respondida por este projeto: Como estabelecer indicadores e suas respectivas categorias para a avaliação da quinta diretriz da Extensão Universitária "Impacto na Transformação Social"? A motivação para a escolha do tema, em primeiro lugar, deve-se à minha prática como pesquisadora, funcionária técnico-administrativa há 32 anos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em segundo lugar, minha percepção de que a extensão Universitária é um dos espaços de atuação em que a Universidade Pública cumpre seu papel social. Pretendi contribuir para a análise dos Projetos de Extensão Universitária quanto a sua eficácia no fortalecimento do diálogo entre a Academia e a Comunidade externa à Universidade nos aspectos de transformação para a ação de grupos sociais menos favorecidos e excluídos. Para buscar respostas para a pergunta apresentada e para ampliar minha visão sobre o assunto do trabalho, optei por realizar uma pesquisa social participante. A observação se fez a partir da inclusão da pesquisadora nas atividades dos projetos estudados de forma a preservar sua participação e troca no campo com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento e o planejamento de futuras ações. Desde essa observação, os quadros da vida dos participantes foram vistos, sentidos, descritos, reconstruídos e apresentados à interpretação através da utilização das ferramentas de entrevistas e narrativas para coleta de dados e para a análise dos dados optei pela metodologia de análise de conteúdo. Os indicadores estabelecidos para a avaliação proposta foram a dialogicidade, participação e emancipação, obtidos através da valorização de uma base teórica, em acordo com os autores estudados. Potencializado pelos conceitos dos indicadores definidos estabeleci suas respectivas categorias originadas de um trabalho empírico.
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A motivação para a escolha do tema, em primeiro lugar, deve-se à minha prática como pesquisadora, funcionária técnico-administrativa há 32 anos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em segundo lugar, minha percepção de que a extensão Universitária é um dos espaços de atuação em que a Universidade Pública cumpre seu papel social. Pretendi contribuir para a análise dos Projetos de Extensão Universitária quanto a sua eficácia no fortalecimento do diálogo entre a Academia e a Comunidade externa à Universidade nos aspectos de transformação para a ação de grupos sociais menos favorecidos e excluídos. Para buscar respostas para a pergunta apresentada e para ampliar minha visão sobre o assunto do trabalho, optei por realizar uma pesquisa social participante. A observação se fez a partir da inclusão da pesquisadora nas atividades dos projetos estudados de forma a preservar sua participação e troca no campo com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento e o planejamento de futuras ações. Desde essa observação, os quadros da vida dos participantes foram vistos, sentidos, descritos, reconstruídos e apresentados à interpretação através da utilização das ferramentas de entrevistas e narrativas para coleta de dados e para a análise dos dados optei pela metodologia de análise de conteúdo. Os indicadores estabelecidos para a avaliação proposta foram a dialogicidade, participação e emancipação, obtidos através da valorização de uma base teórica, em acordo com os autores estudados. Potencializado pelos conceitos dos indicadores definidos estabeleci suas respectivas categorias originadas de um trabalho empírico.The objective of this paper is to propose indicators for the evaluation of the fifth guideline for University Extension actions defined by FORPROEX (Forum of Extension Dean of Brazilian Universities), impact on social transformation. In order to achieve this objective, three UFRJ extension projects were evaluated and categories were established to support the evaluation indicators. These objectives pose the question to be answered by this project: How to establish indicators and their respective categories for the evaluation of the fifth guideline of the University Extension "Impact on Social Transformation"? The motivation for choosing the topic, in the first place, is due to my practice as a researcher, a technical-administrative employee for thirty- two years at the Federal University of Rio de Janeiro. Secondly, my perception that University extension is one of the spaces in which the Public University fulfills its social role. I intended to contribute to the analysis of University Extension Projects as to their effectiveness in strengthening the dialogue between the Academy and the Community outside the University in the aspects of transformation for the action of disadvantaged and excluded social groups. To seek answers to the question presented and to broaden my view on the subject of work, I chose to conduct a participatory social survey. The observation was made from the inclusion of the researcher in the activities of the projects studied in order to preserve their participation and exchange in the field in order to contribute to the development and planning of future actions. From this observation, the participants’ life pictures were seen, felt, described, reconstructed and presented to interpretation through the use of interview and narrative tools for data collection and data analysis, I opted for the content analysis methodology. The indicators established for the proposed evaluation were dialogicity, participation and emancipation, obtained through the valorization of a theoretical basis, in agreement with the studied authors. Empowered by the concepts of the defined indicators I established their respective categories originated from an empirical work.Submitted by Jorge Junior (jorge.gentil@ct.ufrj.br) on 2023-07-04T14:01:39Z No. of bitstreams: 1 913988.pdf: 1293691 bytes, checksum: 1e352845921f2476085db06d3217f28b (MD5)Approved for entry into archive by Christianne Fontes de Andrade (cfontes@ct.ufrj.br) on 2023-07-04T22:45:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 913988.pdf: 1293691 bytes, checksum: 1e352845921f2476085db06d3217f28b (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-04T22:45:07Z (GMT). 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