Otimismo em tempos de repressão: a apropriação da propaganda pela publicidade no governo Médici (1969 a 1974)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Raphael
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4292
Resumo: Demonstra como a publicidade comercial durante o Governo Médice (1969-1974) foi “contaminada” pela propaganda produzida pela Assessoria Especial de Relações Públicas – AERP. Procuramos identificar como a mensagem da AERP, suas principais temáticas, objetivos e técnicas foram apropriadas pela publicidade comercial, no caso, impressa, usando como referência empírica anúncios divulgados na recém criada revista semanal de informação Veja. O período cronológico escolhido teve como determinante a atuação da AERP em campanhas, impulsionadas pelo chamado milagre econômico. No nosso entendimento, embora recorte não se esgote na revista Veja, podendo ser ampliado para diversas mídias, tais como as discussões aqui elaboradas sobre as relações entre interesses públicos e privados, políticos e comerciais e suas intermediações, optamos pela delimitação do material empírico analisado de forma a permitir maior aprofundamento da análise.
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