Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Warszawski, Leo Mendonça
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11825
Resumo: O presente trabalho busca identificar os critérios éticos na tomada de decisão dos estudantes de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O entendimento profundo e adequado desses critérios axiológicos se faz relevante em três dimensões. A primeira é a individual, pois os indivíduos não podem se furtar a fazer escolhas e julgamentos, especialmente quando atuam em uma posição de caráter tático ou estratégico. A segunda é social, pois os critérios éticos são utilizados para avaliar o contexto social que o indivíduo está inserido e compará-lo com o seu ideal de moralidade pública. O terceiro se origina na especificidade com contexto brasileiro, onde o país se encontra em uma grave crise econômica, política e social devido, ao menos em parte, às falhas morais de suas lideranças empresariais e políticas. Para identificar os critérios valorativos adequadamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica prévia, para habilitar o pesquisador a identificar as diferentes perspectivas axiológicas apresentadas pelos alunos do curso de Administração. Para obter o material para análise foi realizada uma entrevista semiestruturada, na qual os estudantes eram confrontados com uma situação hipotética que colocaria sua moralidade a prova. Aos indivíduos da pesquisa foi perguntado o que seria a decisão certa e para que fundamentassem suas respostas. A partir da fundamentação apresentada foi possível identificar diferentes padrões valorativos que norteavam as respostas apresentadas. A partir dessa análise foi possível identificar cinco grandes padrões axiológicos entre os entrevistados, além de variações de justificativas dentro desses grandes padrões. Outros estudantes apresentaram respostas únicas que receberam atenção especial na análise dos dados. Por fim, alguns poucos entrevistados foram incapazes de articular uma resposta racional e calcada em valores previamente estabelecidos em suas mentes. O estudo contribui para compreensão da mente dos indivíduos que se preparam atualmente para atingir cargos de liderança no futuro. Dessa forma a pesquisa dificulta que tanto a academia quanto a sociedade em geral sejam surpreendidas ou manipuladas futuramente por pessoas em posições de destaque.
id UFRJ_90b3115c96d478472bd9a0f174b41d90
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11825
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de JaneiroTomada de decisãoAlunos de AdministraçãoÉticaAxiologiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOO presente trabalho busca identificar os critérios éticos na tomada de decisão dos estudantes de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O entendimento profundo e adequado desses critérios axiológicos se faz relevante em três dimensões. A primeira é a individual, pois os indivíduos não podem se furtar a fazer escolhas e julgamentos, especialmente quando atuam em uma posição de caráter tático ou estratégico. A segunda é social, pois os critérios éticos são utilizados para avaliar o contexto social que o indivíduo está inserido e compará-lo com o seu ideal de moralidade pública. O terceiro se origina na especificidade com contexto brasileiro, onde o país se encontra em uma grave crise econômica, política e social devido, ao menos em parte, às falhas morais de suas lideranças empresariais e políticas. Para identificar os critérios valorativos adequadamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica prévia, para habilitar o pesquisador a identificar as diferentes perspectivas axiológicas apresentadas pelos alunos do curso de Administração. Para obter o material para análise foi realizada uma entrevista semiestruturada, na qual os estudantes eram confrontados com uma situação hipotética que colocaria sua moralidade a prova. Aos indivíduos da pesquisa foi perguntado o que seria a decisão certa e para que fundamentassem suas respostas. A partir da fundamentação apresentada foi possível identificar diferentes padrões valorativos que norteavam as respostas apresentadas. A partir dessa análise foi possível identificar cinco grandes padrões axiológicos entre os entrevistados, além de variações de justificativas dentro desses grandes padrões. Outros estudantes apresentaram respostas únicas que receberam atenção especial na análise dos dados. Por fim, alguns poucos entrevistados foram incapazes de articular uma resposta racional e calcada em valores previamente estabelecidos em suas mentes. O estudo contribui para compreensão da mente dos indivíduos que se preparam atualmente para atingir cargos de liderança no futuro. Dessa forma a pesquisa dificulta que tanto a academia quanto a sociedade em geral sejam surpreendidas ou manipuladas futuramente por pessoas em posições de destaque.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJBittencourt, Renato Nuneshttp://lattes.cnpq.br/5173102478506111Warszawski, Leo Mendonça2020-04-17T03:46:16Z2023-12-21T03:07:01Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:01Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11825Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro
title Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro
spellingShingle Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro
Warszawski, Leo Mendonça
Tomada de decisão
Alunos de Administração
Ética
Axiologia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro
title_full Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro
title_fullStr Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro
title_sort Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro
author Warszawski, Leo Mendonça
author_facet Warszawski, Leo Mendonça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bittencourt, Renato Nunes
http://lattes.cnpq.br/5173102478506111
dc.contributor.author.fl_str_mv Warszawski, Leo Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Tomada de decisão
Alunos de Administração
Ética
Axiologia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Tomada de decisão
Alunos de Administração
Ética
Axiologia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description O presente trabalho busca identificar os critérios éticos na tomada de decisão dos estudantes de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O entendimento profundo e adequado desses critérios axiológicos se faz relevante em três dimensões. A primeira é a individual, pois os indivíduos não podem se furtar a fazer escolhas e julgamentos, especialmente quando atuam em uma posição de caráter tático ou estratégico. A segunda é social, pois os critérios éticos são utilizados para avaliar o contexto social que o indivíduo está inserido e compará-lo com o seu ideal de moralidade pública. O terceiro se origina na especificidade com contexto brasileiro, onde o país se encontra em uma grave crise econômica, política e social devido, ao menos em parte, às falhas morais de suas lideranças empresariais e políticas. Para identificar os critérios valorativos adequadamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica prévia, para habilitar o pesquisador a identificar as diferentes perspectivas axiológicas apresentadas pelos alunos do curso de Administração. Para obter o material para análise foi realizada uma entrevista semiestruturada, na qual os estudantes eram confrontados com uma situação hipotética que colocaria sua moralidade a prova. Aos indivíduos da pesquisa foi perguntado o que seria a decisão certa e para que fundamentassem suas respostas. A partir da fundamentação apresentada foi possível identificar diferentes padrões valorativos que norteavam as respostas apresentadas. A partir dessa análise foi possível identificar cinco grandes padrões axiológicos entre os entrevistados, além de variações de justificativas dentro desses grandes padrões. Outros estudantes apresentaram respostas únicas que receberam atenção especial na análise dos dados. Por fim, alguns poucos entrevistados foram incapazes de articular uma resposta racional e calcada em valores previamente estabelecidos em suas mentes. O estudo contribui para compreensão da mente dos indivíduos que se preparam atualmente para atingir cargos de liderança no futuro. Dessa forma a pesquisa dificulta que tanto a academia quanto a sociedade em geral sejam surpreendidas ou manipuladas futuramente por pessoas em posições de destaque.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-04-17T03:46:16Z
2023-12-21T03:07:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/11825
url http://hdl.handle.net/11422/11825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455986717032448