Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11825 |
Resumo: | O presente trabalho busca identificar os critérios éticos na tomada de decisão dos estudantes de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O entendimento profundo e adequado desses critérios axiológicos se faz relevante em três dimensões. A primeira é a individual, pois os indivíduos não podem se furtar a fazer escolhas e julgamentos, especialmente quando atuam em uma posição de caráter tático ou estratégico. A segunda é social, pois os critérios éticos são utilizados para avaliar o contexto social que o indivíduo está inserido e compará-lo com o seu ideal de moralidade pública. O terceiro se origina na especificidade com contexto brasileiro, onde o país se encontra em uma grave crise econômica, política e social devido, ao menos em parte, às falhas morais de suas lideranças empresariais e políticas. Para identificar os critérios valorativos adequadamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica prévia, para habilitar o pesquisador a identificar as diferentes perspectivas axiológicas apresentadas pelos alunos do curso de Administração. Para obter o material para análise foi realizada uma entrevista semiestruturada, na qual os estudantes eram confrontados com uma situação hipotética que colocaria sua moralidade a prova. Aos indivíduos da pesquisa foi perguntado o que seria a decisão certa e para que fundamentassem suas respostas. A partir da fundamentação apresentada foi possível identificar diferentes padrões valorativos que norteavam as respostas apresentadas. A partir dessa análise foi possível identificar cinco grandes padrões axiológicos entre os entrevistados, além de variações de justificativas dentro desses grandes padrões. Outros estudantes apresentaram respostas únicas que receberam atenção especial na análise dos dados. Por fim, alguns poucos entrevistados foram incapazes de articular uma resposta racional e calcada em valores previamente estabelecidos em suas mentes. O estudo contribui para compreensão da mente dos indivíduos que se preparam atualmente para atingir cargos de liderança no futuro. Dessa forma a pesquisa dificulta que tanto a academia quanto a sociedade em geral sejam surpreendidas ou manipuladas futuramente por pessoas em posições de destaque. |
id |
UFRJ_90b3115c96d478472bd9a0f174b41d90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/11825 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de JaneiroTomada de decisãoAlunos de AdministraçãoÉticaAxiologiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOO presente trabalho busca identificar os critérios éticos na tomada de decisão dos estudantes de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O entendimento profundo e adequado desses critérios axiológicos se faz relevante em três dimensões. A primeira é a individual, pois os indivíduos não podem se furtar a fazer escolhas e julgamentos, especialmente quando atuam em uma posição de caráter tático ou estratégico. A segunda é social, pois os critérios éticos são utilizados para avaliar o contexto social que o indivíduo está inserido e compará-lo com o seu ideal de moralidade pública. O terceiro se origina na especificidade com contexto brasileiro, onde o país se encontra em uma grave crise econômica, política e social devido, ao menos em parte, às falhas morais de suas lideranças empresariais e políticas. Para identificar os critérios valorativos adequadamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica prévia, para habilitar o pesquisador a identificar as diferentes perspectivas axiológicas apresentadas pelos alunos do curso de Administração. Para obter o material para análise foi realizada uma entrevista semiestruturada, na qual os estudantes eram confrontados com uma situação hipotética que colocaria sua moralidade a prova. Aos indivíduos da pesquisa foi perguntado o que seria a decisão certa e para que fundamentassem suas respostas. A partir da fundamentação apresentada foi possível identificar diferentes padrões valorativos que norteavam as respostas apresentadas. A partir dessa análise foi possível identificar cinco grandes padrões axiológicos entre os entrevistados, além de variações de justificativas dentro desses grandes padrões. Outros estudantes apresentaram respostas únicas que receberam atenção especial na análise dos dados. Por fim, alguns poucos entrevistados foram incapazes de articular uma resposta racional e calcada em valores previamente estabelecidos em suas mentes. O estudo contribui para compreensão da mente dos indivíduos que se preparam atualmente para atingir cargos de liderança no futuro. Dessa forma a pesquisa dificulta que tanto a academia quanto a sociedade em geral sejam surpreendidas ou manipuladas futuramente por pessoas em posições de destaque.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJBittencourt, Renato Nuneshttp://lattes.cnpq.br/5173102478506111Warszawski, Leo Mendonça2020-04-17T03:46:16Z2023-12-21T03:07:01Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:01Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11825Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro |
title |
Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro Warszawski, Leo Mendonça Tomada de decisão Alunos de Administração Ética Axiologia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro |
title_full |
Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro |
title_sort |
Entendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro |
author |
Warszawski, Leo Mendonça |
author_facet |
Warszawski, Leo Mendonça |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bittencourt, Renato Nunes http://lattes.cnpq.br/5173102478506111 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Warszawski, Leo Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tomada de decisão Alunos de Administração Ética Axiologia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Tomada de decisão Alunos de Administração Ética Axiologia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
O presente trabalho busca identificar os critérios éticos na tomada de decisão dos estudantes de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O entendimento profundo e adequado desses critérios axiológicos se faz relevante em três dimensões. A primeira é a individual, pois os indivíduos não podem se furtar a fazer escolhas e julgamentos, especialmente quando atuam em uma posição de caráter tático ou estratégico. A segunda é social, pois os critérios éticos são utilizados para avaliar o contexto social que o indivíduo está inserido e compará-lo com o seu ideal de moralidade pública. O terceiro se origina na especificidade com contexto brasileiro, onde o país se encontra em uma grave crise econômica, política e social devido, ao menos em parte, às falhas morais de suas lideranças empresariais e políticas. Para identificar os critérios valorativos adequadamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica prévia, para habilitar o pesquisador a identificar as diferentes perspectivas axiológicas apresentadas pelos alunos do curso de Administração. Para obter o material para análise foi realizada uma entrevista semiestruturada, na qual os estudantes eram confrontados com uma situação hipotética que colocaria sua moralidade a prova. Aos indivíduos da pesquisa foi perguntado o que seria a decisão certa e para que fundamentassem suas respostas. A partir da fundamentação apresentada foi possível identificar diferentes padrões valorativos que norteavam as respostas apresentadas. A partir dessa análise foi possível identificar cinco grandes padrões axiológicos entre os entrevistados, além de variações de justificativas dentro desses grandes padrões. Outros estudantes apresentaram respostas únicas que receberam atenção especial na análise dos dados. Por fim, alguns poucos entrevistados foram incapazes de articular uma resposta racional e calcada em valores previamente estabelecidos em suas mentes. O estudo contribui para compreensão da mente dos indivíduos que se preparam atualmente para atingir cargos de liderança no futuro. Dessa forma a pesquisa dificulta que tanto a academia quanto a sociedade em geral sejam surpreendidas ou manipuladas futuramente por pessoas em posições de destaque. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-04-17T03:46:16Z 2023-12-21T03:07:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/11825 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/11825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455986717032448 |