Acompanhante terapêutico na infância: um campo para o terapeuta ocupacional?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/20450 |
Resumo: | A construção do presente trabalho consistiu em abordar a contribuição do Acompanhante Terapêutico (AT) com crianças como possível campo de atuação para os estudantes e profissionais de Terapia Ocupacional. A metodologia utilizada foi qualitativa por meio de revisão sistemática da literatura utilizando as bases de dados: Portal de periódicos da CAPES, Portal Regional da BVS, Scielo, Revista Baiana de Terapia Ocupacional, Revisbrato, Cadernos de Terapia Ocupacional da USP e Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCAR, entre os anos de 2000 e 2020. Foram analisados 12 artigos, verificando-se que essa prática possibilita a ampliação e participação social, bem como a identificação de atrasos no desenvolvimento e estratégias para o processo de inclusão da criança. Neste trabalho pretendeu-se refletir a intervenção do AT com crianças nos diversos espaços de atuação, ressaltando os benefícios da intervenção do terapeuta ocupacional como AT pois o trabalho ocorre na inserção e participação do sujeito em suas atividades cotidianas em casa, na escola e na comunidade, que também são campo de estudo e intervenção da Terapia Ocupacional. |
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Acompanhante terapêutico na infância: um campo para o terapeuta ocupacional?Acompanhante terapêuticoTerapia ocupacionalCriançasTherapeutic managementOccupational therapyChildsCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALA construção do presente trabalho consistiu em abordar a contribuição do Acompanhante Terapêutico (AT) com crianças como possível campo de atuação para os estudantes e profissionais de Terapia Ocupacional. A metodologia utilizada foi qualitativa por meio de revisão sistemática da literatura utilizando as bases de dados: Portal de periódicos da CAPES, Portal Regional da BVS, Scielo, Revista Baiana de Terapia Ocupacional, Revisbrato, Cadernos de Terapia Ocupacional da USP e Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCAR, entre os anos de 2000 e 2020. Foram analisados 12 artigos, verificando-se que essa prática possibilita a ampliação e participação social, bem como a identificação de atrasos no desenvolvimento e estratégias para o processo de inclusão da criança. Neste trabalho pretendeu-se refletir a intervenção do AT com crianças nos diversos espaços de atuação, ressaltando os benefícios da intervenção do terapeuta ocupacional como AT pois o trabalho ocorre na inserção e participação do sujeito em suas atividades cotidianas em casa, na escola e na comunidade, que também são campo de estudo e intervenção da Terapia Ocupacional.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de MedicinaUFRJSouza, Vera Lucia Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/3352060881487032Ferreira, Amanda OliveiraPacheco, Sandra Regina Guedeshttp://lattes.cnpq.br/1578465564321795Santos, Jessyca Caroline Vieira dos2023-05-12T14:54:43Z2023-12-21T03:00:25Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Jessyca Caroline Vieira dos. Acompanhante terapêutico na infância: um campo para o terapeuta ocupacional?. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)- Curso de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/20450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:25Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/20450Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:25Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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