Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Beatriz Rangel Antunes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11796
Resumo: As micro e pequenas empresas têm contribuído bastante para o desenvolvimento da economia brasileira, não só em termos do crescimento do mercado mas também na geração de emprego. Ser empreendedor significa estar atento ao mercado e estudar as possibilidades de negócio, escolhendo as melhores oportunidades. O mercado de sorvetes apresenta essa característica e a empresa familiar Sabor do Norte Sorvetes soube crescer e se desenvolver nesse segmento. Mas existem possibilidades de crescimento que devem ser exploradas e a utilização das ferramentas de marketing pode ser uma solução para esse crescimento. Elaborar um planejamento estratégico e definir prioridades auxilia a gestão. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é apresentar as estratégias de marketing adotadas pela empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte para o desenvolvimento e manutenção do seu negócio. Para atingir os objetivos, aplicou uma metodologia de pesquisa bibliográfica, para o necessário embasamento teórico e foi desenvolvido um estudo de caso, que permitiu identificar as possibilidades e os obstáculos que a empresa enfrenta para o seu crescimento. Foi possível concluir que a empresa pode melhorar o seu desempenho, tornar-se mais competitiva apostando no aumento da produção visando a distribuição para outros mercados, bem a a aposta no marketing digital, aumentando o seu alcance e visibilidade, potenciando o seu crescimento.
id UFRJ_92af2e7606297ecba608f56db2706c28
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11796
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do NorteMercado de SorvetesEstratégias de marketingSustentabilidadeEmpreendedorismoEmpresa familiarMarketingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISAs micro e pequenas empresas têm contribuído bastante para o desenvolvimento da economia brasileira, não só em termos do crescimento do mercado mas também na geração de emprego. Ser empreendedor significa estar atento ao mercado e estudar as possibilidades de negócio, escolhendo as melhores oportunidades. O mercado de sorvetes apresenta essa característica e a empresa familiar Sabor do Norte Sorvetes soube crescer e se desenvolver nesse segmento. Mas existem possibilidades de crescimento que devem ser exploradas e a utilização das ferramentas de marketing pode ser uma solução para esse crescimento. Elaborar um planejamento estratégico e definir prioridades auxilia a gestão. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é apresentar as estratégias de marketing adotadas pela empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte para o desenvolvimento e manutenção do seu negócio. Para atingir os objetivos, aplicou uma metodologia de pesquisa bibliográfica, para o necessário embasamento teórico e foi desenvolvido um estudo de caso, que permitiu identificar as possibilidades e os obstáculos que a empresa enfrenta para o seu crescimento. Foi possível concluir que a empresa pode melhorar o seu desempenho, tornar-se mais competitiva apostando no aumento da produção visando a distribuição para outros mercados, bem a a aposta no marketing digital, aumentando o seu alcance e visibilidade, potenciando o seu crescimento.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJMelo, Mônica Visconti dehttp://lattes.cnpq.br/5730227904760697Silva, Beatriz Rangel Antunes da2020-04-15T21:28:22Z2023-12-21T03:07:01Z2019-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:01Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11796Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte
title Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte
spellingShingle Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte
Silva, Beatriz Rangel Antunes da
Mercado de Sorvetes
Estratégias de marketing
Sustentabilidade
Empreendedorismo
Empresa familiar
Marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte
title_full Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte
title_fullStr Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte
title_full_unstemmed Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte
title_sort Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte
author Silva, Beatriz Rangel Antunes da
author_facet Silva, Beatriz Rangel Antunes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Mônica Visconti de
http://lattes.cnpq.br/5730227904760697
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Beatriz Rangel Antunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de Sorvetes
Estratégias de marketing
Sustentabilidade
Empreendedorismo
Empresa familiar
Marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Mercado de Sorvetes
Estratégias de marketing
Sustentabilidade
Empreendedorismo
Empresa familiar
Marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description As micro e pequenas empresas têm contribuído bastante para o desenvolvimento da economia brasileira, não só em termos do crescimento do mercado mas também na geração de emprego. Ser empreendedor significa estar atento ao mercado e estudar as possibilidades de negócio, escolhendo as melhores oportunidades. O mercado de sorvetes apresenta essa característica e a empresa familiar Sabor do Norte Sorvetes soube crescer e se desenvolver nesse segmento. Mas existem possibilidades de crescimento que devem ser exploradas e a utilização das ferramentas de marketing pode ser uma solução para esse crescimento. Elaborar um planejamento estratégico e definir prioridades auxilia a gestão. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é apresentar as estratégias de marketing adotadas pela empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte para o desenvolvimento e manutenção do seu negócio. Para atingir os objetivos, aplicou uma metodologia de pesquisa bibliográfica, para o necessário embasamento teórico e foi desenvolvido um estudo de caso, que permitiu identificar as possibilidades e os obstáculos que a empresa enfrenta para o seu crescimento. Foi possível concluir que a empresa pode melhorar o seu desempenho, tornar-se mais competitiva apostando no aumento da produção visando a distribuição para outros mercados, bem a a aposta no marketing digital, aumentando o seu alcance e visibilidade, potenciando o seu crescimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07
2020-04-15T21:28:22Z
2023-12-21T03:07:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/11796
url http://hdl.handle.net/11422/11796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455996711010304