Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11796 |
Resumo: | As micro e pequenas empresas têm contribuído bastante para o desenvolvimento da economia brasileira, não só em termos do crescimento do mercado mas também na geração de emprego. Ser empreendedor significa estar atento ao mercado e estudar as possibilidades de negócio, escolhendo as melhores oportunidades. O mercado de sorvetes apresenta essa característica e a empresa familiar Sabor do Norte Sorvetes soube crescer e se desenvolver nesse segmento. Mas existem possibilidades de crescimento que devem ser exploradas e a utilização das ferramentas de marketing pode ser uma solução para esse crescimento. Elaborar um planejamento estratégico e definir prioridades auxilia a gestão. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é apresentar as estratégias de marketing adotadas pela empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte para o desenvolvimento e manutenção do seu negócio. Para atingir os objetivos, aplicou uma metodologia de pesquisa bibliográfica, para o necessário embasamento teórico e foi desenvolvido um estudo de caso, que permitiu identificar as possibilidades e os obstáculos que a empresa enfrenta para o seu crescimento. Foi possível concluir que a empresa pode melhorar o seu desempenho, tornar-se mais competitiva apostando no aumento da produção visando a distribuição para outros mercados, bem a a aposta no marketing digital, aumentando o seu alcance e visibilidade, potenciando o seu crescimento. |
id |
UFRJ_92af2e7606297ecba608f56db2706c28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/11796 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do NorteMercado de SorvetesEstratégias de marketingSustentabilidadeEmpreendedorismoEmpresa familiarMarketingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISAs micro e pequenas empresas têm contribuído bastante para o desenvolvimento da economia brasileira, não só em termos do crescimento do mercado mas também na geração de emprego. Ser empreendedor significa estar atento ao mercado e estudar as possibilidades de negócio, escolhendo as melhores oportunidades. O mercado de sorvetes apresenta essa característica e a empresa familiar Sabor do Norte Sorvetes soube crescer e se desenvolver nesse segmento. Mas existem possibilidades de crescimento que devem ser exploradas e a utilização das ferramentas de marketing pode ser uma solução para esse crescimento. Elaborar um planejamento estratégico e definir prioridades auxilia a gestão. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é apresentar as estratégias de marketing adotadas pela empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte para o desenvolvimento e manutenção do seu negócio. Para atingir os objetivos, aplicou uma metodologia de pesquisa bibliográfica, para o necessário embasamento teórico e foi desenvolvido um estudo de caso, que permitiu identificar as possibilidades e os obstáculos que a empresa enfrenta para o seu crescimento. Foi possível concluir que a empresa pode melhorar o seu desempenho, tornar-se mais competitiva apostando no aumento da produção visando a distribuição para outros mercados, bem a a aposta no marketing digital, aumentando o seu alcance e visibilidade, potenciando o seu crescimento.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJMelo, Mônica Visconti dehttp://lattes.cnpq.br/5730227904760697Silva, Beatriz Rangel Antunes da2020-04-15T21:28:22Z2023-12-21T03:07:01Z2019-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:01Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11796Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte |
title |
Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte |
spellingShingle |
Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte Silva, Beatriz Rangel Antunes da Mercado de Sorvetes Estratégias de marketing Sustentabilidade Empreendedorismo Empresa familiar Marketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte |
title_full |
Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte |
title_fullStr |
Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte |
title_sort |
Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte |
author |
Silva, Beatriz Rangel Antunes da |
author_facet |
Silva, Beatriz Rangel Antunes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Mônica Visconti de http://lattes.cnpq.br/5730227904760697 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Beatriz Rangel Antunes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado de Sorvetes Estratégias de marketing Sustentabilidade Empreendedorismo Empresa familiar Marketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Mercado de Sorvetes Estratégias de marketing Sustentabilidade Empreendedorismo Empresa familiar Marketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
As micro e pequenas empresas têm contribuído bastante para o desenvolvimento da economia brasileira, não só em termos do crescimento do mercado mas também na geração de emprego. Ser empreendedor significa estar atento ao mercado e estudar as possibilidades de negócio, escolhendo as melhores oportunidades. O mercado de sorvetes apresenta essa característica e a empresa familiar Sabor do Norte Sorvetes soube crescer e se desenvolver nesse segmento. Mas existem possibilidades de crescimento que devem ser exploradas e a utilização das ferramentas de marketing pode ser uma solução para esse crescimento. Elaborar um planejamento estratégico e definir prioridades auxilia a gestão. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é apresentar as estratégias de marketing adotadas pela empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte para o desenvolvimento e manutenção do seu negócio. Para atingir os objetivos, aplicou uma metodologia de pesquisa bibliográfica, para o necessário embasamento teórico e foi desenvolvido um estudo de caso, que permitiu identificar as possibilidades e os obstáculos que a empresa enfrenta para o seu crescimento. Foi possível concluir que a empresa pode melhorar o seu desempenho, tornar-se mais competitiva apostando no aumento da produção visando a distribuição para outros mercados, bem a a aposta no marketing digital, aumentando o seu alcance e visibilidade, potenciando o seu crescimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07 2020-04-15T21:28:22Z 2023-12-21T03:07:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/11796 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/11796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455996711010304 |