O movimento pelos direitos civis dos negros visto por Hollywood: a monumentalização histórica em Malcolm X (1992) e Selma – uma luta pela igualdade (2014)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17125 |
Resumo: | O presente trabalho monográfico pretende analisar o tema da representação cinematográfica hollywoodiana do movimento pelos direitos civis dos negros, a partir dos filmes que retratam as duas figuras mais influentes do período: Malcolm X e Martin Luther King Jr. Na primeira parte do trabalho será traçada uma breve exposição teórica dos usos do cinema na História e os métodos empregados nesta análise, além de uma síntese histórica do movimento por direitos civis. Nos capítulos subsequentes serão analisados em profundidade cada um dos dois filmes escolhidos. Para composição da pesquisa, serão utilizados livros, artigos, dissertações, teses, jornais, filmes e sites. Por fim, na conclusão será possível refletir sobre como o cinema se tornou um espaço de afirmação da cultura afro-americana e de resistência à opressão racial existente nos Estados Unidos, e considerar como estes filmes ressignificam o passado de acordo com as demandas do presente, num retorno às raízes do movimento que abalou a estrutura segregacionista e conferiu aos afro-americanos um novo senso de valor. |
id |
UFRJ_9434dc4f830143cfda3e5610e643d2c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/17125 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Camila Pereshttp://lattes.cnpq.br/1241103516092018http://lattes.cnpq.br/2702303302303882Pereira, Wagner Pinheiro2022-06-10T16:50:49Z2023-11-30T03:04:53Z2018http://hdl.handle.net/11422/17125Submitted by Edson Serejo Neto (edson.serejo@ifcs.ufrj.br) on 2022-06-10T16:50:49Z No. of bitstreams: 1 CPLima.pdf: 1047001 bytes, checksum: 22c7109b2d0287d6b3ebf9f527815584 (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-10T16:50:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CPLima.pdf: 1047001 bytes, checksum: 22c7109b2d0287d6b3ebf9f527815584 (MD5) Previous issue date: 2018O presente trabalho monográfico pretende analisar o tema da representação cinematográfica hollywoodiana do movimento pelos direitos civis dos negros, a partir dos filmes que retratam as duas figuras mais influentes do período: Malcolm X e Martin Luther King Jr. Na primeira parte do trabalho será traçada uma breve exposição teórica dos usos do cinema na História e os métodos empregados nesta análise, além de uma síntese histórica do movimento por direitos civis. Nos capítulos subsequentes serão analisados em profundidade cada um dos dois filmes escolhidos. Para composição da pesquisa, serão utilizados livros, artigos, dissertações, teses, jornais, filmes e sites. Por fim, na conclusão será possível refletir sobre como o cinema se tornou um espaço de afirmação da cultura afro-americana e de resistência à opressão racial existente nos Estados Unidos, e considerar como estes filmes ressignificam o passado de acordo com as demandas do presente, num retorno às raízes do movimento que abalou a estrutura segregacionista e conferiu aos afro-americanos um novo senso de valor.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilInstituto de HistóriaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOSEstados UnidosMovimentos sociaisDireitos civisCinemaO movimento pelos direitos civis dos negros visto por Hollywood: a monumentalização histórica em Malcolm X (1992) e Selma – uma luta pela igualdade (2014)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17125/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALCPLima.pdfCPLima.pdfapplication/pdf1047001http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17125/1/CPLima.pdf22c7109b2d0287d6b3ebf9f527815584MD5111422/171252023-11-30 00:04:53.748oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O movimento pelos direitos civis dos negros visto por Hollywood: a monumentalização histórica em Malcolm X (1992) e Selma – uma luta pela igualdade (2014) |
title |
O movimento pelos direitos civis dos negros visto por Hollywood: a monumentalização histórica em Malcolm X (1992) e Selma – uma luta pela igualdade (2014) |
spellingShingle |
O movimento pelos direitos civis dos negros visto por Hollywood: a monumentalização histórica em Malcolm X (1992) e Selma – uma luta pela igualdade (2014) Lima, Camila Peres CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS Estados Unidos Movimentos sociais Direitos civis Cinema |
title_short |
O movimento pelos direitos civis dos negros visto por Hollywood: a monumentalização histórica em Malcolm X (1992) e Selma – uma luta pela igualdade (2014) |
title_full |
O movimento pelos direitos civis dos negros visto por Hollywood: a monumentalização histórica em Malcolm X (1992) e Selma – uma luta pela igualdade (2014) |
title_fullStr |
O movimento pelos direitos civis dos negros visto por Hollywood: a monumentalização histórica em Malcolm X (1992) e Selma – uma luta pela igualdade (2014) |
title_full_unstemmed |
O movimento pelos direitos civis dos negros visto por Hollywood: a monumentalização histórica em Malcolm X (1992) e Selma – uma luta pela igualdade (2014) |
title_sort |
O movimento pelos direitos civis dos negros visto por Hollywood: a monumentalização histórica em Malcolm X (1992) e Selma – uma luta pela igualdade (2014) |
author |
Lima, Camila Peres |
author_facet |
Lima, Camila Peres |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1241103516092018 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2702303302303882 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Camila Peres |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Wagner Pinheiro |
contributor_str_mv |
Pereira, Wagner Pinheiro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS Estados Unidos Movimentos sociais Direitos civis Cinema |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estados Unidos Movimentos sociais Direitos civis Cinema |
description |
O presente trabalho monográfico pretende analisar o tema da representação cinematográfica hollywoodiana do movimento pelos direitos civis dos negros, a partir dos filmes que retratam as duas figuras mais influentes do período: Malcolm X e Martin Luther King Jr. Na primeira parte do trabalho será traçada uma breve exposição teórica dos usos do cinema na História e os métodos empregados nesta análise, além de uma síntese histórica do movimento por direitos civis. Nos capítulos subsequentes serão analisados em profundidade cada um dos dois filmes escolhidos. Para composição da pesquisa, serão utilizados livros, artigos, dissertações, teses, jornais, filmes e sites. Por fim, na conclusão será possível refletir sobre como o cinema se tornou um espaço de afirmação da cultura afro-americana e de resistência à opressão racial existente nos Estados Unidos, e considerar como estes filmes ressignificam o passado de acordo com as demandas do presente, num retorno às raízes do movimento que abalou a estrutura segregacionista e conferiu aos afro-americanos um novo senso de valor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-10T16:50:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:04:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/17125 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/17125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17125/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17125/1/CPLima.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 22c7109b2d0287d6b3ebf9f527815584 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097251488956416 |