O samba como ferramenta de representação da cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes Júnior, Walcler de Lima
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/7244
Resumo: O trabalho busca observar a importância do samba e da música popular como ferramenta de representação da cidade. Isto é, verificar se o conjunto compositor popular e sua obra são tão importantes para a construção/manutenção das imagens de memória afetiva da cidade, quanto as crônicas de um escritor,as análises de um antropólogo ou as pesquisas de um historiador. Como caminho de verificação busca-se investigar as origens daquilo que determinou, à época, o que era tido como cultura popular e o que era valorizado como cultura oficial.
id UFRJ_9437af9371181d3123c1a68585615205
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/7244
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Mendes Júnior, Walcler de LimaPechman, Robert Moses2019-04-12T18:03:26Z2023-11-30T03:02:56Z2003-04http://hdl.handle.net/11422/7244O trabalho busca observar a importância do samba e da música popular como ferramenta de representação da cidade. Isto é, verificar se o conjunto compositor popular e sua obra são tão importantes para a construção/manutenção das imagens de memória afetiva da cidade, quanto as crônicas de um escritor,as análises de um antropólogo ou as pesquisas de um historiador. Como caminho de verificação busca-se investigar as origens daquilo que determinou, à época, o que era tido como cultura popular e o que era valorizado como cultura oficial.The work seeks to observe the importance of samba and popular music as a tool for representing the city. That is, to verify whether the popular composer and his work are as important for the construction / maintenance of the images of affective memory of the city as the chronicles of a writer, the analyzes of an anthropologist or the researches of a historian. As a way of verification, one seeks to investigate the origins of what determined, at the time, what was considered popular culture and what was valued as an official culture.Submitted by Gilberto Martins (gilberto@ippur.ufrj.br) on 2019-04-12T18:03:26Z No. of bitstreams: 1 WLMendesJunior-min.pdf: 1683429 bytes, checksum: d7fa33385d02311f5501b23ab369e369 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-12T18:03:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WLMendesJunior-min.pdf: 1683429 bytes, checksum: d7fa33385d02311f5501b23ab369e369 (MD5) Previous issue date: 2003-04porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalUFRJBrasilInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e RegionalCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::HISTORIA URBANAHistória urbanaMúsica popular brasileiraEspaço urbanoSambaCultura popularO samba como ferramenta de representação da cidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALWLMendesJunior-min.pdfWLMendesJunior-min.pdfapplication/pdf1683429http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7244/1/WLMendesJunior-min.pdfd7fa33385d02311f5501b23ab369e369MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7244/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/72442023-11-30 00:02:56.2oai:pantheon.ufrj.br:11422/7244TElDRU7Dh0EgTsODTy1FWENMVVNJVkEgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08KCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqihzKSBvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBvdSBwcm9wcmlldMOhcmlvKHMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBjb25jZWRlKG0pIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBQYW50aGVvbiBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gZGUgSmFuZWlybyAoVUZSSikgbyBkaXJlaXRvIG7Do28gLSBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBlbSB0b2RvIG8gbXVuZG8sIGVtIGZvcm1hdG8gZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8sIG1hcyBuw6NvIGxpbWl0YWRvIGEgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVUZSSiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhZHV6aXIgYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGEgZmluYWxpZGFkZSBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVRlJKIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXNzYSBzdWJtaXNzw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLgoKRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvLCBjb20gbyBtZWxob3IgZGUgc2V1cyBjb25oZWNpbWVudG9zLCBuw6NvIGluZnJpbmdpIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIHRlcmNlaXJvcy4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCB2b2PDqiBuw6NvIHRlbSBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmNlZGUgYSBVRlJKIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRhIHN1Ym1pc3PDo28uCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIHF1ZSBmb2ksIG91IHRlbSBzaWRvIHBhdHJvY2luYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIHVtYSBhZ8OqbmNpYSBvdSBvdXRybyhzKSBvcmdhbmlzbW8ocykgcXVlIG7Do28gYSBVRlJKLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgUkVWSVPDg08gb3UgZGUgb3V0cmFzIG9icmlnYcOnw7VlcyByZXF1ZXJpZGFzIHBvciBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUkogaXLDoSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1KHMpIG5vbWUocykgY29tbyBhdXRvcihlcykgb3UgcHJvcHJpZXTDoXJpbyhzKSBkYSBzdWJtaXNzw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG5vIGF0byBkZSBzdWJtaXNzw6NvLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O samba como ferramenta de representação da cidade
title O samba como ferramenta de representação da cidade
spellingShingle O samba como ferramenta de representação da cidade
Mendes Júnior, Walcler de Lima
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::HISTORIA URBANA
História urbana
Música popular brasileira
Espaço urbano
Samba
Cultura popular
title_short O samba como ferramenta de representação da cidade
title_full O samba como ferramenta de representação da cidade
title_fullStr O samba como ferramenta de representação da cidade
title_full_unstemmed O samba como ferramenta de representação da cidade
title_sort O samba como ferramenta de representação da cidade
author Mendes Júnior, Walcler de Lima
author_facet Mendes Júnior, Walcler de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes Júnior, Walcler de Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pechman, Robert Moses
contributor_str_mv Pechman, Robert Moses
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::HISTORIA URBANA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::HISTORIA URBANA
História urbana
Música popular brasileira
Espaço urbano
Samba
Cultura popular
dc.subject.por.fl_str_mv História urbana
Música popular brasileira
Espaço urbano
Samba
Cultura popular
description O trabalho busca observar a importância do samba e da música popular como ferramenta de representação da cidade. Isto é, verificar se o conjunto compositor popular e sua obra são tão importantes para a construção/manutenção das imagens de memória afetiva da cidade, quanto as crônicas de um escritor,as análises de um antropólogo ou as pesquisas de um historiador. Como caminho de verificação busca-se investigar as origens daquilo que determinou, à época, o que era tido como cultura popular e o que era valorizado como cultura oficial.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-12T18:03:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/7244
url http://hdl.handle.net/11422/7244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7244/1/WLMendesJunior-min.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7244/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d7fa33385d02311f5501b23ab369e369
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097131887329280