Análise de risers rígidos para explotação offshore de petróleo e gás através de unidades flutuantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/7397 |
Resumo: | Devido à importância da explotação offshore de petróleo e gás em águas profundas e ultraprofundas, torna-se necessária a investigação de novas opções como alternativas aos risers flexíveis. Uma destas alternativas são os risers metálicos de aço. Neste trabalho, apresenta-se a metodologia seguida na análise de uma linha rígida de aço em catenária livre (SCR), incluindo os critérios de colapso, a definição das condições ambientais e os critérios de avaliação estrutural do riser nas análises de tensões máximas e de fadiga. Compara-se o desempenho da linha rígida em duas plataformas com características das plataformas instaladas na Bacia de Campos. Também apresentam-se as vantagens da utilização de um segmento do SCR com revestimento do tipo LWC (Light Weight Coating) na vida à fadiga na região do TDP. |
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Análise de risers rígidos para explotação offshore de petróleo e gás através de unidades flutuantesEstruturas offshorePetróleoTubos flexíveisCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::MECANICA DAS ESTRUTURASDevido à importância da explotação offshore de petróleo e gás em águas profundas e ultraprofundas, torna-se necessária a investigação de novas opções como alternativas aos risers flexíveis. Uma destas alternativas são os risers metálicos de aço. Neste trabalho, apresenta-se a metodologia seguida na análise de uma linha rígida de aço em catenária livre (SCR), incluindo os critérios de colapso, a definição das condições ambientais e os critérios de avaliação estrutural do riser nas análises de tensões máximas e de fadiga. Compara-se o desempenho da linha rígida em duas plataformas com características das plataformas instaladas na Bacia de Campos. Também apresentam-se as vantagens da utilização de um segmento do SCR com revestimento do tipo LWC (Light Weight Coating) na vida à fadiga na região do TDP.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJEllwanger, Gilberto BrunoSousa, Fernando Jorge Mendes deAlmeida, Maria Cascão Ferreira deBazán, José Antonio Vargas2019-04-24T17:46:08Z2023-12-21T03:00:14Z2010-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/7397porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:14Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/7397Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:14Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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