Avaliação da qualidade do serviço no comércio eletrônico: um estudo em sites de vendas de CDs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Granuzo, Alexandre
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Nogueira, Antonio Roberto Ramos
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/9490
Resumo: A Internet provocou uma revolução na Economia com a criação de novas possibilidades de se prestar um serviço ao cliente final, além de aumentar a dinamicidade dos mercados. Uma grande transformação ocorrida com a adoção da Internet para fins comerciais foi a maior simetria de informação, ou seja, o consumidor passou a ter acesso a uma quantidade maior de informação. Isso aumentou seu poder de barganha com o fornecedor, bem como o seu nível de exigência em relação aos produtos e serviços. A questão que surgiu com toda essa revolução foi saber o que o cliente estava realmente querendo. A identificação e o atendimento das necessidades do cliente conquistaria a sua fidelidade, o que resultaria no retorno do alto investimento realizado em marketing e propaganda realizado para atraí-lo. Este estudo procurou identificar quais os atributos do serviço que estão sendo considerados pelos consumidores quando avaliam a qualidade de um site de comércio eletrônico. O estudo foi realizado através da aplicação de um questionário a alunos e ex-alunos de um curso de mestrado em administração. Foi verificado que as dimensões de logística, conteúdo e segurança são as que mais influenciam a avaliação da qualidade de um site de comércio eletrônico.
id UFRJ_94a659e7ae46bf63516274c6808a09e7
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/9490
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Granuzo, AlexandreNogueira, Antonio Roberto Ramos2019-09-12T18:04:54Z2023-11-30T03:01:02Z2003GRANUZO, Alexandre; NOGUEIRA, Antonio Roberto Ramos. Avaliação da qualidade do serviço no comércio eletrônico: um estudo em sites de vendas de CDs. Rio de Janeiro: Ufrj, 2003. (Relatórios COPPEAD, 362).85750804581518-3335http://hdl.handle.net/11422/9490A Internet provocou uma revolução na Economia com a criação de novas possibilidades de se prestar um serviço ao cliente final, além de aumentar a dinamicidade dos mercados. Uma grande transformação ocorrida com a adoção da Internet para fins comerciais foi a maior simetria de informação, ou seja, o consumidor passou a ter acesso a uma quantidade maior de informação. Isso aumentou seu poder de barganha com o fornecedor, bem como o seu nível de exigência em relação aos produtos e serviços. A questão que surgiu com toda essa revolução foi saber o que o cliente estava realmente querendo. A identificação e o atendimento das necessidades do cliente conquistaria a sua fidelidade, o que resultaria no retorno do alto investimento realizado em marketing e propaganda realizado para atraí-lo. Este estudo procurou identificar quais os atributos do serviço que estão sendo considerados pelos consumidores quando avaliam a qualidade de um site de comércio eletrônico. O estudo foi realizado através da aplicação de um questionário a alunos e ex-alunos de um curso de mestrado em administração. Foi verificado que as dimensões de logística, conteúdo e segurança são as que mais influenciam a avaliação da qualidade de um site de comércio eletrônico.UnavailableSubmitted by Anderson Luiz Cardoso Rodrigues (andersonlcr@hotmail.com) on 2019-09-12T18:04:54Z No. of bitstreams: 1 RC_362-Comp..pdf: 67788 bytes, checksum: 82566db82110a38e2e38d35883f76b8a (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-12T18:04:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RC_362-Comp..pdf: 67788 bytes, checksum: 82566db82110a38e2e38d35883f76b8a (MD5) Previous issue date: 2003porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilInstituto COPPEAD de AdministraçãoRelatórios COPPEADCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOOrganizaçõesComércio eletrônicoInternet (Rede de computador)Working paperAvaliação da qualidade do serviço no comércio eletrônico: um estudo em sites de vendas de CDsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/report362abertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALRC_362-Comp..pdfRC_362-Comp..pdfapplication/pdf67788http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/9490/1/RC_362-Comp..pdf82566db82110a38e2e38d35883f76b8aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/9490/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/94902023-11-30 00:01:02.676oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:02Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da qualidade do serviço no comércio eletrônico: um estudo em sites de vendas de CDs
title Avaliação da qualidade do serviço no comércio eletrônico: um estudo em sites de vendas de CDs
spellingShingle Avaliação da qualidade do serviço no comércio eletrônico: um estudo em sites de vendas de CDs
Granuzo, Alexandre
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Organizações
Comércio eletrônico
Internet (Rede de computador)
Working paper
title_short Avaliação da qualidade do serviço no comércio eletrônico: um estudo em sites de vendas de CDs
title_full Avaliação da qualidade do serviço no comércio eletrônico: um estudo em sites de vendas de CDs
title_fullStr Avaliação da qualidade do serviço no comércio eletrônico: um estudo em sites de vendas de CDs
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade do serviço no comércio eletrônico: um estudo em sites de vendas de CDs
title_sort Avaliação da qualidade do serviço no comércio eletrônico: um estudo em sites de vendas de CDs
author Granuzo, Alexandre
author_facet Granuzo, Alexandre
Nogueira, Antonio Roberto Ramos
author_role author
author2 Nogueira, Antonio Roberto Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Granuzo, Alexandre
Nogueira, Antonio Roberto Ramos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Organizações
Comércio eletrônico
Internet (Rede de computador)
Working paper
dc.subject.por.fl_str_mv Organizações
Comércio eletrônico
Internet (Rede de computador)
Working paper
description A Internet provocou uma revolução na Economia com a criação de novas possibilidades de se prestar um serviço ao cliente final, além de aumentar a dinamicidade dos mercados. Uma grande transformação ocorrida com a adoção da Internet para fins comerciais foi a maior simetria de informação, ou seja, o consumidor passou a ter acesso a uma quantidade maior de informação. Isso aumentou seu poder de barganha com o fornecedor, bem como o seu nível de exigência em relação aos produtos e serviços. A questão que surgiu com toda essa revolução foi saber o que o cliente estava realmente querendo. A identificação e o atendimento das necessidades do cliente conquistaria a sua fidelidade, o que resultaria no retorno do alto investimento realizado em marketing e propaganda realizado para atraí-lo. Este estudo procurou identificar quais os atributos do serviço que estão sendo considerados pelos consumidores quando avaliam a qualidade de um site de comércio eletrônico. O estudo foi realizado através da aplicação de um questionário a alunos e ex-alunos de um curso de mestrado em administração. Foi verificado que as dimensões de logística, conteúdo e segurança são as que mais influenciam a avaliação da qualidade de um site de comércio eletrônico.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-12T18:04:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GRANUZO, Alexandre; NOGUEIRA, Antonio Roberto Ramos. Avaliação da qualidade do serviço no comércio eletrônico: um estudo em sites de vendas de CDs. Rio de Janeiro: Ufrj, 2003. (Relatórios COPPEAD, 362).
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/9490
dc.identifier.isbn.pt_BR.fl_str_mv 8575080458
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-3335
identifier_str_mv GRANUZO, Alexandre; NOGUEIRA, Antonio Roberto Ramos. Avaliação da qualidade do serviço no comércio eletrônico: um estudo em sites de vendas de CDs. Rio de Janeiro: Ufrj, 2003. (Relatórios COPPEAD, 362).
8575080458
1518-3335
url http://hdl.handle.net/11422/9490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Relatórios COPPEAD
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto COPPEAD de Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/9490/1/RC_362-Comp..pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/9490/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 82566db82110a38e2e38d35883f76b8a
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097155775987712