Estudo logístico: indústria de monoetileno glicol verde para produção de PET sustentável
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/21156 |
Resumo: | A crescente pressão mundial pela adoção de práticas ESG na sociedade impacta diretamente os processos de manufatura e as indústrias químicas de uma forma geral. Dentro deste contexto, segue forte a aplicação dos princípios da Química Verde como critérios de projeto, avaliação financeira e decisão de processos químicos e instalações industriais. Os plásticos, que em geral são produzidos a partir do petróleo e com seu descarte indevido, são um dos maiores contribuintes para a geração de resíduo sólido urbano devido ao descarte incorreto por parte da sociedade, e o descarte PET é um dos protagonistas com números crescentes ano após ano. O Brasil como um dos maiores produtores de etanol a partir de cana de açúcar tem vocação para participar da transformação da Indústria Química na busca por soluções mais limpas e com menor impacto de carbono. O PET é um plástico produzido a partir do MEG e do ácido tereftálico e tem largo emprego em embalagens do setor alimentício e de bebidas carbonatadas. A produção de MEG a partir de etanol de cana de açúcar, como alternativa ao processo convencional a partir da nafta petroquímica, é uma proposição para tornar mais sustentável a produção de PET. A logística, como um dos aspectos necessários para construção de uma vantagem competitiva deve construir e gerir toda cadeia de suprimentos que garante a operação das fábricas desde a aquisição da matéria prima até o escoamento da produção até os clientes. O presente trabalho propõe um estudo logístico de uma planta de produção de MEG e expõe as etapas do planejamento logístico que essa indústria deve realizar como parte fundamental para instalação e operação da planta. A localização da instalação industrial e o modal de transporte e seus custos são os objetos centrais de decisão do estudo de caso. |
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Estudo logístico: indústria de monoetileno glicol verde para produção de PET sustentávelQuímica verdeSustentabilidadeMono etieno glicolMEGProduçãoPETCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO DE INSTALACOES INDUSTRIAISA crescente pressão mundial pela adoção de práticas ESG na sociedade impacta diretamente os processos de manufatura e as indústrias químicas de uma forma geral. Dentro deste contexto, segue forte a aplicação dos princípios da Química Verde como critérios de projeto, avaliação financeira e decisão de processos químicos e instalações industriais. Os plásticos, que em geral são produzidos a partir do petróleo e com seu descarte indevido, são um dos maiores contribuintes para a geração de resíduo sólido urbano devido ao descarte incorreto por parte da sociedade, e o descarte PET é um dos protagonistas com números crescentes ano após ano. O Brasil como um dos maiores produtores de etanol a partir de cana de açúcar tem vocação para participar da transformação da Indústria Química na busca por soluções mais limpas e com menor impacto de carbono. O PET é um plástico produzido a partir do MEG e do ácido tereftálico e tem largo emprego em embalagens do setor alimentício e de bebidas carbonatadas. A produção de MEG a partir de etanol de cana de açúcar, como alternativa ao processo convencional a partir da nafta petroquímica, é uma proposição para tornar mais sustentável a produção de PET. A logística, como um dos aspectos necessários para construção de uma vantagem competitiva deve construir e gerir toda cadeia de suprimentos que garante a operação das fábricas desde a aquisição da matéria prima até o escoamento da produção até os clientes. O presente trabalho propõe um estudo logístico de uma planta de produção de MEG e expõe as etapas do planejamento logístico que essa indústria deve realizar como parte fundamental para instalação e operação da planta. A localização da instalação industrial e o modal de transporte e seus custos são os objetos centrais de decisão do estudo de caso.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de QuímicaUFRJVaz Júnior, Carlos Andréhttp://lattes.cnpq.br/1862808949097711http://lattes.cnpq.br/2486418015836123Costa, Carolina Zanonhttp://lattes.cnpq.br/3940551694674171Poblete, Israel Bernardo de Souzahttp://lattes.cnpq.br/7193776304613090Tardin, Adriana SantosCaetano, Guilherme FerreiraAraújo, Vinicius de Souza Machado2023-07-18T17:38:12Z2023-12-21T03:03:30Z2023-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/21156porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:30Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/21156Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:30Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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