Contribuição para análise da influência do gênero nos padrões de viagem : região metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12015 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar padrões de demanda por transportes sob a perspectiva do gênero. Consultando as publicações relacionadas foi possível definir o que é gênero e mobilidade, além de apresentar as conclusões acerca da intersecção entre esses conceitos. A Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) foi escolhida como objeto de estudo, sendo utilizados dados de deslocamentos provindos da Pesquisa Origem-Destino realizada em 2003. Apesar da existência de um banco de dados mais recente (PDTU 2012), a motivação da escolha dos dados de 2003 deu-se pela qualidade da pesquisa, quantidade das informações fornecidas e variáveis de interesse disponíveis. A metodologia desenvolvida baseou-se em análises descritivas das variáveis de interesse e do cruzamento dos dados de sexo e situação familiar para caracterizar o gênero dentro do transporte. Os resultados apontam para um padrão de deslocamento distinto: o gênero masculino apresenta quantidade de viagens, duração e distância de deslocamento com magnitudes superiores em relação ao gênero feminino. Entretanto, quando analisado o modo de transporte, as mulheres possuem o que pode ser chamado de um comportamento mais sustentável – por estas dependerem mais fortemente do transporte coletivo e não motorizado em suas viagens. Para o planejamento de transporte, o conhecimento do comportamento e das necessidades dos grupos de interesse desta dissertação pode auxiliar no momento de definição de políticas específicas e no emprego racional dos recursos públicos a fim de construir uma cidade igualmente acessível e justa para todos seus habitantes. |
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A metodologia desenvolvida baseou-se em análises descritivas das variáveis de interesse e do cruzamento dos dados de sexo e situação familiar para caracterizar o gênero dentro do transporte. Os resultados apontam para um padrão de deslocamento distinto: o gênero masculino apresenta quantidade de viagens, duração e distância de deslocamento com magnitudes superiores em relação ao gênero feminino. Entretanto, quando analisado o modo de transporte, as mulheres possuem o que pode ser chamado de um comportamento mais sustentável – por estas dependerem mais fortemente do transporte coletivo e não motorizado em suas viagens. Para o planejamento de transporte, o conhecimento do comportamento e das necessidades dos grupos de interesse desta dissertação pode auxiliar no momento de definição de políticas específicas e no emprego racional dos recursos públicos a fim de construir uma cidade igualmente acessível e justa para todos seus habitantes.The transport demand under a gender perspective is analyzed in this dissertation. A review of relevant publications was used to define gender and mobility, besides it presented the main conclusions concerning the overlapping of these two concepts. As a study object was chosen the Rio de Janeiro Metropolitan Region, and the data created through the Origin-Destination surveys conducted in 2003. Despite the existence of a more updated database (PDTU 2012), the motivation for choosing the 2003 data was due to the amount and quality of information and the variables available. The information provided by this survey Descriptive statistics and combination of the variables sex and position in family structure were used in order to better describe gender in daily transportation. Results point to a distinct travel pattern: men tend to travel more, cover bigger distances and spend more time traveling than women. However, women tend to have a sustainable behavior, as they rely more on transit and non-motorized transport. When it comes to transport planning, groups of interest need and habits knowledge helps to define specific policies and rational use of public resources, in order to build an equally accessible and fair city for all the inhabitants.Submitted by Daniele Fonseca (daniele@ct.ufrj.br) on 2020-04-24T12:51:46Z No. of bitstreams: 1 JulianeErikaCavalcanteBender.pdf: 2044362 bytes, checksum: 48c862b05d4d147e24258073d077a342 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-24T12:51:46Z (GMT). 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