A agressão verbal como indexador de hipermasculinidade nas interações midiáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Carolina Pires
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16252
Resumo: O presente trabalho investiga como a construção da hipermasculinidade contribui para o desencadeamento dos atos impolidos em uma cena do Reality Show La venganza de los ex México (2018). O marco teórico tem como base os estudos relativos às relações sociais de gênero e a teoria da impolidez desenvolvida por (Culpeper, 1996, 2011; Culpeper et al. 2003, 2017). Com respeito à impolidez, a definimos como um campo da pragmática que tem como objeto de estudo as interações sociais, a partir de encadeamentos de turnos de fala e de estratégias marcadas pela tensão da face do interlocutor. Nesse sentido, Culpeper (2011) propõe que se trata do “uso da linguagem para causar ofensa” quando em uma interação, algo ocorre diferente do modo esperado, desejado ou imaginado por um dos interlocutores. Assim, haverá uma quebra de expectativa e, consequentemente, o surgimento de uma atitude negativa frente a estes comportamentos específicos em contextos específicos. A partir disso, o autor desenvolve o que chama de cinco super estratégias lexicais e gramaticais de impolidez e acrescenta as possíveis reações do interlocutor frente à impolidez: um indivíduo, diante de um ato impolido, tem a opção de responder ao ataque ou ignorá-lo. Caso responda, poderá fazê-lo aceitando ou respondendo com réplica ⎼ que pode ser ofensiva ou defensiva. No que tange a metodologia, os dados foram analisados a partir de uma perspectiva multimodal e correspondem a descrição de três desencadeamentos conversacionais coletados de uma cena de um episódio da primeira temporada do Reality Show La venganza de los ex México (2018). As imagens captadas foram analisadas de acordo com o conceito de FACS (Facial action Coding System), um manual de expressões faciais, proposto por Ekman, Friesen (1978), assim como a aplicação do modelo de pistas emocionais (PLANALP, 1998; LANGLOTZ, LOCHER; 2017). Foram encontradas e analisadas as estratégias de impolidez utilizadas pelos participantes masculinos, envolvendo: a contribuição da semantização da palavra tabu como um elemento central na forma em como aconteciam os ataques mútuos à face e na construção da identidade masculina e a repetição como um intensificador na agressão verbal. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o desenvolvimento teórico dos estudos sobre (im)polidez, dos estudos sociointeracionais e, sobretudo, para a melhor compreensão da seleção de estratégias de (im)polidez relacionadas ao contexto social de gênero.
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O marco teórico tem como base os estudos relativos às relações sociais de gênero e a teoria da impolidez desenvolvida por (Culpeper, 1996, 2011; Culpeper et al. 2003, 2017). Com respeito à impolidez, a definimos como um campo da pragmática que tem como objeto de estudo as interações sociais, a partir de encadeamentos de turnos de fala e de estratégias marcadas pela tensão da face do interlocutor. Nesse sentido, Culpeper (2011) propõe que se trata do “uso da linguagem para causar ofensa” quando em uma interação, algo ocorre diferente do modo esperado, desejado ou imaginado por um dos interlocutores. Assim, haverá uma quebra de expectativa e, consequentemente, o surgimento de uma atitude negativa frente a estes comportamentos específicos em contextos específicos. A partir disso, o autor desenvolve o que chama de cinco super estratégias lexicais e gramaticais de impolidez e acrescenta as possíveis reações do interlocutor frente à impolidez: um indivíduo, diante de um ato impolido, tem a opção de responder ao ataque ou ignorá-lo. Caso responda, poderá fazê-lo aceitando ou respondendo com réplica ⎼ que pode ser ofensiva ou defensiva. No que tange a metodologia, os dados foram analisados a partir de uma perspectiva multimodal e correspondem a descrição de três desencadeamentos conversacionais coletados de uma cena de um episódio da primeira temporada do Reality Show La venganza de los ex México (2018). As imagens captadas foram analisadas de acordo com o conceito de FACS (Facial action Coding System), um manual de expressões faciais, proposto por Ekman, Friesen (1978), assim como a aplicação do modelo de pistas emocionais (PLANALP, 1998; LANGLOTZ, LOCHER; 2017). Foram encontradas e analisadas as estratégias de impolidez utilizadas pelos participantes masculinos, envolvendo: a contribuição da semantização da palavra tabu como um elemento central na forma em como aconteciam os ataques mútuos à face e na construção da identidade masculina e a repetição como um intensificador na agressão verbal. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o desenvolvimento teórico dos estudos sobre (im)polidez, dos estudos sociointeracionais e, sobretudo, para a melhor compreensão da seleção de estratégias de (im)polidez relacionadas ao contexto social de gênero.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLíngua espanholaPragmáticaHipermasculinidadeA agressão verbal como indexador de hipermasculinidade nas interações midiáticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16252/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALACPRibeiro.pdfACPRibeiro.pdfapplication/pdf712331http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16252/1/ACPRibeiro.pdf963c4a15d1cbc254598d5389acee2626MD5111422/162522023-11-30 00:01:19.919oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:19Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
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