Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, João Victor Guimarães
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4633
Resumo: Pesquisa desenvolvida tendo como dois principais objetivos: o de fornecer ao leitor uma descrição do funcionamento do sistema de educação na China, detalhando suas principais características; e de entender que tipo de sistema de bem-estar pode estar emergindo no país utilizando as categorias convencionais das principais teorias de bem-estar na análise do caso da educação. Ao analisar a trajetória histórica das políticas educacionais chinesas e o seu momento atual utilizando como referência os dados do China Statistical Yearbook e as principais pesquisas disponíveis sobre o tema encontramos fortes evidências para associar o modelo educacional chinês ao regime conservador-coorporativo desenvolvido por Gösta EspingAndersen. Além disso, a educação no país também possui traços do que se convencionou chamar de vertente seletiva do modelo produtivista proposto pelos autores Hu-juck Kwon, Thandika Mkandawire e Joakim Palme em suas análses sobre os sistemas de bem-estar no Leste Asiático.
id UFRJ_97b09c86708aa3b9ada2d7bdcc3dc2f1
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4633
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social?EducaçãoBem-estar socialChinaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIALPesquisa desenvolvida tendo como dois principais objetivos: o de fornecer ao leitor uma descrição do funcionamento do sistema de educação na China, detalhando suas principais características; e de entender que tipo de sistema de bem-estar pode estar emergindo no país utilizando as categorias convencionais das principais teorias de bem-estar na análise do caso da educação. Ao analisar a trajetória histórica das políticas educacionais chinesas e o seu momento atual utilizando como referência os dados do China Statistical Yearbook e as principais pesquisas disponíveis sobre o tema encontramos fortes evidências para associar o modelo educacional chinês ao regime conservador-coorporativo desenvolvido por Gösta EspingAndersen. Além disso, a educação no país também possui traços do que se convencionou chamar de vertente seletiva do modelo produtivista proposto pelos autores Hu-juck Kwon, Thandika Mkandawire e Joakim Palme em suas análses sobre os sistemas de bem-estar no Leste Asiático.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJMorais, Isabela Nogueira dehttp://lattes.cnpq.br/0035105250269316Costa, João Victor Guimarães2018-08-23T15:45:08Z2023-12-21T03:03:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:39Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4633Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:39Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social?
title Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social?
spellingShingle Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social?
Costa, João Victor Guimarães
Educação
Bem-estar social
China
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL
title_short Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social?
title_full Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social?
title_fullStr Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social?
title_full_unstemmed Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social?
title_sort Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social?
author Costa, João Victor Guimarães
author_facet Costa, João Victor Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Isabela Nogueira de
http://lattes.cnpq.br/0035105250269316
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, João Victor Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Bem-estar social
China
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL
topic Educação
Bem-estar social
China
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL
description Pesquisa desenvolvida tendo como dois principais objetivos: o de fornecer ao leitor uma descrição do funcionamento do sistema de educação na China, detalhando suas principais características; e de entender que tipo de sistema de bem-estar pode estar emergindo no país utilizando as categorias convencionais das principais teorias de bem-estar na análise do caso da educação. Ao analisar a trajetória histórica das políticas educacionais chinesas e o seu momento atual utilizando como referência os dados do China Statistical Yearbook e as principais pesquisas disponíveis sobre o tema encontramos fortes evidências para associar o modelo educacional chinês ao regime conservador-coorporativo desenvolvido por Gösta EspingAndersen. Além disso, a educação no país também possui traços do que se convencionou chamar de vertente seletiva do modelo produtivista proposto pelos autores Hu-juck Kwon, Thandika Mkandawire e Joakim Palme em suas análses sobre os sistemas de bem-estar no Leste Asiático.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-23T15:45:08Z
2018
2023-12-21T03:03:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4633
url http://hdl.handle.net/11422/4633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455975057915904