Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4633 |
Resumo: | Pesquisa desenvolvida tendo como dois principais objetivos: o de fornecer ao leitor uma descrição do funcionamento do sistema de educação na China, detalhando suas principais características; e de entender que tipo de sistema de bem-estar pode estar emergindo no país utilizando as categorias convencionais das principais teorias de bem-estar na análise do caso da educação. Ao analisar a trajetória histórica das políticas educacionais chinesas e o seu momento atual utilizando como referência os dados do China Statistical Yearbook e as principais pesquisas disponíveis sobre o tema encontramos fortes evidências para associar o modelo educacional chinês ao regime conservador-coorporativo desenvolvido por Gösta EspingAndersen. Além disso, a educação no país também possui traços do que se convencionou chamar de vertente seletiva do modelo produtivista proposto pelos autores Hu-juck Kwon, Thandika Mkandawire e Joakim Palme em suas análses sobre os sistemas de bem-estar no Leste Asiático. |
id |
UFRJ_97b09c86708aa3b9ada2d7bdcc3dc2f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/4633 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social?EducaçãoBem-estar socialChinaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIALPesquisa desenvolvida tendo como dois principais objetivos: o de fornecer ao leitor uma descrição do funcionamento do sistema de educação na China, detalhando suas principais características; e de entender que tipo de sistema de bem-estar pode estar emergindo no país utilizando as categorias convencionais das principais teorias de bem-estar na análise do caso da educação. Ao analisar a trajetória histórica das políticas educacionais chinesas e o seu momento atual utilizando como referência os dados do China Statistical Yearbook e as principais pesquisas disponíveis sobre o tema encontramos fortes evidências para associar o modelo educacional chinês ao regime conservador-coorporativo desenvolvido por Gösta EspingAndersen. Além disso, a educação no país também possui traços do que se convencionou chamar de vertente seletiva do modelo produtivista proposto pelos autores Hu-juck Kwon, Thandika Mkandawire e Joakim Palme em suas análses sobre os sistemas de bem-estar no Leste Asiático.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJMorais, Isabela Nogueira dehttp://lattes.cnpq.br/0035105250269316Costa, João Victor Guimarães2018-08-23T15:45:08Z2023-12-21T03:03:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:39Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4633Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:39Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social? |
title |
Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social? |
spellingShingle |
Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social? Costa, João Victor Guimarães Educação Bem-estar social China CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL |
title_short |
Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social? |
title_full |
Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social? |
title_fullStr |
Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social? |
title_full_unstemmed |
Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social? |
title_sort |
Ensaio sobre o sistema de educação na China: a caminho de que estado de bem estar social? |
author |
Costa, João Victor Guimarães |
author_facet |
Costa, João Victor Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morais, Isabela Nogueira de http://lattes.cnpq.br/0035105250269316 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, João Victor Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Bem-estar social China CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL |
topic |
Educação Bem-estar social China CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL |
description |
Pesquisa desenvolvida tendo como dois principais objetivos: o de fornecer ao leitor uma descrição do funcionamento do sistema de educação na China, detalhando suas principais características; e de entender que tipo de sistema de bem-estar pode estar emergindo no país utilizando as categorias convencionais das principais teorias de bem-estar na análise do caso da educação. Ao analisar a trajetória histórica das políticas educacionais chinesas e o seu momento atual utilizando como referência os dados do China Statistical Yearbook e as principais pesquisas disponíveis sobre o tema encontramos fortes evidências para associar o modelo educacional chinês ao regime conservador-coorporativo desenvolvido por Gösta EspingAndersen. Além disso, a educação no país também possui traços do que se convencionou chamar de vertente seletiva do modelo produtivista proposto pelos autores Hu-juck Kwon, Thandika Mkandawire e Joakim Palme em suas análses sobre os sistemas de bem-estar no Leste Asiático. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-23T15:45:08Z 2018 2023-12-21T03:03:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/4633 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/4633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Economia UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Economia UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455975057915904 |