O Japão multicultural versus o Nihonjinhon: uma análise das mudanças na percepção de cultura japonesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Ludmila da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/18303
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar, de forma comparativa, as diferenças entre a perspectiva de vertentes anteriores e modernas de estudos japoneses. As primeiras, baseadas em teorias de singularidade étnica e cultural (ou nihonjinron), apresentam o Japão como um país étnica e culturalmente homogêneo. Já as modernas, que contemplam a pluralidade do Japão, apresentam-no como uma nação multiétnica e multicultural, levantando ainda questões que seriam problemáticas no pensamento baseado em nihonjinron, como o apagamento de minorias e falhas no essencialismo pregado por essa vertente. A partir disso, este estudo busca identificar as mudanças que houveram entre elas, e se obras anteriores baseadas em nihonjinron ainda se sustentam como base para estudos japoneses no cenário atual. Para tal, foi feita uma análise crítica de uma das obras mais significativas do nihonjinron, O Crisântemo e a Espada, abordando três pontos principais: a metodologia de pesquisa utilizada pela autora, a construção do Japão como oposição dos Estados Unidos, e o uso de termos nativos como base para a definição dos japoneses.
id UFRJ_98d8683582f2367fb5fc87a68503dce2
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/18303
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Vieira, Ludmila da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9696204752919557http://lattes.cnpq.br/4966226876229238Petel, Karla Louise de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/1458250380764706Monzani, João Marcelo Amaral Reimão2022-08-11T19:00:34Z2023-11-30T03:05:09Z2022http://hdl.handle.net/11422/18303Submitted by Amanda Vilela (amandabarbosa@letras.ufrj.br) on 2022-08-11T19:00:34Z No. of bitstreams: 1 LSVieira.pdf: 203110 bytes, checksum: 53718f542f78441070b446d715311e63 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-11T19:00:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LSVieira.pdf: 203110 bytes, checksum: 53718f542f78441070b446d715311e63 (MD5) Previous issue date: 2022O presente trabalho objetiva analisar, de forma comparativa, as diferenças entre a perspectiva de vertentes anteriores e modernas de estudos japoneses. As primeiras, baseadas em teorias de singularidade étnica e cultural (ou nihonjinron), apresentam o Japão como um país étnica e culturalmente homogêneo. Já as modernas, que contemplam a pluralidade do Japão, apresentam-no como uma nação multiétnica e multicultural, levantando ainda questões que seriam problemáticas no pensamento baseado em nihonjinron, como o apagamento de minorias e falhas no essencialismo pregado por essa vertente. A partir disso, este estudo busca identificar as mudanças que houveram entre elas, e se obras anteriores baseadas em nihonjinron ainda se sustentam como base para estudos japoneses no cenário atual. Para tal, foi feita uma análise crítica de uma das obras mais significativas do nihonjinron, O Crisântemo e a Espada, abordando três pontos principais: a metodologia de pesquisa utilizada pela autora, a construção do Japão como oposição dos Estados Unidos, e o uso de termos nativos como base para a definição dos japoneses.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESCultura japonesaEstudos japonesesLíngua japonesaIdentidade culturalAnálise textualInterpretaçãoCrítica textualCrítica literáriaO Japão multicultural versus o Nihonjinhon: uma análise das mudanças na percepção de cultura japonesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18303/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALLSVieira.pdfLSVieira.pdfapplication/pdf203110http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18303/1/LSVieira.pdf53718f542f78441070b446d715311e63MD5111422/183032023-11-30 00:05:09.255oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Japão multicultural versus o Nihonjinhon: uma análise das mudanças na percepção de cultura japonesa
title O Japão multicultural versus o Nihonjinhon: uma análise das mudanças na percepção de cultura japonesa
spellingShingle O Japão multicultural versus o Nihonjinhon: uma análise das mudanças na percepção de cultura japonesa
Vieira, Ludmila da Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Cultura japonesa
Estudos japoneses
Língua japonesa
Identidade cultural
Análise textual
Interpretação
Crítica textual
Crítica literária
title_short O Japão multicultural versus o Nihonjinhon: uma análise das mudanças na percepção de cultura japonesa
title_full O Japão multicultural versus o Nihonjinhon: uma análise das mudanças na percepção de cultura japonesa
title_fullStr O Japão multicultural versus o Nihonjinhon: uma análise das mudanças na percepção de cultura japonesa
title_full_unstemmed O Japão multicultural versus o Nihonjinhon: uma análise das mudanças na percepção de cultura japonesa
title_sort O Japão multicultural versus o Nihonjinhon: uma análise das mudanças na percepção de cultura japonesa
author Vieira, Ludmila da Silva
author_facet Vieira, Ludmila da Silva
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9696204752919557
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4966226876229238
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Ludmila da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Petel, Karla Louise de Almeida
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1458250380764706
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monzani, João Marcelo Amaral Reimão
contributor_str_mv Petel, Karla Louise de Almeida
Monzani, João Marcelo Amaral Reimão
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Cultura japonesa
Estudos japoneses
Língua japonesa
Identidade cultural
Análise textual
Interpretação
Crítica textual
Crítica literária
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura japonesa
Estudos japoneses
Língua japonesa
Identidade cultural
Análise textual
Interpretação
Crítica textual
Crítica literária
description O presente trabalho objetiva analisar, de forma comparativa, as diferenças entre a perspectiva de vertentes anteriores e modernas de estudos japoneses. As primeiras, baseadas em teorias de singularidade étnica e cultural (ou nihonjinron), apresentam o Japão como um país étnica e culturalmente homogêneo. Já as modernas, que contemplam a pluralidade do Japão, apresentam-no como uma nação multiétnica e multicultural, levantando ainda questões que seriam problemáticas no pensamento baseado em nihonjinron, como o apagamento de minorias e falhas no essencialismo pregado por essa vertente. A partir disso, este estudo busca identificar as mudanças que houveram entre elas, e se obras anteriores baseadas em nihonjinron ainda se sustentam como base para estudos japoneses no cenário atual. Para tal, foi feita uma análise crítica de uma das obras mais significativas do nihonjinron, O Crisântemo e a Espada, abordando três pontos principais: a metodologia de pesquisa utilizada pela autora, a construção do Japão como oposição dos Estados Unidos, e o uso de termos nativos como base para a definição dos japoneses.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-11T19:00:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:05:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/18303
url http://hdl.handle.net/11422/18303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18303/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18303/1/LSVieira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
53718f542f78441070b446d715311e63
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097261004783616