Análise estrutural de tubos expansíveis para poços de petróleo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Ana Carolina Caldas
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6955
Resumo: A tecnologia de tubos expansíveis traz inúmeras vantagens em relação aos poços convencionais. A expansão de tubos in situ permite o desenvolvimento de reservas em cenários desafiadores da indústria de petróleo, como zonas de sal, reservas profundas, ou lâmina d’água ultra-profunda. Adicionalmente, apresenta boa compatibilidade com poços direcionais e horizontais e facilita a realização de side-tracks. Mesmo sendo atrativa, existe a necessidade de se melhor entender a influência da expansão nas propriedades mecânicas do tubo. Neste trabalho, testes experimentais e análises numéricas foram realizados para estudar a influência de parâmetros geométricos do tubo e da expansão na sua resistência ao colapso. Um aparato experimental foi projetado e construído para reproduzir a expansão de tubos em escala real. Três tubos tiveram seus diâmetros expandidos em 10% e foram submetidos à pressão hidrostática no interior de uma câmara hiperbárica até o colapso. Para efeito de comparação, três tubos não-expandidos também foram testados. Em paralelo, desenvolveram-se modelos numéricos incorporando não linearidades geométricas e de material. Uma vez calibrados, os modelos foram usados para analisar o comportamento mecânico de tubos sólidos expansíveis e a influência da expansão na pressão de colapso considerando diferentes geometrias e graus de expansão.
id UFRJ_9bf53f9323ee2cab277b8b52ed65408a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6955
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Análise estrutural de tubos expansíveis para poços de petróleoTubos ExpansíveisPressão de ColapsoTestes ExperimentaisModelo NuméricoCNPQ::ENGENHARIASA tecnologia de tubos expansíveis traz inúmeras vantagens em relação aos poços convencionais. A expansão de tubos in situ permite o desenvolvimento de reservas em cenários desafiadores da indústria de petróleo, como zonas de sal, reservas profundas, ou lâmina d’água ultra-profunda. Adicionalmente, apresenta boa compatibilidade com poços direcionais e horizontais e facilita a realização de side-tracks. Mesmo sendo atrativa, existe a necessidade de se melhor entender a influência da expansão nas propriedades mecânicas do tubo. Neste trabalho, testes experimentais e análises numéricas foram realizados para estudar a influência de parâmetros geométricos do tubo e da expansão na sua resistência ao colapso. Um aparato experimental foi projetado e construído para reproduzir a expansão de tubos em escala real. Três tubos tiveram seus diâmetros expandidos em 10% e foram submetidos à pressão hidrostática no interior de uma câmara hiperbárica até o colapso. Para efeito de comparação, três tubos não-expandidos também foram testados. Em paralelo, desenvolveram-se modelos numéricos incorporando não linearidades geométricas e de material. Uma vez calibrados, os modelos foram usados para analisar o comportamento mecânico de tubos sólidos expansíveis e a influência da expansão na pressão de colapso considerando diferentes geometrias e graus de expansão.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJAntoun Netto, TheodoroPasqualino, Ilson ParanhosFonseca, Carlos Eduardo daAguiar, Ana Carolina Caldas2019-04-03T16:17:10Z2023-12-21T03:01:33Z2008-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6955porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:33Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6955Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:33Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise estrutural de tubos expansíveis para poços de petróleo
title Análise estrutural de tubos expansíveis para poços de petróleo
spellingShingle Análise estrutural de tubos expansíveis para poços de petróleo
Aguiar, Ana Carolina Caldas
Tubos Expansíveis
Pressão de Colapso
Testes Experimentais
Modelo Numérico
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Análise estrutural de tubos expansíveis para poços de petróleo
title_full Análise estrutural de tubos expansíveis para poços de petróleo
title_fullStr Análise estrutural de tubos expansíveis para poços de petróleo
title_full_unstemmed Análise estrutural de tubos expansíveis para poços de petróleo
title_sort Análise estrutural de tubos expansíveis para poços de petróleo
author Aguiar, Ana Carolina Caldas
author_facet Aguiar, Ana Carolina Caldas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antoun Netto, Theodoro
Pasqualino, Ilson Paranhos
Fonseca, Carlos Eduardo da
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Ana Carolina Caldas
dc.subject.por.fl_str_mv Tubos Expansíveis
Pressão de Colapso
Testes Experimentais
Modelo Numérico
CNPQ::ENGENHARIAS
topic Tubos Expansíveis
Pressão de Colapso
Testes Experimentais
Modelo Numérico
CNPQ::ENGENHARIAS
description A tecnologia de tubos expansíveis traz inúmeras vantagens em relação aos poços convencionais. A expansão de tubos in situ permite o desenvolvimento de reservas em cenários desafiadores da indústria de petróleo, como zonas de sal, reservas profundas, ou lâmina d’água ultra-profunda. Adicionalmente, apresenta boa compatibilidade com poços direcionais e horizontais e facilita a realização de side-tracks. Mesmo sendo atrativa, existe a necessidade de se melhor entender a influência da expansão nas propriedades mecânicas do tubo. Neste trabalho, testes experimentais e análises numéricas foram realizados para estudar a influência de parâmetros geométricos do tubo e da expansão na sua resistência ao colapso. Um aparato experimental foi projetado e construído para reproduzir a expansão de tubos em escala real. Três tubos tiveram seus diâmetros expandidos em 10% e foram submetidos à pressão hidrostática no interior de uma câmara hiperbárica até o colapso. Para efeito de comparação, três tubos não-expandidos também foram testados. Em paralelo, desenvolveram-se modelos numéricos incorporando não linearidades geométricas e de material. Uma vez calibrados, os modelos foram usados para analisar o comportamento mecânico de tubos sólidos expansíveis e a influência da expansão na pressão de colapso considerando diferentes geometrias e graus de expansão.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12
2019-04-03T16:17:10Z
2023-12-21T03:01:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/6955
url http://hdl.handle.net/11422/6955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455983556624384