Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calado, Rebeca Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/21406
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso se deu a partir da curiosidade sobre a educação para cidadania global (ECG) na perspectiva da UNESCO. Para compreender o assunto, foi usado como base o relatório “Educação para cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI”, publicado pela Agência em 2015. No capítulo 1 são abordadas questões relativas à ECG, com o objetivo de aprofundar o tema e ter uma melhor percepção sobre o assunto. No capítulo 2 é debatido como a escola pode utilizar essa “abordagem”, trazendo exemplos de práticas que possuem valores preconizados pela ECG. No capítulo 3 são compartilhados e analisados os resultados de um questionário anônimo respondido por educadores a respeito de suas atuações na escola e o conhecimento a respeito da educação para a cidadania global, com o intuito de compreender se ela está presente na escola, seja de forma direta ou indireta.
id UFRJ_9cc063a6a86d6a8db3f9a24ef09b2545
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/21406
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCOGlobalizaçãoCidadaniaEducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho de conclusão de curso se deu a partir da curiosidade sobre a educação para cidadania global (ECG) na perspectiva da UNESCO. Para compreender o assunto, foi usado como base o relatório “Educação para cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI”, publicado pela Agência em 2015. No capítulo 1 são abordadas questões relativas à ECG, com o objetivo de aprofundar o tema e ter uma melhor percepção sobre o assunto. No capítulo 2 é debatido como a escola pode utilizar essa “abordagem”, trazendo exemplos de práticas que possuem valores preconizados pela ECG. No capítulo 3 são compartilhados e analisados os resultados de um questionário anônimo respondido por educadores a respeito de suas atuações na escola e o conhecimento a respeito da educação para a cidadania global, com o intuito de compreender se ela está presente na escola, seja de forma direta ou indireta.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJFernandes, Ana Lúcia CunhaXavier, Libânia NacifFernández, Silvina JuliaCalado, Rebeca Oliveira2023-08-21T18:38:27Z2023-12-21T03:01:34Z2023-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCALADO, Rebeca Oliveira. Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://hdl.handle.net/11422/21406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:34Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/21406Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:34Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO
title Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO
spellingShingle Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO
Calado, Rebeca Oliveira
Globalização
Cidadania
Educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO
title_full Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO
title_fullStr Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO
title_full_unstemmed Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO
title_sort Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO
author Calado, Rebeca Oliveira
author_facet Calado, Rebeca Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Ana Lúcia Cunha
Xavier, Libânia Nacif
Fernández, Silvina Julia
dc.contributor.author.fl_str_mv Calado, Rebeca Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
Cidadania
Educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Globalização
Cidadania
Educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho de conclusão de curso se deu a partir da curiosidade sobre a educação para cidadania global (ECG) na perspectiva da UNESCO. Para compreender o assunto, foi usado como base o relatório “Educação para cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI”, publicado pela Agência em 2015. No capítulo 1 são abordadas questões relativas à ECG, com o objetivo de aprofundar o tema e ter uma melhor percepção sobre o assunto. No capítulo 2 é debatido como a escola pode utilizar essa “abordagem”, trazendo exemplos de práticas que possuem valores preconizados pela ECG. No capítulo 3 são compartilhados e analisados os resultados de um questionário anônimo respondido por educadores a respeito de suas atuações na escola e o conhecimento a respeito da educação para a cidadania global, com o intuito de compreender se ela está presente na escola, seja de forma direta ou indireta.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-21T18:38:27Z
2023-12-21T03:01:34Z
2023-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CALADO, Rebeca Oliveira. Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
http://hdl.handle.net/11422/21406
identifier_str_mv CALADO, Rebeca Oliveira. Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
url http://hdl.handle.net/11422/21406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456050456821760