Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/21406 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso se deu a partir da curiosidade sobre a educação para cidadania global (ECG) na perspectiva da UNESCO. Para compreender o assunto, foi usado como base o relatório “Educação para cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI”, publicado pela Agência em 2015. No capítulo 1 são abordadas questões relativas à ECG, com o objetivo de aprofundar o tema e ter uma melhor percepção sobre o assunto. No capítulo 2 é debatido como a escola pode utilizar essa “abordagem”, trazendo exemplos de práticas que possuem valores preconizados pela ECG. No capítulo 3 são compartilhados e analisados os resultados de um questionário anônimo respondido por educadores a respeito de suas atuações na escola e o conhecimento a respeito da educação para a cidadania global, com o intuito de compreender se ela está presente na escola, seja de forma direta ou indireta. |
id |
UFRJ_9cc063a6a86d6a8db3f9a24ef09b2545 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/21406 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCOGlobalizaçãoCidadaniaEducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho de conclusão de curso se deu a partir da curiosidade sobre a educação para cidadania global (ECG) na perspectiva da UNESCO. Para compreender o assunto, foi usado como base o relatório “Educação para cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI”, publicado pela Agência em 2015. No capítulo 1 são abordadas questões relativas à ECG, com o objetivo de aprofundar o tema e ter uma melhor percepção sobre o assunto. No capítulo 2 é debatido como a escola pode utilizar essa “abordagem”, trazendo exemplos de práticas que possuem valores preconizados pela ECG. No capítulo 3 são compartilhados e analisados os resultados de um questionário anônimo respondido por educadores a respeito de suas atuações na escola e o conhecimento a respeito da educação para a cidadania global, com o intuito de compreender se ela está presente na escola, seja de forma direta ou indireta.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJFernandes, Ana Lúcia CunhaXavier, Libânia NacifFernández, Silvina JuliaCalado, Rebeca Oliveira2023-08-21T18:38:27Z2023-12-21T03:01:34Z2023-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCALADO, Rebeca Oliveira. Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://hdl.handle.net/11422/21406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:34Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/21406Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:34Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO |
title |
Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO |
spellingShingle |
Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO Calado, Rebeca Oliveira Globalização Cidadania Educação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO |
title_full |
Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO |
title_fullStr |
Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO |
title_full_unstemmed |
Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO |
title_sort |
Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO |
author |
Calado, Rebeca Oliveira |
author_facet |
Calado, Rebeca Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Lúcia Cunha Xavier, Libânia Nacif Fernández, Silvina Julia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calado, Rebeca Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Globalização Cidadania Educação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Globalização Cidadania Educação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso se deu a partir da curiosidade sobre a educação para cidadania global (ECG) na perspectiva da UNESCO. Para compreender o assunto, foi usado como base o relatório “Educação para cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI”, publicado pela Agência em 2015. No capítulo 1 são abordadas questões relativas à ECG, com o objetivo de aprofundar o tema e ter uma melhor percepção sobre o assunto. No capítulo 2 é debatido como a escola pode utilizar essa “abordagem”, trazendo exemplos de práticas que possuem valores preconizados pela ECG. No capítulo 3 são compartilhados e analisados os resultados de um questionário anônimo respondido por educadores a respeito de suas atuações na escola e o conhecimento a respeito da educação para a cidadania global, com o intuito de compreender se ela está presente na escola, seja de forma direta ou indireta. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-21T18:38:27Z 2023-12-21T03:01:34Z 2023-08-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CALADO, Rebeca Oliveira. Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. http://hdl.handle.net/11422/21406 |
identifier_str_mv |
CALADO, Rebeca Oliveira. Educação para a cidadania global: uma análise a partir da perspectiva da UNESCO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/21406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456050456821760 |