"Aprendendo a transgredir”: contribuições para o percurso discente na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17319 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo discutir o pensamento da intelectual insurgente bell hooks, sublinhando as contribuições para a formação política e pedagógica de estudantes de Pedagogia. A partir da revisão bibliográfica da pensadora afro-americana, a autora deste trabalho monográfico, em diálogo com sua própria trajetória de estudante de pedagogia de uma universidade pública, mobiliza reflexões acerca das contribuições de hooks, defendendo a presença de suas formulações para as disciplinas que compõem a formação docente universitária de pedagogos e pedagogas. Evidencia, ainda a importância dos estudos da pensadora para sua formação acadêmica e profissional, articulando seus conceitos com suas experiências pessoais, como aluna do curso de Pedagogia. |
id |
UFRJ_9d086d620cf8b706c495370d60ac6b33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/17319 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
"Aprendendo a transgredir”: contribuições para o percurso discente na formação docenteFormação de professoresHooks, Bell, 1952-2021CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOEste trabalho tem como objetivo discutir o pensamento da intelectual insurgente bell hooks, sublinhando as contribuições para a formação política e pedagógica de estudantes de Pedagogia. A partir da revisão bibliográfica da pensadora afro-americana, a autora deste trabalho monográfico, em diálogo com sua própria trajetória de estudante de pedagogia de uma universidade pública, mobiliza reflexões acerca das contribuições de hooks, defendendo a presença de suas formulações para as disciplinas que compõem a formação docente universitária de pedagogos e pedagogas. Evidencia, ainda a importância dos estudos da pensadora para sua formação acadêmica e profissional, articulando seus conceitos com suas experiências pessoais, como aluna do curso de Pedagogia.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJSantos, Núbia de OliveiraXavier, GiovanaBerti, Andreza OliveiraGomes, Talita de Lima2022-06-20T19:15:48Z2023-12-21T03:08:58Z2021-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGOMES, Talita de Lima. "Aprendendo a transgredir”: contribuições para o percurso discente na formação docente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/17319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:58Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17319Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Aprendendo a transgredir”: contribuições para o percurso discente na formação docente |
title |
"Aprendendo a transgredir”: contribuições para o percurso discente na formação docente |
spellingShingle |
"Aprendendo a transgredir”: contribuições para o percurso discente na formação docente Gomes, Talita de Lima Formação de professores Hooks, Bell, 1952-2021 CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
title_short |
"Aprendendo a transgredir”: contribuições para o percurso discente na formação docente |
title_full |
"Aprendendo a transgredir”: contribuições para o percurso discente na formação docente |
title_fullStr |
"Aprendendo a transgredir”: contribuições para o percurso discente na formação docente |
title_full_unstemmed |
"Aprendendo a transgredir”: contribuições para o percurso discente na formação docente |
title_sort |
"Aprendendo a transgredir”: contribuições para o percurso discente na formação docente |
author |
Gomes, Talita de Lima |
author_facet |
Gomes, Talita de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Núbia de Oliveira Xavier, Giovana Berti, Andreza Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Talita de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Hooks, Bell, 1952-2021 CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
topic |
Formação de professores Hooks, Bell, 1952-2021 CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
description |
Este trabalho tem como objetivo discutir o pensamento da intelectual insurgente bell hooks, sublinhando as contribuições para a formação política e pedagógica de estudantes de Pedagogia. A partir da revisão bibliográfica da pensadora afro-americana, a autora deste trabalho monográfico, em diálogo com sua própria trajetória de estudante de pedagogia de uma universidade pública, mobiliza reflexões acerca das contribuições de hooks, defendendo a presença de suas formulações para as disciplinas que compõem a formação docente universitária de pedagogos e pedagogas. Evidencia, ainda a importância dos estudos da pensadora para sua formação acadêmica e profissional, articulando seus conceitos com suas experiências pessoais, como aluna do curso de Pedagogia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-16 2022-06-20T19:15:48Z 2023-12-21T03:08:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Talita de Lima. "Aprendendo a transgredir”: contribuições para o percurso discente na formação docente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. http://hdl.handle.net/11422/17319 |
identifier_str_mv |
GOMES, Talita de Lima. "Aprendendo a transgredir”: contribuições para o percurso discente na formação docente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/17319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456030273830912 |