Análise de curto circuito interno em um motor de indução
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/9728 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é realizar um estudo comparativo de um motor de indução trifásico em condições normais de funcionamento, em curto-circuito do tipo fase-fase e em curto-circuito do tipo fase-neutro. Em todas as simulações foi utilizado um motor de indução trifásico, com dois enrolamentos por fase e rotor do tipo gaiola de esquilo. O motor utilizado neste estudo foi modelado através do método de análise harmônica de distribuição de condutores baseado no desenvolvimento da série de Fourier , o qual permite representar a distribuição dos condutores ao longo do estator e do rotor do motor. Este método foi utilizado também para o cálculo das impedâncias mútuas e próprias do estator e do rotor. Após a realização da modelagem matemática do motor de indução proposto neste trabalho, foi observado o comportamento do mesmo em condições normais de funcionamento. Em seguida, foi simulada a aplicação de um curto-circuito do tipo fasefase entre os enrolamentos 1 e 2 das fases A e B. A etapa seguinte foi simular a aplicação de um curto-circuito do tipo fase-neutro entre os enrolamentos 1 e 2 entre a fase A e o neutro. Em todas as etapas foram obtidos os dados de conjugado e correntes de fase e de sequência do motor. Como principal desdobramento deste trabalho, houve o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de auxiliar em estudos de curtos-circuitos internos no estator, 6 assim como em estudos de detecção de falta e ajustes de proteção em motores de indução trifásicos com rotor do tipo gaiola de esquilo. |
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Silva, Bruno Pulier daLima, Antônio Carlos Siqueira deDias, Robson Francisco da SilvaFerreira, Antônio Carlos2019-09-19T19:11:36Z2023-11-30T03:03:37Z2013-08http://hdl.handle.net/11422/9728Submitted by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2019-09-19T19:07:09Z No. of bitstreams: 1 monopoli10007263.pdf: 2433720 bytes, checksum: 06766b1b03422a7bba4b1d3023d58489 (MD5)Approved for entry into archive by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2019-09-19T19:11:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monopoli10007263.pdf: 2433720 bytes, checksum: 06766b1b03422a7bba4b1d3023d58489 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-19T19:11:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monopoli10007263.pdf: 2433720 bytes, checksum: 06766b1b03422a7bba4b1d3023d58489 (MD5) Previous issue date: 2013-08O objetivo deste trabalho é realizar um estudo comparativo de um motor de indução trifásico em condições normais de funcionamento, em curto-circuito do tipo fase-fase e em curto-circuito do tipo fase-neutro. Em todas as simulações foi utilizado um motor de indução trifásico, com dois enrolamentos por fase e rotor do tipo gaiola de esquilo. O motor utilizado neste estudo foi modelado através do método de análise harmônica de distribuição de condutores baseado no desenvolvimento da série de Fourier , o qual permite representar a distribuição dos condutores ao longo do estator e do rotor do motor. Este método foi utilizado também para o cálculo das impedâncias mútuas e próprias do estator e do rotor. Após a realização da modelagem matemática do motor de indução proposto neste trabalho, foi observado o comportamento do mesmo em condições normais de funcionamento. Em seguida, foi simulada a aplicação de um curto-circuito do tipo fasefase entre os enrolamentos 1 e 2 das fases A e B. A etapa seguinte foi simular a aplicação de um curto-circuito do tipo fase-neutro entre os enrolamentos 1 e 2 entre a fase A e o neutro. Em todas as etapas foram obtidos os dados de conjugado e correntes de fase e de sequência do motor. Como principal desdobramento deste trabalho, houve o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de auxiliar em estudos de curtos-circuitos internos no estator, 6 assim como em estudos de detecção de falta e ajustes de proteção em motores de indução trifásicos com rotor do tipo gaiola de esquilo.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola PolitécnicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAMáquinas ElétricasFundamentos de máquinas elétricasEnrolamento DahlanderAnálise de curto circuito interno em um motor de induçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALmonopoli10007263.pdfmonopoli10007263.pdfapplication/pdf2433720http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/9728/1/monopoli10007263.pdf06766b1b03422a7bba4b1d3023d58489MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/9728/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/97282023-11-30 00:03:37.775oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:37Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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O objetivo deste trabalho é realizar um estudo comparativo de um motor de indução trifásico em condições normais de funcionamento, em curto-circuito do tipo fase-fase e em curto-circuito do tipo fase-neutro. Em todas as simulações foi utilizado um motor de indução trifásico, com dois enrolamentos por fase e rotor do tipo gaiola de esquilo. O motor utilizado neste estudo foi modelado através do método de análise harmônica de distribuição de condutores baseado no desenvolvimento da série de Fourier , o qual permite representar a distribuição dos condutores ao longo do estator e do rotor do motor. Este método foi utilizado também para o cálculo das impedâncias mútuas e próprias do estator e do rotor. Após a realização da modelagem matemática do motor de indução proposto neste trabalho, foi observado o comportamento do mesmo em condições normais de funcionamento. Em seguida, foi simulada a aplicação de um curto-circuito do tipo fasefase entre os enrolamentos 1 e 2 das fases A e B. A etapa seguinte foi simular a aplicação de um curto-circuito do tipo fase-neutro entre os enrolamentos 1 e 2 entre a fase A e o neutro. Em todas as etapas foram obtidos os dados de conjugado e correntes de fase e de sequência do motor. Como principal desdobramento deste trabalho, houve o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de auxiliar em estudos de curtos-circuitos internos no estator, 6 assim como em estudos de detecção de falta e ajustes de proteção em motores de indução trifásicos com rotor do tipo gaiola de esquilo. |
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