Análise de curto circuito interno em um motor de indução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Pulier da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/9728
Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar um estudo comparativo de um motor de indução trifásico em condições normais de funcionamento, em curto-circuito do tipo fase-fase e em curto-circuito do tipo fase-neutro. Em todas as simulações foi utilizado um motor de indução trifásico, com dois enrolamentos por fase e rotor do tipo gaiola de esquilo. O motor utilizado neste estudo foi modelado através do método de análise harmônica de distribuição de condutores baseado no desenvolvimento da série de Fourier , o qual permite representar a distribuição dos condutores ao longo do estator e do rotor do motor. Este método foi utilizado também para o cálculo das impedâncias mútuas e próprias do estator e do rotor. Após a realização da modelagem matemática do motor de indução proposto neste trabalho, foi observado o comportamento do mesmo em condições normais de funcionamento. Em seguida, foi simulada a aplicação de um curto-circuito do tipo fasefase entre os enrolamentos 1 e 2 das fases A e B. A etapa seguinte foi simular a aplicação de um curto-circuito do tipo fase-neutro entre os enrolamentos 1 e 2 entre a fase A e o neutro. Em todas as etapas foram obtidos os dados de conjugado e correntes de fase e de sequência do motor. Como principal desdobramento deste trabalho, houve o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de auxiliar em estudos de curtos-circuitos internos no estator, 6 assim como em estudos de detecção de falta e ajustes de proteção em motores de indução trifásicos com rotor do tipo gaiola de esquilo.
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Em todas as simulações foi utilizado um motor de indução trifásico, com dois enrolamentos por fase e rotor do tipo gaiola de esquilo. O motor utilizado neste estudo foi modelado através do método de análise harmônica de distribuição de condutores baseado no desenvolvimento da série de Fourier , o qual permite representar a distribuição dos condutores ao longo do estator e do rotor do motor. Este método foi utilizado também para o cálculo das impedâncias mútuas e próprias do estator e do rotor. Após a realização da modelagem matemática do motor de indução proposto neste trabalho, foi observado o comportamento do mesmo em condições normais de funcionamento. Em seguida, foi simulada a aplicação de um curto-circuito do tipo fasefase entre os enrolamentos 1 e 2 das fases A e B. A etapa seguinte foi simular a aplicação de um curto-circuito do tipo fase-neutro entre os enrolamentos 1 e 2 entre a fase A e o neutro. 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