A história da indústria petrolífera no Brasil e o ensino de química
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6522 |
Resumo: | O processo de ensino aprendizagem de Química e das demais ciências exatas tem sido difícil e pouco produtivo quando feito nos moldes antigos. Não há dúvida quanto à importância do ensino de Química, já que a maioria das situações apreciadas no dia a dia das pessoas está relacionada com algum conteúdo verificado na disciplina. Cabe ao professor buscar apoio nas orientações para reformulação do ensino médio e contribuir para a implementação destas, de forma que o aluno aprenda e esteja capacitado para o aprendizado contínuo e permanente. Sobretudo, é necessário que haja o desenvolvimento das competências gerais e articulação do conhecimento de forma clara e acessível à compreensão do aluno. Este trabalho pretende explorar o petróleo no ensino de Química, tornando-o uma ferramenta de contextualização. Como este tema é muito rico em conteúdos para o ensino de química, o professor poderá relacioná-los com a realidade e o cotidiano do aluno, despertando seu interesse e valorizando os assuntos escolares, sem a obrigação de reproduzir os tópicos dos livros didáticos. Pode abordar-se desde as diversas teorias que explicam a sua origem, passando pelos meios de exploração do produto bruto até os processos de refinamento e obtenção dos produtos conhecidos e utilizados no dia a dia de todos. O petróleo faz parte do mundo atual, envolvendo as pessoas em todos os segmentos da vida moderna. Quase tudo ao nosso redor contém compostos derivados de petróleo, produzidos direta ou indiretamente a partir deste. A importância deste produto é gigantesca, uma vez que movimenta bilhões de dólares diariamente e emprega milhares de pessoas em diversas áreas do conhecimento. Desta forma o ensino de Química poderá colaborar com o desenvolvimento do indivíduo no trabalho e na continuidade dos estudos, aproximando-o da realidade e assegurando-lhe o indispensável para o exercício da cidadania. A falta de gestão e administração escolar associadas à deficiência nos processos de formação continuada e capacitação dos profissionais de educação dificulta a criação de propostas de trabalho eficientes. Observa-se que as instituições de ensino não desenvolvem trabalhos nos quais utilizem as disciplinas como fonte de discussões dos assuntos contemporâneos e de interesse comum. A possibilidade da associação de conceitos científicos com temas cotidianos permite que os conteúdos tornem-se menos abstratos, portanto, facilitando o processo de ensino aprendizagem. |
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