Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Adriana Aparecida de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19997
Resumo: Devido à pandemia de Coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas para tentar conter a disseminação do vírus, sendo assim os professores tiveram que se reinventar e mudar a forma como ensinar e os alunos tiveram de se adaptar a uma nova forma de aprender. Assim, o processo de ensino e aprendizagem continha muitas dúvidas e novos desafios deveriam ser reconhecidos, discutidos e enfrentados à luz da nova situação. Uma das maneiras encontradas para dar continuação das aulas foi os professores continuarem o ano letivo de forma remota. Neste sentido os professores da disciplina de Química teriam encontrado muita dificuldade na sua parte experimental, em virtude que as aulas práticas são muito difíceis de serem realizadas sem um laboratório físico, entretanto, não é impossível, visto que, existem várias plataformas e sites com laboratórios virtuais. O presente trabalho visa saber como esses professores conseguiram ensinar os alunos de forma remota e como foi possível realizar suas aulas experimentais no ensino de Química, como os professores se adaptaram a essa nova realidade, quais foram os maiores desafios enfrentados por esses professores e como eles conseguiram contornar toda essas dificuldades. A base teórica sustenta-se em diversos autores que fundamentam a discussão no ensino de química e aulas realizadas de forma remota. Objetivou-se de forma geral, diante do exposto, mapear a percepção dos professores das diferentes instituições FATEC da cidade de Nova Iguaçu e SEEDUC também da cidade de Nova Iguaçu que fica no município da Baixada Fluminense, acerca das estratégias de ensino remoto no Rio de Janeiro. Para obter as respostas desejadas foi realizado um questionário com perguntas pertinentes ao tema para 5 professores da rede da FAETEC e 5 professores da SEEDUC por meio da ferramenta Google Forms. Com o estudo, concluiu-se que houve muitas dificuldades ao ter que se adaptar de forma rápida, mas que existem muitas ferramentas que puderam auxiliar os professores naquele momento. Por isso, se faz essencial políticas púbicas que invista em tecnologias, treinamentos de educadores e alunos e uma expansão de acesso à internet.
id UFRJ_a0e2dc7cf1200498074209d1c0d7fd1d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19997
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotasEnsino de químicaAulas remotasAulas experimentaisCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICADevido à pandemia de Coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas para tentar conter a disseminação do vírus, sendo assim os professores tiveram que se reinventar e mudar a forma como ensinar e os alunos tiveram de se adaptar a uma nova forma de aprender. Assim, o processo de ensino e aprendizagem continha muitas dúvidas e novos desafios deveriam ser reconhecidos, discutidos e enfrentados à luz da nova situação. Uma das maneiras encontradas para dar continuação das aulas foi os professores continuarem o ano letivo de forma remota. Neste sentido os professores da disciplina de Química teriam encontrado muita dificuldade na sua parte experimental, em virtude que as aulas práticas são muito difíceis de serem realizadas sem um laboratório físico, entretanto, não é impossível, visto que, existem várias plataformas e sites com laboratórios virtuais. O presente trabalho visa saber como esses professores conseguiram ensinar os alunos de forma remota e como foi possível realizar suas aulas experimentais no ensino de Química, como os professores se adaptaram a essa nova realidade, quais foram os maiores desafios enfrentados por esses professores e como eles conseguiram contornar toda essas dificuldades. A base teórica sustenta-se em diversos autores que fundamentam a discussão no ensino de química e aulas realizadas de forma remota. Objetivou-se de forma geral, diante do exposto, mapear a percepção dos professores das diferentes instituições FATEC da cidade de Nova Iguaçu e SEEDUC também da cidade de Nova Iguaçu que fica no município da Baixada Fluminense, acerca das estratégias de ensino remoto no Rio de Janeiro. Para obter as respostas desejadas foi realizado um questionário com perguntas pertinentes ao tema para 5 professores da rede da FAETEC e 5 professores da SEEDUC por meio da ferramenta Google Forms. Com o estudo, concluiu-se que houve muitas dificuldades ao ter que se adaptar de forma rápida, mas que existem muitas ferramentas que puderam auxiliar os professores naquele momento. Por isso, se faz essencial políticas púbicas que invista em tecnologias, treinamentos de educadores e alunos e uma expansão de acesso à internet.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJRiehl, Carlos Alberto da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2910118690760608http://lattes.cnpq.br/3170069811245467Silva, Joaquim Fernando Mendes dahttp://lattes.cnpq.br/1670622312616696Martinhon, Priscila Tamiassohttp://lattes.cnpq.br/0907008554946779Dantas, Luiz Felipe Santorohttp://lattes.cnpq.br/7057600935022947Sousa, Adriana Aparecida de2023-03-23T19:51:23Z2023-12-21T03:02:24Z2022-01-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/19997porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:24Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19997Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:24Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotas
title Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotas
spellingShingle Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotas
Sousa, Adriana Aparecida de
Ensino de química
Aulas remotas
Aulas experimentais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotas
title_full Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotas
title_fullStr Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotas
title_full_unstemmed Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotas
title_sort Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotas
author Sousa, Adriana Aparecida de
author_facet Sousa, Adriana Aparecida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Riehl, Carlos Alberto da Silva
http://lattes.cnpq.br/2910118690760608
http://lattes.cnpq.br/3170069811245467
Silva, Joaquim Fernando Mendes da
http://lattes.cnpq.br/1670622312616696
Martinhon, Priscila Tamiasso
http://lattes.cnpq.br/0907008554946779
Dantas, Luiz Felipe Santoro
http://lattes.cnpq.br/7057600935022947
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Adriana Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Aulas remotas
Aulas experimentais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Ensino de química
Aulas remotas
Aulas experimentais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Devido à pandemia de Coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas para tentar conter a disseminação do vírus, sendo assim os professores tiveram que se reinventar e mudar a forma como ensinar e os alunos tiveram de se adaptar a uma nova forma de aprender. Assim, o processo de ensino e aprendizagem continha muitas dúvidas e novos desafios deveriam ser reconhecidos, discutidos e enfrentados à luz da nova situação. Uma das maneiras encontradas para dar continuação das aulas foi os professores continuarem o ano letivo de forma remota. Neste sentido os professores da disciplina de Química teriam encontrado muita dificuldade na sua parte experimental, em virtude que as aulas práticas são muito difíceis de serem realizadas sem um laboratório físico, entretanto, não é impossível, visto que, existem várias plataformas e sites com laboratórios virtuais. O presente trabalho visa saber como esses professores conseguiram ensinar os alunos de forma remota e como foi possível realizar suas aulas experimentais no ensino de Química, como os professores se adaptaram a essa nova realidade, quais foram os maiores desafios enfrentados por esses professores e como eles conseguiram contornar toda essas dificuldades. A base teórica sustenta-se em diversos autores que fundamentam a discussão no ensino de química e aulas realizadas de forma remota. Objetivou-se de forma geral, diante do exposto, mapear a percepção dos professores das diferentes instituições FATEC da cidade de Nova Iguaçu e SEEDUC também da cidade de Nova Iguaçu que fica no município da Baixada Fluminense, acerca das estratégias de ensino remoto no Rio de Janeiro. Para obter as respostas desejadas foi realizado um questionário com perguntas pertinentes ao tema para 5 professores da rede da FAETEC e 5 professores da SEEDUC por meio da ferramenta Google Forms. Com o estudo, concluiu-se que houve muitas dificuldades ao ter que se adaptar de forma rápida, mas que existem muitas ferramentas que puderam auxiliar os professores naquele momento. Por isso, se faz essencial políticas púbicas que invista em tecnologias, treinamentos de educadores e alunos e uma expansão de acesso à internet.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-03
2023-03-23T19:51:23Z
2023-12-21T03:02:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/19997
url http://hdl.handle.net/11422/19997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456043106304000