Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19997 |
Resumo: | Devido à pandemia de Coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas para tentar conter a disseminação do vírus, sendo assim os professores tiveram que se reinventar e mudar a forma como ensinar e os alunos tiveram de se adaptar a uma nova forma de aprender. Assim, o processo de ensino e aprendizagem continha muitas dúvidas e novos desafios deveriam ser reconhecidos, discutidos e enfrentados à luz da nova situação. Uma das maneiras encontradas para dar continuação das aulas foi os professores continuarem o ano letivo de forma remota. Neste sentido os professores da disciplina de Química teriam encontrado muita dificuldade na sua parte experimental, em virtude que as aulas práticas são muito difíceis de serem realizadas sem um laboratório físico, entretanto, não é impossível, visto que, existem várias plataformas e sites com laboratórios virtuais. O presente trabalho visa saber como esses professores conseguiram ensinar os alunos de forma remota e como foi possível realizar suas aulas experimentais no ensino de Química, como os professores se adaptaram a essa nova realidade, quais foram os maiores desafios enfrentados por esses professores e como eles conseguiram contornar toda essas dificuldades. A base teórica sustenta-se em diversos autores que fundamentam a discussão no ensino de química e aulas realizadas de forma remota. Objetivou-se de forma geral, diante do exposto, mapear a percepção dos professores das diferentes instituições FATEC da cidade de Nova Iguaçu e SEEDUC também da cidade de Nova Iguaçu que fica no município da Baixada Fluminense, acerca das estratégias de ensino remoto no Rio de Janeiro. Para obter as respostas desejadas foi realizado um questionário com perguntas pertinentes ao tema para 5 professores da rede da FAETEC e 5 professores da SEEDUC por meio da ferramenta Google Forms. Com o estudo, concluiu-se que houve muitas dificuldades ao ter que se adaptar de forma rápida, mas que existem muitas ferramentas que puderam auxiliar os professores naquele momento. Por isso, se faz essencial políticas púbicas que invista em tecnologias, treinamentos de educadores e alunos e uma expansão de acesso à internet. |
id |
UFRJ_a0e2dc7cf1200498074209d1c0d7fd1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19997 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotasEnsino de químicaAulas remotasAulas experimentaisCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICADevido à pandemia de Coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas para tentar conter a disseminação do vírus, sendo assim os professores tiveram que se reinventar e mudar a forma como ensinar e os alunos tiveram de se adaptar a uma nova forma de aprender. Assim, o processo de ensino e aprendizagem continha muitas dúvidas e novos desafios deveriam ser reconhecidos, discutidos e enfrentados à luz da nova situação. Uma das maneiras encontradas para dar continuação das aulas foi os professores continuarem o ano letivo de forma remota. Neste sentido os professores da disciplina de Química teriam encontrado muita dificuldade na sua parte experimental, em virtude que as aulas práticas são muito difíceis de serem realizadas sem um laboratório físico, entretanto, não é impossível, visto que, existem várias plataformas e sites com laboratórios virtuais. O presente trabalho visa saber como esses professores conseguiram ensinar os alunos de forma remota e como foi possível realizar suas aulas experimentais no ensino de Química, como os professores se adaptaram a essa nova realidade, quais foram os maiores desafios enfrentados por esses professores e como eles conseguiram contornar toda essas dificuldades. A base teórica sustenta-se em diversos autores que fundamentam a discussão no ensino de química e aulas realizadas de forma remota. Objetivou-se de forma geral, diante do exposto, mapear a percepção dos professores das diferentes instituições FATEC da cidade de Nova Iguaçu e SEEDUC também da cidade de Nova Iguaçu que fica no município da Baixada Fluminense, acerca das estratégias de ensino remoto no Rio de Janeiro. Para obter as respostas desejadas foi realizado um questionário com perguntas pertinentes ao tema para 5 professores da rede da FAETEC e 5 professores da SEEDUC por meio da ferramenta Google Forms. Com o estudo, concluiu-se que houve muitas dificuldades ao ter que se adaptar de forma rápida, mas que existem muitas ferramentas que puderam auxiliar os professores naquele momento. Por isso, se faz essencial políticas púbicas que invista em tecnologias, treinamentos de educadores e alunos e uma expansão de acesso à internet.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJRiehl, Carlos Alberto da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2910118690760608http://lattes.cnpq.br/3170069811245467Silva, Joaquim Fernando Mendes dahttp://lattes.cnpq.br/1670622312616696Martinhon, Priscila Tamiassohttp://lattes.cnpq.br/0907008554946779Dantas, Luiz Felipe Santorohttp://lattes.cnpq.br/7057600935022947Sousa, Adriana Aparecida de2023-03-23T19:51:23Z2023-12-21T03:02:24Z2022-01-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/19997porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:24Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19997Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:24Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotas |
title |
Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotas |
spellingShingle |
Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotas Sousa, Adriana Aparecida de Ensino de química Aulas remotas Aulas experimentais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotas |
title_full |
Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotas |
title_fullStr |
Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotas |
title_full_unstemmed |
Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotas |
title_sort |
Desafios e estratégias utilizadas no Ensino de Química em período de aulas remotas |
author |
Sousa, Adriana Aparecida de |
author_facet |
Sousa, Adriana Aparecida de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Riehl, Carlos Alberto da Silva http://lattes.cnpq.br/2910118690760608 http://lattes.cnpq.br/3170069811245467 Silva, Joaquim Fernando Mendes da http://lattes.cnpq.br/1670622312616696 Martinhon, Priscila Tamiasso http://lattes.cnpq.br/0907008554946779 Dantas, Luiz Felipe Santoro http://lattes.cnpq.br/7057600935022947 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Adriana Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Aulas remotas Aulas experimentais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
Ensino de química Aulas remotas Aulas experimentais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
Devido à pandemia de Coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas para tentar conter a disseminação do vírus, sendo assim os professores tiveram que se reinventar e mudar a forma como ensinar e os alunos tiveram de se adaptar a uma nova forma de aprender. Assim, o processo de ensino e aprendizagem continha muitas dúvidas e novos desafios deveriam ser reconhecidos, discutidos e enfrentados à luz da nova situação. Uma das maneiras encontradas para dar continuação das aulas foi os professores continuarem o ano letivo de forma remota. Neste sentido os professores da disciplina de Química teriam encontrado muita dificuldade na sua parte experimental, em virtude que as aulas práticas são muito difíceis de serem realizadas sem um laboratório físico, entretanto, não é impossível, visto que, existem várias plataformas e sites com laboratórios virtuais. O presente trabalho visa saber como esses professores conseguiram ensinar os alunos de forma remota e como foi possível realizar suas aulas experimentais no ensino de Química, como os professores se adaptaram a essa nova realidade, quais foram os maiores desafios enfrentados por esses professores e como eles conseguiram contornar toda essas dificuldades. A base teórica sustenta-se em diversos autores que fundamentam a discussão no ensino de química e aulas realizadas de forma remota. Objetivou-se de forma geral, diante do exposto, mapear a percepção dos professores das diferentes instituições FATEC da cidade de Nova Iguaçu e SEEDUC também da cidade de Nova Iguaçu que fica no município da Baixada Fluminense, acerca das estratégias de ensino remoto no Rio de Janeiro. Para obter as respostas desejadas foi realizado um questionário com perguntas pertinentes ao tema para 5 professores da rede da FAETEC e 5 professores da SEEDUC por meio da ferramenta Google Forms. Com o estudo, concluiu-se que houve muitas dificuldades ao ter que se adaptar de forma rápida, mas que existem muitas ferramentas que puderam auxiliar os professores naquele momento. Por isso, se faz essencial políticas púbicas que invista em tecnologias, treinamentos de educadores e alunos e uma expansão de acesso à internet. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-03 2023-03-23T19:51:23Z 2023-12-21T03:02:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/19997 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456043106304000 |